O circo e a inovação curricular na formação de professores de educação física no Brasil
Bruno Barth Pinto Tucunduva, Marco Antonio Coelho Bortoleto
ARTIGO
Português
[Circus and curricular innovation in physical education teachers' education (PETE) in Brazil]
Circo se tornou um conteúdo inovador em programas de Educação Física (EF) pelo mundo. No Brasil, diferentes cursos de Formação de Professores de Educação Física (FPEF) implementaram essa arte no currículo de graduação oficial. Em abordagem qualitativa, analisamos as experiências de professores no...
Ver mais
Circo se tornou um conteúdo inovador em programas de Educação Física (EF) pelo mundo. No Brasil, diferentes cursos de Formação de Professores de Educação Física (FPEF) implementaram essa arte no currículo de graduação oficial. Em abordagem qualitativa, analisamos as experiências de professores no ensino do circo em universidades brasileiras. Trinta participantes de 22 instituições de ensino superior responderam a um questionário e cinco participaram de entrevistas em profundidade. Os resultados confirmaram o circo como uma inovação pedagógica sustentável, contribuindo para a diversidade sociocultural, estética e técnica na EF. No entanto a abordagem dos docentes se concentra em habilidades básicas com pouca atenção à dimensão artística. Descobrimos também que a pedagogia do circo na EF oferece uma lógica criativa de jogar com o corpo e o movimento que integra expressão artística, habilidades e capacidades físicas. Concluímos que o circo pode auxiliar a EF em sua interação com a arte.
Ver menos
Circus has become an innovative content for Physical Education (PE) programmes worldwide. In Brazil, various Physical Education Teacher Education (PETE) programs implemented circus instruction in their official undergraduate curricula. Based on a qualitative approach, we analysed professors'...
Ver mais
Circus has become an innovative content for Physical Education (PE) programmes worldwide. In Brazil, various Physical Education Teacher Education (PETE) programs implemented circus instruction in their official undergraduate curricula. Based on a qualitative approach, we analysed professors' experiences in teaching circus at Brazilian universities. Thirty participants from 22 higher education institutions answered a questionnaire and live of them were selected to respond an in-depth interview. The results confirmed that circus is a sustainable pedagogical innovation in PETE. which contributes to increase sociocultural, historical. aesthetic and technical diversity. However, professors' approach focuses on basic skills with little regard to its artistic dimension. Furthermore, we found that circus pedagogy in PE may offer a creative logic to play with body and movement which integrates artistic expression to the development of physical ability and conditioning. We concluded that circus may help PE to enhance interaction with arts education.
Ver menos
Aberto
O circo e a inovação curricular na formação de professores de educação física no Brasil
Bruno Barth Pinto Tucunduva, Marco Antonio Coelho Bortoleto
O circo e a inovação curricular na formação de professores de educação física no Brasil
Bruno Barth Pinto Tucunduva, Marco Antonio Coelho Bortoleto
Fontes
Movimento v. 25, n. art. e25055, 2019 |