Uso do jogo Bozó na sala de aula [recurso eletrônico]
Alexandre Henrique Soares
DISSERTAÇÃO
Português
T/UNICAMP So11u
[Using the Bozó game in the classroom]
Campinas, SP : [s.n.], 2021.
1 recurso online (95 p.) : il., digital, arquivo PDF.
Orientador: Verónica Andrea González-López
Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Matemática Estatística e Computação Científica
Resumo: Neste trabalho apresentamos a fundamentação teórica do uso de jogos no processo de ensino-aprendizagem com um destaque especial para as aulas de matemática, bem como propomos a utilização do jogo Bozó alinhado a uma sequência didática para alunos do Ensino Médio. O Bozó consiste em um jogo...
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Resumo: Neste trabalho apresentamos a fundamentação teórica do uso de jogos no processo de ensino-aprendizagem com um destaque especial para as aulas de matemática, bem como propomos a utilização do jogo Bozó alinhado a uma sequência didática para alunos do Ensino Médio. O Bozó consiste em um jogo de dados muito popular no Mato Grosso do Sul, derivado do General e do Yam, a versão brasileira do Yahtzee. Algumas jogadas deste jogo são semelhantes às do pôquer, em relação a formar combinações específicas com os dados. Apresentamos tópicos da análise combinatória e da probabilidade que estão no currículo habitual de alunos do Ensino Médio e que julgamos essenciais para o total aproveitamento da atividade proposta. Também discorremos sobre a teoria dos jogos desenvolvida por John von Neumann e John Nash com o intuito de classificar o Bozó à luz destas ideias e fazemos uma investigação mais aprofundada sobre as possíveis escolhas que o jogador se depara durante uma partida e se realmente há estratégia neste jogo dedados. Após desenvolver e apresentar este arcabouço teórico, apresentamos a proposta de atividade envolvendo o jogo de Bozó para alunos de Ensino Médio. O uso de um jogo permite que os alunos desenvolvam habilidades sociais, memória afetiva com o conteúdo além de estimular diretamente o raciocínio probabilístico
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Abstract: In this work, we introduce the theoretical foundations of the use of games in teaching practice. We approach the issue with an emphasis on math classes. Also, we propose the use of the Bozó game aligned with a didactic sequence for high school students. Bozó is a popular dice game in Mato...
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Abstract: In this work, we introduce the theoretical foundations of the use of games in teaching practice. We approach the issue with an emphasis on math classes. Also, we propose the use of the Bozó game aligned with a didactic sequence for high school students. Bozó is a popular dice game in Mato Grosso do Sul, derived from General and Yam, the Brazilian version of Yahtzee. Some plays in this game are similar to poker combinations but with the dice instead of cards. To show how to use this game to develop habilities, we bring together probability notions coming from the regular curriculum of high school students. We consider it essential for the full use of the proposed activity. We also introduce classical game theory notions to classify the Bozó game in the light of these ideas and make a deeper inspection about the possible choices that the player faces during a match, identifying if there is a strategy in this game. Since the use of a game allows students to develop social skills, affective memory with the content, stimulating probabilistic reasoning, we simulate several configurations of the game to identify strategies revealing efficient criteria to be used for the gamer. Also, we introduce a proposal for a class activity involving the Bozó for high school students
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Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF
González-López, Verónica Andrea, 1970-
Orientador
Andreani, Roberto, 1961-
Avaliador
Viola, Márcio Luis Lanfredi, 1978-
Avaliador
Uso do jogo Bozó na sala de aula [recurso eletrônico]
Alexandre Henrique Soares
Uso do jogo Bozó na sala de aula [recurso eletrônico]
Alexandre Henrique Soares