Avaliação das propriedades psicométricas do instrumento eHealth Literacy Scale em adultos brasileiros
Fábio Luiz Mialhe, Katarinne Lima Moraes, Helena Alves de Carvalho Sampaio, Virgínia Visconde Brasil, Vanessa da Silva Carvalho Vila, Gustavo Hermes Soares, Flávio Rebustini
ARTIGO
Inglês
[Evaluating the psychometric properties of the eHealth Literacy Scale in Brazilian adults]
Traduzir e adaptar a eHealth Literacy Scale para a realidade cultural do Brasil e avaliar suas propriedades psicométricas da versão em português brasileiro. O instrumento foi traduzido e adaptado ao português brasileiro e, em seguida, aplicado em uma amostra de 502 indivíduos entre 18 e 80 anos...
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Traduzir e adaptar a eHealth Literacy Scale para a realidade cultural do Brasil e avaliar suas propriedades psicométricas da versão em português brasileiro. O instrumento foi traduzido e adaptado ao português brasileiro e, em seguida, aplicado em uma amostra de 502 indivíduos entre 18 e 80 anos residentes em áreas circunvizinhas a seis Unidades de Saúde da Família de um município do interior do estado de São Paulo, Brasil. Os dados foram avaliados mediante análises fatorial exploratória e confirmatória, Teoria de Resposta ao Item e confiabilidade do instrumento (alfa de Cronbach e ômega de McDonald). O instrumento eHealth Literacy Scale - versão brasileira (eHEALS-Br) apresentou excelente consistência interna (α = 0,95 e ω = 0,95), apenas uma dimensão e variância explicada de 81,79%. A versão brasileira do instrumento mostrou excelentes propriedades psicométricas para aferição dos níveis de letramento digital em saúde em adultos do nosso país
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To translate and adapt the eHealth Literacy Scale for the cultural reality of Brazil and to evaluate the psychometric properties of its Brazilian Portuguese version. The instrument was translated and adapted to Brazilian Portuguese and applied to a sample of 502 individuals from 18 to 80 years old...
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To translate and adapt the eHealth Literacy Scale for the cultural reality of Brazil and to evaluate the psychometric properties of its Brazilian Portuguese version. The instrument was translated and adapted to Brazilian Portuguese and applied to a sample of 502 individuals from 18 to 80 years old who lived in the surrounding areas of six Family Health Units of a city in the countryside of the state of São Paulo, Brazil. The data was evaluated using exploratory and confirmatory factor analysis, item response theory, and instrument reliability measures (Cronbach’s alpha and McDonald’s omega). The eHealth Literacy Scale - Brazilian version (eHEALS-Br) presented an excellent internal consistency (α = 0.95 e ω = 0.95), with only one dimension and an explained variation of 81.79%. The Brazilian version of the instrument showed excellent psychometric properties to measure the levels of digital health literacy in adults from the country
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Aberto
Avaliação das propriedades psicométricas do instrumento eHealth Literacy Scale em adultos brasileiros
Fábio Luiz Mialhe, Katarinne Lima Moraes, Helena Alves de Carvalho Sampaio, Virgínia Visconde Brasil, Vanessa da Silva Carvalho Vila, Gustavo Hermes Soares, Flávio Rebustini
Avaliação das propriedades psicométricas do instrumento eHealth Literacy Scale em adultos brasileiros
Fábio Luiz Mialhe, Katarinne Lima Moraes, Helena Alves de Carvalho Sampaio, Virgínia Visconde Brasil, Vanessa da Silva Carvalho Vila, Gustavo Hermes Soares, Flávio Rebustini
Fontes
Revista brasileira de enfermagem Vol. 75, no. 1 (2021), n. art. e20201320 |