Projeto destino pirilampo : Um estudo sobre a composição de meta-soundscapes em música ubíqua
Luzilei Aliel da Silva, José Eduardo Fornari Novo Junior
ARTIGO
Português
[Studying the composition of meta-soundscapes in ubiquitous music]
Música ubíqua é aqui entendida como uma derivação natural da música eletroacústica na qual equipamentos eletrônicos são ubiquamente interconectados para juntos criarem música. Com este ambiente informacional, é atualmente possível fazer uma composição de paisagens sonoras (soundscapes) criada de...
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Música ubíqua é aqui entendida como uma derivação natural da música eletroacústica na qual equipamentos eletrônicos são ubiquamente interconectados para juntos criarem música. Com este ambiente informacional, é atualmente possível fazer uma composição de paisagens sonoras (soundscapes) criada de material sonoro advindo de distantes e distintos soundscapes. Nós chamamos a este resultado de “meta-soundscape”. Este artigo apresenta e discute o processo de criação e desenvolvimento da instalação de arte sonora intitulada “Destino Pirilampo” (DP) que explora esta premissa. DP é uma instalação performática multimodal desenvolvida para gerar meta soundscapes (soundscape composto de diversos, distintas e distantes soundscapes). Esta explora a interação remota entre soundscapes cujo material é manipulado em tempo real por um único performer. DP usa um aplicativo de VoIP (voice over internet protocol) para coletar e enviar dados sonoros dos soundscapes para o performer. Juntos, estes tornam-se agentes de um sistema aberto e complexo onde o significado estético emerge através de um processo de auto-organização. Sem utilizar sons gravado, DP cria um meta soundscape interativo e artificial, que é um ambiente sonoro composto por um processo de música ubíqua contendo eventos sonoros sintetizados e naturais, manipulados em tempo real pelo performer. Este trabalho é também um estudo de sonologia
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Ubiquitous music is here understood as a natural derivation of electroacoustic music, in which electronic devices are now ubiquitously interconnected to make music together. With that apparatus, it is now possible to cre-ate a soundscape composition made of sonic material from distant and distinct...
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Ubiquitous music is here understood as a natural derivation of electroacoustic music, in which electronic devices are now ubiquitously interconnected to make music together. With that apparatus, it is now possible to cre-ate a soundscape composition made of sonic material from distant and distinct soundscapes. We call that a meta-soundscape. This article presents and discusses the process of creation and development of a sonic art installation entitled “Firefly Destination” (DP) that explores this premiss. DP is a multimodal interactive artwork developed to generate meta-soundscapes. It explores the remote interaction between soundscapes whose material is manipulated in real-time by a single performer. DP uses a VoIP application (voice over internet protocol) to gather sonic informa-tion from soundscapes and deliver it to the performer. Together they act as agents of a complex open system where aesthetical meaning emerges by self-organization. Without using recorded sounds, DP creates an interactive artificial meta-soundscape, which is a sonic environment built by a process of ubiquitous music composition of synthetic and natural sound events modulated in real-time by the performer. This work is also an study of sonology
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Aberto
Projeto destino pirilampo : Um estudo sobre a composição de meta-soundscapes em música ubíqua
Luzilei Aliel da Silva, José Eduardo Fornari Novo Junior
Projeto destino pirilampo : Um estudo sobre a composição de meta-soundscapes em música ubíqua
Luzilei Aliel da Silva, José Eduardo Fornari Novo Junior
Fontes
Música hodie Vol. 14, no. 1 (2014), p. 105-121 |