Didactic use of genetic algorithms : a model for teaching robotics
José Tarcísio Franco de Camargo, Eliana Anunciato Franco de Camargo, Estéfano Vizconde Veraszto, Gilmar Barreto, Jorge Cândido
ARTIGO
Inglês
[Uso didático de algoritmos genéticos: um modelo para o ensino de robótica]
The study of articulated robots in higher education necessarily goes through the development of their kinematic models. The inverse kinematic model is usually described algebraically, although this representation is often difficult to obtain. Thus, the use of genetic algorithms in teaching robotics...
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The study of articulated robots in higher education necessarily goes through the development of their kinematic models. The inverse kinematic model is usually described algebraically, although this representation is often difficult to obtain. Thus, the use of genetic algorithms in teaching robotics can be very attractive, since they allow students to easily develop models and predict the behavior of robots before their formal development. This way, the results of this work present a relatively fast way to simulate the inverse kinematic model, allowing the designer to have a broader view of the structure of a robot, coming to identify points that must be corrected or that can be optimized. It can be concluded that the use of genetic algorithms in robotics teaching is viable, having as main advantages their easy computational implementation and precision in the representation of kinematic models
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O estudo de robôs articulados no ensino superior passa necessariamente pelo desenvolvimento de seus modelos cinemáticos. O modelo cinemático inverso é geralmente descrito algebricamente, embora essa representação seja frequentemente difícil de obter. Assim, o uso de algoritmos genéticos no ensino de...
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O estudo de robôs articulados no ensino superior passa necessariamente pelo desenvolvimento de seus modelos cinemáticos. O modelo cinemático inverso é geralmente descrito algebricamente, embora essa representação seja frequentemente difícil de obter. Assim, o uso de algoritmos genéticos no ensino de robótica pode ser muito atraente, pois permite que os alunos desenvolvam facilmente modelos e prevejam o comportamento dos robôs antes de seu desenvolvimento formal. Desta forma, os resultados deste trabalho apresentam uma maneira relativamente rápida de simular o modelo cinemático inverso, permitindo que o projetista tenha uma visão mais ampla da estrutura de um robô, chegando a identificar pontos que devem ser corrigidos ou que possam ser otimizados. Pode-se concluir que o uso de algoritmos genéticos no ensino de robótica é viável, tendo como principais vantagens sua fácil implementação computacional e precisão na representação de modelos cinemáticos
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Aberto
Barreto, Gilmar, 1958-
Autor
Didactic use of genetic algorithms : a model for teaching robotics
José Tarcísio Franco de Camargo, Eliana Anunciato Franco de Camargo, Estéfano Vizconde Veraszto, Gilmar Barreto, Jorge Cândido
Didactic use of genetic algorithms : a model for teaching robotics
José Tarcísio Franco de Camargo, Eliana Anunciato Franco de Camargo, Estéfano Vizconde Veraszto, Gilmar Barreto, Jorge Cândido
Fontes
Revista brasileira de ensino de ciência e tecnologia Vol. 13, no. 1 (jan./abr., 2020), p. 79-95 |