Crenças de autoeficácia, estratégias de aprendizagem e o sucesso acadêmico no Ensino Superior
Bruna Casiraghi, Evely Boruchovitch, Leandro S. Almeida
ARTIGO
Português
[Self-efficacy beliefs, learning strategies and academic success in Higher Education]
Resumo: A investigação mostra que as crenças de autoeficácia e o emprego de estratégias de aprendizagem por parte dos estudantes são fatores que contribuem para potencializar o seu sucesso académico na universidade. Em particular, estes dois fatores são decisivos para uma aprendizagem autorregulada...
Ver mais
Resumo: A investigação mostra que as crenças de autoeficácia e o emprego de estratégias de aprendizagem por parte dos estudantes são fatores que contribuem para potencializar o seu sucesso académico na universidade. Em particular, estes dois fatores são decisivos para uma aprendizagem autorregulada por parte dos estudantes. Havendo vários estudantes que ingressam no Ensino Superior com fracas competências de organização do seu estudo, baixa eficiência da aprendizagem e problemas cognitivos no processamento da informação e resolução de problemas, o objetivo do presente artigo é discorrer sobre a relevância dessas duas variáveis para o empoderamento do aluno universitário em prol do seu sucesso académico. Serão feitas considerações quanto às formas como maximizar o impacto destas variáveis no contexto universitário
Ver menos
Abstract: Research shows that the beliefs of self-efficacy and the use of learning strategies by students are factors that contribute to improve their academic success at the university. In particular, these two factors are decisive for students'self-regulated learning. As several students entering...
Ver mais
Abstract: Research shows that the beliefs of self-efficacy and the use of learning strategies by students are factors that contribute to improve their academic success at the university. In particular, these two factors are decisive for students'self-regulated learning. As several students entering Higher Education with poor organizational skills of their study, low learning efficiency and some cognitive problems in information processing and problem solving, the objective of this article is to discuss the relevance of these two variables for college students' empowerment in favour of their academic success. Considerations will be made on how to maximize the impact of these both variables in the university context
Ver menos
Aberto
Texto completo: https://revistaepsi.com/artigo/2020-ano9-volume1-artigo2/
Crenças de autoeficácia, estratégias de aprendizagem e o sucesso acadêmico no Ensino Superior
Bruna Casiraghi, Evely Boruchovitch, Leandro S. Almeida
Crenças de autoeficácia, estratégias de aprendizagem e o sucesso acadêmico no Ensino Superior
Bruna Casiraghi, Evely Boruchovitch, Leandro S. Almeida
Fontes
Revista E-Psi - Revista Portuguesa de Acesso Livre que publica v. 9, n. 1, p. 27-38, 2020 |