Avaliatividade em comentários sobre postagens dedicadas à verificação de notícias falsas nas eleições presidenciais de 2018
Rodrigo Esteves Lima-Lopes, Karen Tank Mercuri, Maristella Gabardo
ARTIGO
Português
[Appraisal in Facebook comments on posts dedicated to checking for fake news in the brazilian 2018 presidential elections]
Agradecimentos: O presente trabalhofoi realizado com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior -Brasil (CAPES) -Código de Financiamento 001. Rodrigo Esteves de Lima-Lopes agrade ao CNPq (processo 422111/2018-0) pelo financiamento
Este artigo tem por objetivo estudar os comentários realizados por usuários de uma mídia social em resposta a quinze postagens de uma agência verificadora de fatos às vésperas do segundo turno das eleições de 2018. A relevância desse estudo se encontra na constatação de que além de sua...
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Este artigo tem por objetivo estudar os comentários realizados por usuários de uma mídia social em resposta a quinze postagens de uma agência verificadora de fatos às vésperas do segundo turno das eleições de 2018. A relevância desse estudo se encontra na constatação de que além de sua grande proliferação, as fake news assinalam a sua influência para a criação de um mundo pós-verdade, no qual posicionamentos pesam mais do que fatos. Nossas bases teóricas associadas a esta análise estão na Linguística Sistêmico-Funcional, mais especificamente no Sistema de Avaliatividade. A coleta de dados foi realizada por meio de ferramentas automáticas de raspagem sendo processadas por meio de programas escritos na linguagem R. As análises se pautam na rede de colocados que se forma, as frequências de usos e as relações entre eles que nos levam a identificar padrões dentro das argumentações propostas nos comentários. Essas percepções são complementares à análise da gramaticalização das hashtag se seus múltiplos usos dentro das linhas argumentativas apresentadas pelos usuários. Os resultados mostram que os comentários não trazem reflexões sobre o conteúdo dos fatos desmentidos pela agência, sendo comum o discurso de polarização política, utilizando métodos argumentativos específicos, como a prova por contradição
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This article aims to study the comments made by users of social media in response to 15 posts from a fact-checking agency the second round of the 2018 elections. The relevance of this study is to observe the influence of fakenews in the creation of a post-truth discourse, in which positions weigh...
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This article aims to study the comments made by users of social media in response to 15 posts from a fact-checking agency the second round of the 2018 elections. The relevance of this study is to observe the influence of fakenews in the creation of a post-truth discourse, in which positions weigh more than facts. Our theoretical bases analysis are in Systemic-Functional Linguistics, more specifically in the evaluation system. Data collection was performed using automatic scraping tools, and data was processed using programmes written in the R language. The analyses are based on the network of collocates, the use frequency of words and in the relationships such words show. Such methods lead us to identify patterns within the arguments proposed in the comments, mostly based on political pre-formed perceptions. These perceptions are complementary to the grammatical analysis of hashtags and their multiple uses within the lines of argument present. The results show that the comments do not bring reflections upon the facts checked by the agency, and the political polarization discourse is common, using specific argumentative methods, such as proof by contradiction
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CONSELHO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO CIENTÍFICO E TECNOLÓGICO - CNPQ
422111/2018-0
COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR - CAPES
Aberto
Avaliatividade em comentários sobre postagens dedicadas à verificação de notícias falsas nas eleições presidenciais de 2018
Rodrigo Esteves Lima-Lopes, Karen Tank Mercuri, Maristella Gabardo
Avaliatividade em comentários sobre postagens dedicadas à verificação de notícias falsas nas eleições presidenciais de 2018
Rodrigo Esteves Lima-Lopes, Karen Tank Mercuri, Maristella Gabardo
Fontes
Cadernos de linguística (Fonte avulsa) |