A prática instrumental como investigação artística aplicada a obras de Flausino Valle (1894-1954) [recurso eletrônico] : o processo e uma interpretação = Instrumental practice as artistic investigation applied to works by Flausino Valle (1894-1954): the process and an interpretation
TESE
Português
T/UNICAMP F323p
[Instrumental practice as artistic investigation applied to works by Flausino Valle (1894-1954)]
Campinas, SP : [s.n.], 2021.
1 recurso online (313 p.) : il., digital, arquivo PDF.
Orientadores: Emerson Luiz de Biaggi, David John Cranmer
Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes e Universidade Nova de Lisboa
Resumo: Esta tese de doutorado consiste em uma investigação artística com o objetivo de propor uma interpretação musical e uma edição prática das obras 26 Prelúdios Característicos e Concertantes para Violino Só, Serenim (violino e piano) e Doce Momento (violino e piano) do compositor brasileiro...
Resumo: Esta tese de doutorado consiste em uma investigação artística com o objetivo de propor uma interpretação musical e uma edição prática das obras 26 Prelúdios Característicos e Concertantes para Violino Só, Serenim (violino e piano) e Doce Momento (violino e piano) do compositor brasileiro Flausino Valle (1894-1954), com foco na construção do processo (proposição e observação) e com considerações e soluções de questões técnicas e musicais. A partir da prática artística reflexiva (performer/investigador), estruturada em um percurso com ciclos de coletas de dados, o uso do diário reflexivo e da análise através do método autoetnográfico busca-se captar, descrever e analisar, de maneira sistemática, o processo de aplicação de estratégias para o desenvolvimento da interpretação das obras de Valle. A investigação tem como suporte a pesquisa musicológica já realizada pelo autor em sua dissertação de mestrado. Como referencial teórico, utiliza-se de autores que entendem a Prática como pesquisa e que evidenciam o olhar para registro da construção da interpretação. De um modo geral, esses autores têm vínculo com as Ciências Sociais e Humanas e com a literatura da Investigação Artística, o que propicia a essa investigação um caráter interdisciplinar, qualitativo, narrativo e fenomenológico. A partir da fundamentação teórica e dos dados colhidos associados a questões extramusicais, foram levantadas hipóteses sobre a interpretação e considerações sobre a validade das estratégias de estudo selecionadas previamente. Foi proposta também uma edição dos Prelúdios e das peças Serenim e Doce Momento, fruto desse processo reflexivo. Como conclusões, observa-se uma interpretação que valoriza aspectos musicais da obra julgados essenciais. Além disso, a metodologia escolhida aplicada ao percurso proposto para a construção da interpretação mostrou-se como colaborativa ao estímulo autorreflexivo e autoregulatório, o que pode vir a acrescentar na validação da prática artística como mecanismo de investigação e geradora de resultados intelectuais
Abstract: This doctoral thesis consists of an artistic investigation with the objective of proposing a musical interpretation and a practical edition of the works: 26 Prelúdios Característicos e Concertantes para Violino Solo, "Serenim" (violin and piano) and "Doce Momento" (violin and piano)...
Abstract: This doctoral thesis consists of an artistic investigation with the objective of proposing a musical interpretation and a practical edition of the works: 26 Prelúdios Característicos e Concertantes para Violino Solo, "Serenim" (violin and piano) and "Doce Momento" (violin and piano) written by the Brazilian composer Flausino Valle (1894-1954). Its focus is on the construction of the process (proposition and observation) with considerations of and solutions to technical and musical issues. Taking reflective artistic practice (performer/researcher) as a point of departure, structured along a path made up of cycles of data collection, the use of a reflective diary and analysis through the autoethnographic method, it seeks to systematically capture, describe and analyze the process of applying strategies as a means to developing an interpretation of Valle's works. The study is underpinned by musicological research already carried out by the author in his master's dissertation. It uses, as a theoretical framework, authors who show an understanding of Practice as research and who demonstrate looking as a means of registering the construction of interpretation. In general, these authors are linked to the Social and Human Sciences and to Artistic Research literature, which lends an interdisciplinary, qualitative, narrative, and phenomenological character to this investigation. On the basis of a theoretical framework and collected data associated with extra-musical issues, questions were raised with regard to possible interpretations and considerations regarding the validity of study strategies selected beforehand. An edition of the Preludes and the pieces "Serenim" and "Doce Momento" is also presented, as a result of this reflective process. By way of conclusion, we notice an interpretation that values musical aspects of the work considered essential. Furthermore, the methodology chosen, as applied along the proposed route for the construction of the interpretation, proved to run in tandem with the self-reflective and self-regulatory stimulus, which may add to the validation of artistic practice as a research mechanism and generator of intellectual results
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