Programas de habilidades sociais para universitários : uma revisão de literatura
Thamires Gaspar Gouveia, Soely Aparecida Jorge Polydoro
ARTIGO
Português
[University social skills program: a literature review]
Agradecimentos: À Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) que apoiou e financiou o projeto central, do qual o presente artigo foi subproduto
Resumo: As transformações que o Ensino Superior no Brasil vem passando nos últimos 20 anos geraram a necessidade de ajustes das instituições a fim de atender as novas demandas educacionais. Diversos autores defendem a ideia de que o Ensino Superior é um espaço de formação integral. Isso inclui, por...
Ver mais
Resumo: As transformações que o Ensino Superior no Brasil vem passando nos últimos 20 anos geraram a necessidade de ajustes das instituições a fim de atender as novas demandas educacionais. Diversos autores defendem a ideia de que o Ensino Superior é um espaço de formação integral. Isso inclui, por exemplo, o desenvolvimento de habilidades sociais que estão relacionados com melhor desempenho acadêmico, como também o sucesso na inserção profissional. O presente artigo se propõe a analisar produções que tiveram como objetivo de desenvolver habilidades sociais em universitários quanto aos aspectos conceituais do termo habilidades sociais adotados, tipos de habilidades desenvolvidas, avaliação do programa, instrumentos utilizados e aspectos metodológicos do estudo. Foram analisados 13 artigos e 3 teses, publicados entre 1999 e abril de 2019 disponíveis nas bases de dados Scielo Brasil, PEPSIC, LILACS e Google Acadêmico. Os resultados apontaram consenso na compreensão sobre o conceito, predominância do uso de escalas de autorrelato, variação na quantidade e tipo de habilidades trabalhadas, predomínio do treino das habilidades de assertividade, comunicação, falar em público e empatia e efeito de melhora no repertório dos participantes, indicando a eficácia desse tipo de intervenção. Diante dos resultados, discute-se a importância do desenvolvimento de tal iniciativa nas Instituições de Ensino Superior, visto que tais habilidades são fundamentais para a formação universitária
Ver menos
Abstract: The transformations that Higher Education in Brazil has been going through in the last 20 years, generated the need for adjustments of institutions in order to meet as new educational demands. Several authors defend an idea that higher education is a space of integral formation. This...
Ver mais
Abstract: The transformations that Higher Education in Brazil has been going through in the last 20 years, generated the need for adjustments of institutions in order to meet as new educational demands. Several authors defend an idea that higher education is a space of integral formation. This includes, for example, the development of social skills that are related to better academic performance, as well as success in career insertion. This article presents to analyze productions that aimed to develop social skills in university students regarding aspects of adopted social skills concepts, types of skills used, program evaluation, instruments used and methodological study methods. Were analyzed 13 articles and 3 theses, published between 1999 and April 2019, available in the databases Scielo Brasil, EPSIC, LILACS and Google Scholar. The results indicated consensus on the understanding of the concept, predominance of the use of correlation scales, variation in the amount and type of skills worked, predominance of assertiveness skills training, communication, public conversation and empathy, and the participants' repertoire improvement effect, calculate the effectiveness of this type of intervention. Given the results, is discussed the importance of developing the initiative in Higher Education Institutions, which are the fundamental skills for university education
Ver menos
FUNDAÇÃO DE AMPARO À PESQUISA DO ESTADO DE SÃO PAULO - FAPESP
Aberto
Programas de habilidades sociais para universitários : uma revisão de literatura
Thamires Gaspar Gouveia, Soely Aparecida Jorge Polydoro
Programas de habilidades sociais para universitários : uma revisão de literatura
Thamires Gaspar Gouveia, Soely Aparecida Jorge Polydoro
Fontes
Educação, psicologia e interfaces (Fonte avulsa) |