Validação do Health Literacy Questionnaire (HLQ) para o português brasileiro
Katarinne Lima Moraes, Virginia Visconde Brasil, Fábio Luiz Mialhe, Helena Alves de Carvalho Sampaio, Ana Luiza Lima Sousa, Mônica Ribeiro Canhestro, Gabriela Ferreira de Oliveira
ARTIGO
Português
[Validation of the Health Literacy Questionnaire (HLQ) to brazilian portuguese]
Validar o instrumento de avaliação do letramento em saúde Health Literacy Questionnaire para o português brasileiro. Para a adaptação transcultural e validação das propriedades psicométricas da versão brasileira do Health Literacy Questionnaire (HLQ-Br), foi utilizado o protocolo estabelecido pelos...
Ver mais
Validar o instrumento de avaliação do letramento em saúde Health Literacy Questionnaire para o português brasileiro. Para a adaptação transcultural e validação das propriedades psicométricas da versão brasileira do Health Literacy Questionnaire (HLQ-Br), foi utilizado o protocolo estabelecido pelos autores do instrumento original. O HLQ-Br foi respondido por 794 adultos de três regiões do Brasil. A Análise Fatorial Confirmatória foi realizada por meio do Diagonally Weighted Least Squares e a confiabilidade foi verificada pelos indicadores alfa de Cronbach e confiabilidade composta. A avaliação cognitiva do HLQ-Br mostrou que os itens do instrumento foram facilmente compreendidos pelos participantes. A análise confirmatória apresentou índices de ajuste satisfatórios: χ2WLSMV (866 GL) = 1698,53, p<0,0001; CFI = 0,978; TLI = 0,976 e RMSEA = 0,035 [0,032; 0,037, IC de 90%]. O alfa de Cronbach e confiabilidade composta foram >0,76 em oito das nove escalas do instrumento. O HLQ-Br apresentou equivalência com a versão original e propriedades psicométricas satisfatórias. Pode ser aplicado para avaliar o letramento em saúde da população brasileira na prática clínica, ensino e pesquisa. O uso do HLQ-Br nas práticas de saúde pode auxiliar a incorporar o letramento em saúde nas práticas de saúde no Brasil
Ver menos
To validate the health literacy assessment instrument Health Literacy Questionnaire to Brazilian Portuguese. We used the protocol established by the original authors of the instrument for transcultural adaptation and validation of the psychometric properties of the Brazilian version of the Health...
Ver mais
To validate the health literacy assessment instrument Health Literacy Questionnaire to Brazilian Portuguese. We used the protocol established by the original authors of the instrument for transcultural adaptation and validation of the psychometric properties of the Brazilian version of the Health Literacy Questionnaire (HLQ-Br). The HLQ-Br was answered by 794 adults from three regions of Brazil. Confirmatory Factor Analysis was performed by means of the Diagonally Weighted Least Squares and reliability was verifi ed by Cronbach’s Alpha and Composite Reliability indicators. Cognitive evaluation of the HLQ-Br showed that the items of the instrument were easily understood by the participants. The confi rmatory analysis presented satisfactory fi t indices: χ2WLSMV (866 df) = 1698.53, p <0.0001; CFI = 0.978; TLI = 0.976, and RMSEA = 0.035 [0.032; 0.037, 90%CI]. Cronbach’s Alpha and Composite Reliability > 0.76 on eight of the nine scales of the instrument. The HLQ-Br presented equivalence to the original version and satisfactory psychometric properties. It can be applied in the evaluation of Brazilian population HL in clinical practice, teaching and research. The use of HLQ-Br in health practices can aid in the incorporation of health literacy into health care practices in Brazil
Ver menos
Aberto
Validação do Health Literacy Questionnaire (HLQ) para o português brasileiro
Katarinne Lima Moraes, Virginia Visconde Brasil, Fábio Luiz Mialhe, Helena Alves de Carvalho Sampaio, Ana Luiza Lima Sousa, Mônica Ribeiro Canhestro, Gabriela Ferreira de Oliveira
Validação do Health Literacy Questionnaire (HLQ) para o português brasileiro
Katarinne Lima Moraes, Virginia Visconde Brasil, Fábio Luiz Mialhe, Helena Alves de Carvalho Sampaio, Ana Luiza Lima Sousa, Mônica Ribeiro Canhestro, Gabriela Ferreira de Oliveira
Fontes
Acta paulista de enfermagem Vol. 34 (2021), n. art. eAPE02171 |