Análise das contribuições de uma proposta lúdica para o estudo de conceitos de geociências no ensino médio [recurso eletrônico]
TESE
Português
T/UNICAMP T235a
[Analyze of the contributions to a play proposal of the study of geosciences concepts in high school]
Campinas, SP : [s.n.], 2021.
1 recurso online (126 p.) : il., digital, arquivo PDF.
Orientador: Fábio Braz Machado
Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Geociências
Resumo: Os conteúdos de Geociências na Educação Básica podem ser abordados de forma interdisciplinar, por meio do diálogo entre a Geografia e a Ciências da Natureza. Todavia, o que se observa na literatura científica é uma carência grande em publicações que apresentem propostas relacionadas a esta...
Resumo: Os conteúdos de Geociências na Educação Básica podem ser abordados de forma interdisciplinar, por meio do diálogo entre a Geografia e a Ciências da Natureza. Todavia, o que se observa na literatura científica é uma carência grande em publicações que apresentem propostas relacionadas a esta área de conhecimento. Um dos motivos apontados para esta lacuna é a necessidade de uma linguagem que se aproxime da escola, ou seja, propostas elaboradas e implementadas por professores, e que sirvam de modelos para aplicação em sala de aula. Torna-se possível sugerir que, o uso de tais metodologias para o estudo de conceitos de Geociências apresenta uma importante contribuição para o Ensino de Ciências. Uma das metodologias de ensino-aprendizagem que vem ganhando espaço na comunidade científica, principalmente na última década, são as Atividades Lúdicas. Nesse sentido, o objetivo geral desta pesquisa é analisar as contribuições de uma proposta lúdica para o estudo de conceitos de Geociências, em disciplinas de Ciências da Natureza, para o Ensino Médio. O local escolhido para a aplicação da pesquisa foi o Centro de Ensino em Período Integral Argemiro Antônio de Araújo, CEPI Argemiro, localizado na cidade de Posse/GO. A pesquisa foi realizada em três etapas, a saber: 1) Levantamento Bibliográfico; 2) Levantamento do perfil dos sujeitos da pesquisa; 3) Intervenção em sala de aula. É possível concluir que existe viabilidade em utilizar recursos lúdicos para o estudo de conceitos de Geociências, principalmente no que diz respeito aos Biocombustíveis. A prática se tornará mais eficaz se for pensanda de forma interdisciplinar, e se os professores conseguirem perceber a necessidade das Geociências em sala de aula
Abstract: The contents of Geosciences in Basic Education can be approached in an interdisciplinary way, through dialogue between Geography and Natural Sciences. However, what observes scientific literature is one of the main publications that present recommendations related to this area of...
Abstract: The contents of Geosciences in Basic Education can be approached in an interdisciplinary way, through dialogue between Geography and Natural Sciences. However, what observes scientific literature is one of the main publications that present recommendations related to this area of knowledge. One of the reasons pointed out for this gap is the need for a language that approaches the school, that is, proposals elaborated and implemented by teachers and that serve as models for application in the classroom. It has become possible to suggest that the use of such methods for the study of geoscience concepts makes an important contribution to science teaching. One of the teaching-learning methodologies that has been gaining space in the scientific community, especially in the last decade, is the Playful Activities. In this sense, the general objective of this research is to analyze as contributions of a musical proposal for the study of concepts of Geosciences, in disciplines of Sciences of the Nature, for the High School. The location chosen for application of the research was the Centro de Ensino em Período Integral Argemiro Antônio de Araújo, CEPI Argemiro, located in the city of Posse/GO. A research was carried out in three stages, with a saber: 1) Bibliographic survey; 2) Survey of the profile of the research subjects; 3) Intervention in the classroom. This qualification was structured in four chapters already written, with perspectives for two more, with the results of the research. It is possible to conclude that there is feasibility in using recreational resources for the study of concepts of Geosciences, mainly with regard to Biofuels. The practice will become more effective if it is thought in an interdisciplinary way, and if the teachers are able to perceive the need for Geosciences in the classroom
Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF