A performatividade do gênero feminino em Clarice Lispector [recurso eletrônico] : afetos familiares, violência no espaço público e sexualidade em Laços de Família e A Via Crucis do Corpo
Thamires Breda Costa
DISSERTAÇÃO
Português
T/UNICAMP C823p
[The performativity of female gender in Clarice Lispector]
Campinas, SP : [s.n.], 2020.
1 recurso online (115 p.) : il., digital, arquivo PDF.
Orientador: Daniela Birman
Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem
Resumo: Este estudo examina seis contos da autora brasileira Clarice Lispector (1920-77)— quatro de Laços de Família (1960) e dois de A Via Crucis do Corpo (1974)—à luz das teorias de Judith Butler (1956) sobre performatividade de gênero a fim de discutir como as protagonistas dessas narrativas...
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Resumo: Este estudo examina seis contos da autora brasileira Clarice Lispector (1920-77)— quatro de Laços de Família (1960) e dois de A Via Crucis do Corpo (1974)—à luz das teorias de Judith Butler (1956) sobre performatividade de gênero a fim de discutir como as protagonistas dessas narrativas parecem ser justamente representantes de construções, estereótipos e violências sociais em grande medida pautadas na performatividade do gênero feminino. Essa discussão tem por base sobretudo as coerções sistemáticas às quais essas mulheres são sujeitas quando ocupam determinados espaços—divididos, aqui, em dois grandes grupos: os espaços domésticos ou privados, onde violências mais discretas e simbólicas tendem a prevalecer, e os espaços públicos, onde tendem a prevalecer violências mais contingentes e também mais práticas ou físicas
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Abstract: This study examines six short stories by Brazilian author Clarice Lispector (1920-77)— four published in Family Ties (1960) and two in The Via Crucis of the Body (1974)— through the prism of Judith Butler’s (1956) theories on gender performativity in order to discuss how the leading...
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Abstract: This study examines six short stories by Brazilian author Clarice Lispector (1920-77)— four published in Family Ties (1960) and two in The Via Crucis of the Body (1974)— through the prism of Judith Butler’s (1956) theories on gender performativity in order to discuss how the leading characters in these narratives seem to represent, precisely, the social constructions, stereotypes and different forms of violence that seem, in turn, to be grounded on the performativity of their female gender. This discussion takes as reference the systematic coercions that these female characters often find themselves subjected to as they live their lives in certain spaces—spaces that are divided, here, in two major groups: the domestic or private spaces, where more discreet and symbolic forms of violence seem to be a dominant kind, and the public spaces, where more contingent but also more practical or physical forms of violence seem to be the dominant kind
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A performatividade do gênero feminino em Clarice Lispector [recurso eletrônico] : afetos familiares, violência no espaço público e sexualidade em Laços de Família e A Via Crucis do Corpo
Thamires Breda Costa
A performatividade do gênero feminino em Clarice Lispector [recurso eletrônico] : afetos familiares, violência no espaço público e sexualidade em Laços de Família e A Via Crucis do Corpo
Thamires Breda Costa