A aula de educação física e a inclusão da criança com deficiência : perspectiva de professores brasileiros
Maria Luiza Tanure Alves, Jalusa Andreia Storch, Gabriela Harnisch, Aline Miranda Strapasson, Otavio Luis Piva da Cunha Furtado, Lauren Lieberman, Jose Julio Gaviao de Almeida
ARTIGO
Português
[Physical education classes and inclusion of children with disability: brazilian teachers' perspectives]
O estudo teve como objetivo analisar o conceito de inclusão dos professores de Educação Física e determinar os aspectos positivos e negativos em suas aulas. Foram realizadas entrevistas com 18 professores de Educação Física que trabalham em escolas públicas brasileiras. Os dados coletados foram...
Ver mais
O estudo teve como objetivo analisar o conceito de inclusão dos professores de Educação Física e determinar os aspectos positivos e negativos em suas aulas. Foram realizadas entrevistas com 18 professores de Educação Física que trabalham em escolas públicas brasileiras. Os dados coletados foram analisados utilizando-se o método de análise de conteúdo, em busca de temas emergentes. Os resultados mostraram que a inclusão é compreendida pelos professores como participação e aprendizagem para todas as crianças e não apenas para aqueles com deficiência. Os esportes coletivos foram relatados como o principal desafio para a inclusão de alunos com deficiência. Programas de formação inicial e de capacitação continuada para os professores precisam propor práticas pedagógicas eficazes para promover a inclusão, levando a reestruturação da formação de professores de Educação Física
Ver menos
This study analyzed Physical Education teachers' concept of inclusion and determined positive and negative aspects of inclusion in their classes. Interviews were conducted with 18 Physical Education teachers working in Brazilian public schools. Data collected were examined by content analysis to...
Ver mais
This study analyzed Physical Education teachers' concept of inclusion and determined positive and negative aspects of inclusion in their classes. Interviews were conducted with 18 Physical Education teachers working in Brazilian public schools. Data collected were examined by content analysis to search for emerging themes. The findings showed that inclusion was understood as participation and learning for all children rather than only for those with disabilities. Team sports were pointed as the main challenge for the inclusion of students with disability. Initial and continuing education programs for teachers need to target effective pedagogical practices to promote inclusion, leading to restructuring Physical Education teachers' training
Ver menos
Aberto
A aula de educação física e a inclusão da criança com deficiência : perspectiva de professores brasileiros
Maria Luiza Tanure Alves, Jalusa Andreia Storch, Gabriela Harnisch, Aline Miranda Strapasson, Otavio Luis Piva da Cunha Furtado, Lauren Lieberman, Jose Julio Gaviao de Almeida
A aula de educação física e a inclusão da criança com deficiência : perspectiva de professores brasileiros
Maria Luiza Tanure Alves, Jalusa Andreia Storch, Gabriela Harnisch, Aline Miranda Strapasson, Otavio Luis Piva da Cunha Furtado, Lauren Lieberman, Jose Julio Gaviao de Almeida
Fontes
Movimento Vol. 23, no. 4 (Oct., 2017), p. 1229-1244 |