Letramento multimodal e ensino de línguas : a linguística aplicada e suas epistemologias na cultura das mídias
Orlando Vian Jr., Roxane Rojo
ARTIGO
Português
[Multimodal literacy and language teaching]
Resumo: Este texto se propõe a discutir as noções de modo e de letramento multimodal e sua relevância para o campo de ensino de línguas estrangeiras inserido na cultura das mídias, dado ao fato de que aprendizes, no ensino fundamental, médio, superior e em cursos de idiomas, têm acesso constante a...
Ver mais
Resumo: Este texto se propõe a discutir as noções de modo e de letramento multimodal e sua relevância para o campo de ensino de línguas estrangeiras inserido na cultura das mídias, dado ao fato de que aprendizes, no ensino fundamental, médio, superior e em cursos de idiomas, têm acesso constante a tecnologias digitais móveis para o seus processos de aprendizagem e, por essa razão, estão em contínuo contato com multimodalidades propiciadas pelas novas tecnologias. Interessa-nos, sobremaneira, a discussão sobre os aspectos epistemológicos no campo da Linguística Aplicada e ensino de línguas estrangeiras e o papel que a multimodalidade e o letramento multimodal exercem nessas práticas, essenciais ao ensino e à aprendizagem das tais línguas e à formação de professores de que irão ministrá-las
Ver menos
Abstract: This text aims to discuss the notions of mode and multimodal literacy and their relevance to the fi eld of language teaching within media culture, given the fact that learners in elementary, secondary, higher education and language courses are frequently accessing mobile digital...
Ver mais
Abstract: This text aims to discuss the notions of mode and multimodal literacy and their relevance to the fi eld of language teaching within media culture, given the fact that learners in elementary, secondary, higher education and language courses are frequently accessing mobile digital technologies for their learning processes and, for that reason, they are also in contact with multimodalities a orded by these technologies. We are particularly interested in approaching the epistemological aspects in the field of Applied Linguistics and foreign language teaching and the role that multimodality and multimodal literacy play in these practices, which are essential to foreign language learning and teaching and foreign language teacher education
Ver menos
Aberto
Letramento multimodal e ensino de línguas : a linguística aplicada e suas epistemologias na cultura das mídias
Orlando Vian Jr., Roxane Rojo
Letramento multimodal e ensino de línguas : a linguística aplicada e suas epistemologias na cultura das mídias
Orlando Vian Jr., Roxane Rojo
Fontes
Raído v. 14, n. 36, p. 216-232, set./dez. 2020 |