Avaliação da qualidade social da escola pública : delineamentos de uma proposta referenciada na formação humana
Regiane Helena Bertagna, Mara Regina Lemes de Sordi, Luana Costa Almeida, Rosangela de Souza Bittencourt Lara
ARTIGO
Português
[Evaluation of the social quality of public schools]
Agradecimentos: Aos professores das universidades públicas e da rede municipal de educação de Campinas/SP vinculados à pesquisa, com os quais construímos essa reflexão
Resumo: Este artigo tem como objetivo apresentar o percurso para a construção de dimensões da qualidade social da escola pública referenciada em princípios da formação humana, com vistas a processos avaliativos participativos. Por meio de pesquisa de abordagem qualitativo-colaborativa, pesquisadores...
Ver mais
Resumo: Este artigo tem como objetivo apresentar o percurso para a construção de dimensões da qualidade social da escola pública referenciada em princípios da formação humana, com vistas a processos avaliativos participativos. Por meio de pesquisa de abordagem qualitativo-colaborativa, pesquisadores de universidades e profissionais de uma rede pública de ensino do interior do Estado de São Paulo, formularam/selecionaram onze dimensões de qualidade social que consideram essenciais para a construção da formação humana. Tais dimensões foram traduzidas em verbetes que favorecessem os entendimentos para orientar o trabalho das escolas e foram descritas sob a forma de ações passíveis de serem desenvolvidas nessas instituições de ensino, sem a pretensão de seu esgotamento. Os resultados desse exercício de sistematização buscam subsidiar os processos avaliativos nas escolas, vislumbrando a força indutora da avaliação como meio de balizar as dimensões de qualidade social desejadas para efetivação da formação humana almejada
Ver menos
Abstract: This paper aims to present the path for constructing elements of public school social quality referenced in principles of humanistic education with an outlook towards participatory assessment processes. Making use of a qualitative-collaborative working approach, university researchers and...
Ver mais
Abstract: This paper aims to present the path for constructing elements of public school social quality referenced in principles of humanistic education with an outlook towards participatory assessment processes. Making use of a qualitative-collaborative working approach, university researchers and professionals from a public school in the state of São Paulo defined/elected eleven elements of social quality considered crucial for humanistic education development. Such elements were laid down in definitions to aid the understandings guiding the work at schools. They were also described in the form of actions which could be grown in these educational institutions, without the pretension of giving a limit to these aspects. The outcomes of this systematization exercise yield support for the assessment processes in schools, envisioning the driving force of assessments as a means of guiding the elements of social quality desired for the effective humanistic education
Ver menos
Aberto
Texto completo: https://www.seer.ufrgs.br/Poled/article/view/107364
Avaliação da qualidade social da escola pública : delineamentos de uma proposta referenciada na formação humana
Regiane Helena Bertagna, Mara Regina Lemes de Sordi, Luana Costa Almeida, Rosangela de Souza Bittencourt Lara
Avaliação da qualidade social da escola pública : delineamentos de uma proposta referenciada na formação humana
Regiane Helena Bertagna, Mara Regina Lemes de Sordi, Luana Costa Almeida, Rosangela de Souza Bittencourt Lara
Fontes
Políticas educativas (Fonte avulsa) |