Parâmetros de deformabilidade e resistência dos solos da Cidade de São Paulo a partir de ensaios CPTu em obras do Metrô [recurso eletrônico]
Maria Paula Pivi Simonette
TCC
Português
TCC DIGITAL/UNICAMP Si56p
Campinas, SP : [s.n.], 2021.
1 recurso online (75 p.) : il., digital, arquivo PDF.
Orientadores: Ana Elisa Silva de Abreu, Magali Dubas Gurgueira
Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Geociências
Resumo: A Companhia do Metropolitano de Sao Paulo - CMSP tradicionalmente realiza investigacoes geologico-geotecnicas por sondagens de simples reconhecimento e por sondagens mistas. Mais recentemente, passaram a ser incorporadas as campanhas de investigacao os ensaios de piezocone (CPTu). A...
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Resumo: A Companhia do Metropolitano de Sao Paulo - CMSP tradicionalmente realiza investigacoes geologico-geotecnicas por sondagens de simples reconhecimento e por sondagens mistas. Mais recentemente, passaram a ser incorporadas as campanhas de investigacao os ensaios de piezocone (CPTu). A integracao entre os resultados desses diferentes tipos de investigacao e cada vez mais necessaria. Esse trabalho tem o objetivo de contribuir para o entendimento do comportamento geotecnico dos Solos da Cidade de Sao Paulo e para a discussao dos sistemas de classificacao desses solos, alem de valorizar e divulgar os resultados das investigacoes por CPTu realizadas pela CMSP. O CPTu e um metodo de investigacao in situ que consiste na cravacao de um cone a uma velocidade constante no solo, que coleta informacoes de resistencia de ponta, atrito lateral e poropressao. Foram usados dados de 8 investigacoes CPTu, realizados ao longo da expansao da Linha 2 . Verde do Metro, na zona leste do municipio de Sao Paulo, SP. Com esses dados, foi possivel identificar tres tipos de comportamento do solo para as camadas interpretadas como da Formacao Sao Paulo, sendo eles de argilas/argilas siltosas, areias siltosas e areias finas rigidas. As camadas interpretadas como pertencentes a Formacao Resende possuem comportamento de areias limpas. O aluviao, por sua vez, apresentou comportamento de argilas siltosas, areias siltosas e areias limpas. Para cada tipo de solo, foram calculados os seguintes parametros: modulo de elasticidade tangencial inicial (Ei), modulo edometrico (M) e condutividade hidraulica (k), alem dos parametros de resistencia ao cisalhamento nao drenada (Su) e razao de pre-adensamento (OCR) para as camadas com comportamento de argila e o angulo de atrito interno (.Œ) para as camadas com comportamento de areia. Para as camadas da Formacao Sao Paulo, os intervalos de valores medios obtidos foram de 53-75 MPa para Ei, 35-162 MPa para M, 1.10-10 a 1.10-5 para k, 132 kPa para Su, 7,0 para OCR e 38-40‹ para .Œ. Para as camadas interpretadas como Formacao Resende, os valores medios foram de 96 MPa para o Ei, 134 MPa para M, 1.10-5 a 1.10-3 para k e 42‹ para .Œ. Para o aluviao, os intervalos medios foram de 13-55 MPa para Ei, 8-73 MPa para M, 3.10-9 a 1.10-3 para k, 32 kPa para Su, 4,9 para OCR e 38 a 42‹ para .Œ. Os resultados obtidos foram comparados com os dados disponiveis na literatura, apresentando certa concordancia, exceto no angulo de atrito interno, em que os valores calculados ficaram maiores do que os esperados. Entretanto, o comportamento do solo obtido com o CPTu nao coincidiu sempre com a descricao tactil-visual realizada na sondagem de simples reconhecimento, que e a base usada para a classificacao dos Solos da Cidade de Sao Paulo, o que implica que as classificacoes realizadas a partir do CPTu e de acordo com a classificacao adotada correntemente pela CMSP nao sao necessariamente concordantes, apesar de os valores dos parametros geotecnicos serem muitas vezes concordantes para solos com a mesma denominacao
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Abstract: The Metropolitan Company of Sao Paulo . CMSP traditionally carries out geological-geotechnical investigations by standard penetration test. More recently, piezocone test (CPTu) have been incorporated into research campaigns. Integration between the results of these different types of...
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Abstract: The Metropolitan Company of Sao Paulo . CMSP traditionally carries out geological-geotechnical investigations by standard penetration test. More recently, piezocone test (CPTu) have been incorporated into research campaigns. Integration between the results of these different types of investigations is increasingly necessary. This work aims to contribute to the understanding of the geotechnical behavior of soils in the city of Sao Paulo and to the discussion of classification systems for these soils, in addition to valuing and disseminating the results of CPTu investigations carried out by the CMSP. CPTu is an in situ investigation method that consists of driving a cone at a constant rate in the ground, which collects information on point resistance, side friction and pore pressure. Data from 8 CPTu investigations, carried out along the expansion of Line 2 . Green of the Metro, in the east zone of the city of Sao Paulo, SP, were used. With these data, it was possible to identify three types of soil behavior for the layers interpreted as the Sao Paulo Formation, namely clays/silty clays, silty sands and stiff fine sands. The layers interpreted as belonging to the Resende Formation have clean sand behavior. The alluvium, in turn, showed behavior of silty clays, silty sands and clean sands. For each soil type, the following parameters were calculated: small strain Youngfs modulus, (Ei), constrained modulus (M) and hydraulic conductivity (k), in addition to the parameters of undrained shear strength (Su) and overconsolidation ratio (OCR) for layers with clay behavior and the peak friction angle (.Œ) for layers with sand behavior. For the layers of the Sao Paulo Formation, the mean value ranges obtained were 53-75 MPa for Ei, 35-162 MPa for M, 1.10-10 to 1.10-5 for k, 132 kPa for Su, 7.0 for OCR and 38-40‹ for .Œ. For the layers interpreted as Resende Formation, the mean values were 96 MPa for Ei, 134 MPa for M, 1.10-5 to 1.10-3 for k and 42‹ for .Œ. For alluvium, the mean ranges were 13-55 MPa for Ei, 8-73 MPa for M, 3.10-9 to 1.10-3 for k, 32 kPa for Su, 4.9 for OCR and 38 to 42‹ for . Œ. The results obtained were compared with data available in the literature, showing some agreement, except for the peak friction angle, in which the calculated values were higher than expected. However, the behavior of the soil obtained with the CPTu did not always coincide with the tactile-visual description carried out in the simple recognition survey, which is the basis used for the classification of Soils in the City of Sao Paulo, which implies that the classifications carried out to from the CPTu and according to the classification currently adopted by the CMSP are not necessarily in agreement, although the values of the geotechnical parameters are often in agreement for soils with the same denomination
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Parâmetros de deformabilidade e resistência dos solos da Cidade de São Paulo a partir de ensaios CPTu em obras do Metrô [recurso eletrônico]
Maria Paula Pivi Simonette
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