A pedagogia vocal no canto popular brasileiro [recurso eletrônico] : estética, técnica e formalização nas escolas técnicas e conservatórios públicos de São Paulo
Mateus Vinicius Corusse
TESE
Português
T/UNICAMP C818p
[Vocal pedagogy in brazilian popular singing]
Campinas, SP : [s.n.], 2021.
1 recurso online (630 p.) : il., digital, arquivo PDF.
Orientador: Regina Machado
Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes
Resumo: Introdução: A pedagogia vocal voltada para o canto popular constitui um campo recente e crescente. Especificamente em relação ao canto popular brasileiro, a literatura da área ainda apresenta várias lacunas. A pluralidade de qualidades vocais presentes nesse tipo de canto, bem como o seu...
Ver mais
Resumo: Introdução: A pedagogia vocal voltada para o canto popular constitui um campo recente e crescente. Especificamente em relação ao canto popular brasileiro, a literatura da área ainda apresenta várias lacunas. A pluralidade de qualidades vocais presentes nesse tipo de canto, bem como o seu histórico de aprendizado informal, aponta para questionamentos de como seriam concebidos os processos educativos em contextos formais. Objetivo: Em vista dessa situação, o presente estudo tem como objetivo compreender como e com quais critérios técnicos e estéticos são formados os cantores populares em contextos formais de ensino a partir da investigação da pedagogia vocal desenvolvida nos cursos de canto popular dos conservatórios e escolas técnicas públicos do estado de São Paulo. Metodologia: Três escolas técnicas e conservatórios públicos localizados no estado de São Paulo constituem-se como locais de pesquisa: Conservatório Dramático e Musical Dr. Carlos de Campos (Conservatório de Tatuí), Escola de Música do Estado de São Paulo (EMESP Tom Jobim) e Escola Técnica de Artes (ETEC de Artes). Os aportes teóricos do estudo partem das ciências da voz, da música e canto populares e da pedagogia vocal. A pesquisa possui uma abordagem qualitativa e se configura como um estudo de caso múltiplo. Como instrumentos de coleta de dados foram realizadas observações das aulas, entrevistas com alunos e professores e o estudo de documentos institucionais. Como método de análise foi empregada a análise de conteúdo. Resultados: Os dados organizam-se a partir das concepções técnicas e estéticas da voz na música popular brasileira, os procedimentos didáticos e metodológicos empregados e a formalização dos processos de ensino. Alguns pontos destacados são: a diversidade das propostas pedagógicas dos cursos, a possibilidade de identificação das referências pelas quais são concebidas as práticas docentes, a disparidade entre as abordagens dos professores, a tendência ao emprego de uma estética vocal específica relacionada com a pedagogia tradicional, a saúde e eficiência vocais e a manutenção das qualidades das vogais típicas da forma articular de cada cantor, o distanciamento dos conhecimentos da fisiologia e acústica da voz e a definição de uma genealogia da música popular como fio condutor dos processos de ensino. Considerações: Não foi possível observar um perfil institucional de ensino, de modo que as escolas se constituem como agrupadoras das pedagogias vocais de cada professor, que embora tenham perspectivas em comum, são singulares
Ver menos
Abstract: Introduction: Vocal pedagogy focused on popular singing is a recent and growing field. Specifically in relation to Brazilian popular singing, the literature of the area still has several gaps. The plurality of vocal qualities present in this type of singing, as well as its history of...
Ver mais
Abstract: Introduction: Vocal pedagogy focused on popular singing is a recent and growing field. Specifically in relation to Brazilian popular singing, the literature of the area still has several gaps. The plurality of vocal qualities present in this type of singing, as well as its history of informal learning, points to questions about how educational processes are conceived in formal contexts. Objective: In view of this situation, the present study aims to understand from the investigation of vocal pedagogy developed in popular singing courses at public conservatories and technical schools in the state of São Paulo how and with which technical and esthetic criteria popular singers are formed in formal teaching contexts. Methods: Three technical schools and public conservatories located in the state of São Paulo are investigated in this research: Conservatório Dramático e Musical Dr. Carlos de Campos (Conservatorio de Tatuí), Escola de Música do Estado de São Paulo (EMESP Tom Jobim) and Escola Técnica de Artes (ETEC de Artes). The theoretical contributions of the study start from the sciences of voice, popular music and singing and vocal pedagogy. The research has a qualitative approach and is configured as a multiple case study. As data collection instruments, class observations, interviews with students and teachers, and the study of institutional documents were carried out. As a method of analysis, content analysis was used. Results: The data are organized in reflections about the technical and esthetic conceptions of the voice in Brazilian popular music, the didactic and methodological procedures employed, and the formalization of the teaching processes. Some points highlighted are: the diversity of the pedagogical proposals of the courses; the possibility of identifying the references by which the teaching practices are conceived; the disparity between the teachers' approaches; the tendency to employ a specific vocal esthetic related to traditional pedagogy; vocal health and efficiency and the maintenance of typical vowel qualities of each singer's articulation form; the distancing from knowledge of voice physiology and acoustics; and the definition of a genealogy of popular music as the guiding thread of the teaching processes. Considerations: It was not possible to observe an institutional teaching profile, so that the schools are constituted as the grouping of the vocal pedagogies of each teacher, which, although they have common perspectives, are unique
Ver menos
Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF
Machado, Regina, 1964-
Orientador
Sousa, Joana Mariz de
Avaliador
Salomão, Gláucia Laís
Avaliador
Fernandes, Angelo José, 1973-
Avaliador
Nunes, Thais dos Guimarães Alvim, 1977-
Avaliador
A pedagogia vocal no canto popular brasileiro [recurso eletrônico] : estética, técnica e formalização nas escolas técnicas e conservatórios públicos de São Paulo
Mateus Vinicius Corusse
A pedagogia vocal no canto popular brasileiro [recurso eletrônico] : estética, técnica e formalização nas escolas técnicas e conservatórios públicos de São Paulo
Mateus Vinicius Corusse