Transtornos mentais comuns entre universitários e sua associação com fatores demográficos, socioeconômicos e vivências acadêmicas [recurso eletrônico]
Marina Mendes Soares
TESE
Português
T/UNICAMP So11t
[Common mental disorders among university students and their association with demographic, socioeconomic and academic experiences]
Campinas, SP : [s.n.], 2021.
1 recurso online (170 p.) : il., digital, arquivo PDF.
Orientadores: Glaucia dos Santos Marcondes, Amilton dos Santos Júnior
Dissertação (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas
Resumo: Este trabalho objetiva explorar a associação entre resultado positivo em um instrumento de rastreamento de possíveis casos de Transtornos Mentais Comuns (TMC) com fatores sociodemográficos, econômicos e relacionados à vivência universitária em uma amostra de estudantes de graduação da...
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Resumo: Este trabalho objetiva explorar a associação entre resultado positivo em um instrumento de rastreamento de possíveis casos de Transtornos Mentais Comuns (TMC) com fatores sociodemográficos, econômicos e relacionados à vivência universitária em uma amostra de estudantes de graduação da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), campi de Campinas, Limeira e Piracicaba, matriculados no período de 2017 a 2018. Os dados analisados são provenientes de um estudo transversal, com aplicação de questionário estruturado e anônimo, junto a estudantes matriculados nos cursos de graduação de diversas áreas de conhecimento. Neste trabalho de tese foram utilizadas as informações sobre os estudantes com idade de 17 a 25 anos, correspondendo a 6.262 participantes. Têm-se como foco a análise da associação de características referentes à relação do estudante com seu curso e a universidade e dos relacionamentos interpessoais no contexto da universidade sobre as chances de resultado positivo no instrumento Self Reporting Questionnaire (SRQ–20). Para responder ao objetivo, foram ajustados Modelos de Regressão Logística Binária, considerando diferenciais por sexo e por ano do curso. Os resultados indicam maiores chances de resultado positivo no SRQ-20 para as mulheres, os não heterossexuais, estudantes que não possuem local adequado para estudo em casa e que procuraram por serviços de assistência à Saúde Mental da universidade. Estudantes que relataram indicadores de boa integração ao curso e à universidade e percepção positiva sobre os relacionamentos interpessoais na universidade tiveram menores chances de ser um possível caso de TMC. Destaca-se diferenças expressivas na experiência universitária de homens e mulheres. Características acerca dos relacionamentos interpessoais na universidade tiveram associação mais expressiva com as chances de resultado positivo entre estudantes expostos a vulnerabilidades sociais, em especial, as mulheres. Para o sexo masculino, as variáveis sobre relação com o curso e a universidade tiveram associação mais significativa com as chances de resultado positivo. Quanto aos ingressantes e concluintes, aqueles com dificuldades para se manter no curso e que apresentaram indicadores de experiência negativa com a universidade, bem como perspectivas ruins em relação ao futuro, respectivamente, tiveram maiores chances de ser um possível caso de TMC. Verifica-se que as vulnerabilidades sociais são importantes marcadores de como ocorre a vivência universitária dos estudantes. No entanto, experiências universitárias positivas foram fator protetivo aos TMC neste grupo populacional
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Abstract: This work aims to explore the association between a positive result in a screening instrument for possible cases of Common Mental Disorders (CMD) with demographic, socioeconomic, and university-related factors in a sample of undergraduate students at the State University of Campinas...
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Abstract: This work aims to explore the association between a positive result in a screening instrument for possible cases of Common Mental Disorders (CMD) with demographic, socioeconomic, and university-related factors in a sample of undergraduate students at the State University of Campinas (UNICAMP), Campinas, Limeira and Piracicaba campuses, enrolled from 2017 to 2018. The data analyzed come from a cross-sectional study, with the application of a structured and anonymous questionnaire, with students enrolled in undergraduate courses in different areas of knowledge. This thesis work used information about students aged 17 to 25 years, corresponding to 6,262 participants. The focus is on the analysis of the association of characteristics related to the student's relationship with their course and the university and interpersonal relationships in the context of the university on the chances of a positive result in the Self Reporting Questionnaire (SRQ–20) instrument. To this end, Binary Logistic Regression Models were adjusted, considering differences by sex and by year of the course. The results indicate greater chances of a positive result in the SRQ-20 for women, non-heterosexuals, students who do not have a suitable place to study at home and sought mental health care services at the university. Students who reported good integration to the course and university and positive perceptions about interpersonal relationships had fewer chances of being a possible case of CMD. There are significant differences in the university experience of men and women. Characteristics about interpersonal relationships at the university were more significantly associated with the chances of a positive result among students exposed to social vulnerabilities, especially women. For males, the variables related to the course and university had a more significant association with the chances of a positive result. As for first-year students and seniors, those with difficulties remaining in the course and who had indicators of negative experience with the university and poor prospects for the future, respectively, had greater chances of being a possible case of CMD. Thus, it appears that social vulnerabilities are essential markers of how students' university experience occurs. However, positive university experiences were a protective factor against CMD in this population group
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Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF
Marcondes, Glaucia dos Santos, 1974-
Orientador
Santos Júnior, Amilton dos, 1983-
Coorientador
Alves, Luciana Correia, 1975-
Avaliador
Oda, Ana Maria Galdini Raimundo, 1965-
Avaliador
Lima, Luciana Conceição de
Avaliador
Soares, Maira Covre Sussai
Avaliador
Transtornos mentais comuns entre universitários e sua associação com fatores demográficos, socioeconômicos e vivências acadêmicas [recurso eletrônico]
Marina Mendes Soares
Transtornos mentais comuns entre universitários e sua associação com fatores demográficos, socioeconômicos e vivências acadêmicas [recurso eletrônico]
Marina Mendes Soares