Uma trilogia possível : entre as tramas invisíveis e o jogo necropolítico
Luzia Margareth Rago, Aldo Ambrózio
ARTIGO
Português
[A possible trilogy: between the invisible threads and the necropolitic game]
Trata-se da apreciação da hipótese de se poder reconhecer, enquanto uma trilogia, os longas-metragens O som ao redor (2012), Aquarius (2016) e Bacurau (2019), dirigidos pelo cineasta pernambucano Kleber Mendonça Filho. O fio discursivo que sustenta esta expectativa é sustentado em duas hipóteses:...
Ver mais
Trata-se da apreciação da hipótese de se poder reconhecer, enquanto uma trilogia, os longas-metragens O som ao redor (2012), Aquarius (2016) e Bacurau (2019), dirigidos pelo cineasta pernambucano Kleber Mendonça Filho. O fio discursivo que sustenta esta expectativa é sustentado em duas hipóteses: (1) a de que o governo contemporâneo, governamentalidade neoliberal, se apoia no exercício de uma modalidade de governo antiga, o poder pastoral; (2) o de pensar que existem e convivem, no humano, dois tipos específicos de memória: a que dá sustentação ao presente e ao futuro na forma da projeção e a que demarca uma possibilidade narrativa do passado, enquanto ser ontológico; isso nas ações da escolha, do corte e do encobrimento, próprias a cada sistema de governo político-econômico-social. Com esta perspectiva de leitura, se fará o comentário dos três filmes, cotejando algumas cenas que contribuem para o argumento principal do artigo
Ver menos
We intend to consider the hypothesis that O som ao redor (2012), Aquarius (2016) and Bacurau (2019), all of them directed by the Brazilian movie director Kleber Mendonça Filho, compose a trilogy. The narrative thread that sustains this idea is based on two hypothesis: (1) that the contemporary...
Ver mais
We intend to consider the hypothesis that O som ao redor (2012), Aquarius (2016) and Bacurau (2019), all of them directed by the Brazilian movie director Kleber Mendonça Filho, compose a trilogy. The narrative thread that sustains this idea is based on two hypothesis: (1) that the contemporary neoliberal government is based on the exercise of an ancient form of government, the pastoral power; (2) and that there are two specific forms of memory coexisting side by side in the human: one which supports the present and the future in the form of projection, and another one which delineates the possibility of narrating the past as an ontological being; that happens in the actions of choosing, of cutting and encumbering, which all belong to each political-economic-social government systems. With those perspectives in mind we shall provide a commentary to those three films by referring to some scattered
scenes that contribute to sustain the text’s main argument Ver menos
scenes that contribute to sustain the text’s main argument Ver menos
Aberto
DOI: https://doi.org/10.22409/1981-4062/v26i/357
Texto completo: http://revistaviso.com.br/article/357
Uma trilogia possível : entre as tramas invisíveis e o jogo necropolítico
Luzia Margareth Rago, Aldo Ambrózio
Uma trilogia possível : entre as tramas invisíveis e o jogo necropolítico
Luzia Margareth Rago, Aldo Ambrózio
Fontes
Viso: cadernos de estética aplicada (Fonte avulsa) |