O lugar da literatura
Enid Yatsuda Frederico
ARTIGO
Português
O artigo pretende discutir as razões por que a disciplina Literatura desapareceu dos Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio-2000, buscando nas correntes de pensamento dominantes no período as marcas desse sequestro. Correntes teóricas como o pós-estruturalismo e o multiculturalismo,...
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O artigo pretende discutir as razões por que a disciplina Literatura desapareceu dos Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio-2000, buscando nas correntes de pensamento dominantes no período as marcas desse sequestro. Correntes teóricas como o pós-estruturalismo e o multiculturalismo, em sua comum postura antiautoritária, compõem a argamassa sobre a qual se assentarão os pilares do PCNEM, cujo principal objetivo era acertar o passo com os avanços tecnológicos, numa perspectiva neoliberal. Ainda que bem intencionadas, a adoção dessas ideias levou à disposição horizontal de todas as formas discursivas, dispensando-se o uso de qualquer critério de valor. Desprezando-se, assim, a especificidade do literário, ficou a literatura diluída em meio à multiplicidade dos discursos culturais: motivo de sua ausência dos PCNEM.Palavras chaves: Ensino de literatura; PCNEM; Correntes teóricas.
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Fontes
Remate de males (Fonte avulsa) |