Estereótipos de gênero nas imagens dos livros didáticos de educação física do Brasil
Alba González-Palomares, Helena Altmann, Ana Rey-Cao
ARTIGO
Português
[Gender stereotypes in images of physical education textbooks in Brazil]
Este estudo analisa se existem estereótipos de gênero nas imagens de livros didáticos da Educação Física brasileira. Foram analisadas 929 fotografias de livros publicados entre 2006 e 2012 e destinados a estudantes do ensino fundamental e médio. Para a análise de conteúdo se utilizou uma adaptação...
Ver mais
Este estudo analisa se existem estereótipos de gênero nas imagens de livros didáticos da Educação Física brasileira. Foram analisadas 929 fotografias de livros publicados entre 2006 e 2012 e destinados a estudantes do ensino fundamental e médio. Para a análise de conteúdo se utilizou uma adaptação ad hoc de um instrumento empregado em investigações precedentes. Os resultados mostram um ligeiro predomínio da representação de homens frente à de mulheres e muitas imagens de grupos mistos de homens e mulheres. As imagens reproduzem parcialmente os padrões hegemônicos que vinculam o tipo de prática corporal com o gênero. Os homens se associam com os esportes enquanto as mulheres se vinculam às atividades de fitness e condicionamento físico. O âmbito competitivo e os esportes de elite são accessíveis tanto para homens como para mulheres e não existe vinculação do uso do espaço esportivo em função do gênero
Ver menos
This study examines whether or not Brazilian Physical Education textbooks contain images of gender stereotypes. It looked at 929 photographs of textbooks published between 2006 and 2012 to be used by Basic and Secondary Education students. Content analysis was conducted through an ad hoc adaptation...
Ver mais
This study examines whether or not Brazilian Physical Education textbooks contain images of gender stereotypes. It looked at 929 photographs of textbooks published between 2006 and 2012 to be used by Basic and Secondary Education students. Content analysis was conducted through an ad hoc adaptation of an instrument used in previous studies. Results show a slight predominance of the male representation over female, and many images of mixed groups. Images partially reproduce hegemonic patterns linking physical activity with gender. Men are associated to sports while women are linked
to fitness activities. The competitive environment and elite sports are accessible to both men and women and there is no relation between gender and the use the sports space Ver menos
to fitness activities. The competitive environment and elite sports are accessible to both men and women and there is no relation between gender and the use the sports space Ver menos
Aberto
Altmann, Helena, 1973-
Autor
Estereótipos de gênero nas imagens dos livros didáticos de educação física do Brasil
Alba González-Palomares, Helena Altmann, Ana Rey-Cao
Estereótipos de gênero nas imagens dos livros didáticos de educação física do Brasil
Alba González-Palomares, Helena Altmann, Ana Rey-Cao
Fontes
Movimento (Fonte avulsa) |