Reflexos reformistas : o ensino das humanidades na ditadura militar brasileira e as formas duvidosas de esquecer
Maria do Carmo Martins
ARTIGO
Português
[Reflections of an educational reform: the teaching of the humanities in the brazilian military dictatorship and the dubious ways to forget]
O artigo discute a reforma educacional realizada durante a ditadura militar brasileira (1964-1985) tomando como ponto de reflexão principal as mudanças curriculares e a criação das disciplinas escolares de Estudos Sociais, Educação Moral e Cívica (EMC) e Organização Social e Política do Brasil...
Ver mais
O artigo discute a reforma educacional realizada durante a ditadura militar brasileira (1964-1985) tomando como ponto de reflexão principal as mudanças curriculares e a criação das disciplinas escolares de Estudos Sociais, Educação Moral e Cívica (EMC) e Organização Social e Política do Brasil (OSPB), que conferem nova configuração ao ensino das humanidades no contexto de uma pedagogia autoritária de ênfase na tríade "formar", "cultivar", "disciplinar". Produzido a partir de revisão bibliográfica, analisa a reformar curricular como a tentativa do estado militar de produzir instrumentos visando a afinação de consciências ao poder instituído
Ver menos
This article discusses the Educational Reform held in Brazil during the military dictatorship period (1964-1985) taking it as a point of reflection to discuss the curriculum changes and the history of school subjects: Social Studies; Civic and Moral Education (CME) and Organization of Social...
Ver mais
This article discusses the Educational Reform held in Brazil during the military dictatorship period (1964-1985) taking it as a point of reflection to discuss the curriculum changes and the history of school subjects: Social Studies; Civic and Moral Education (CME) and Organization of Social Policies in Brazil (OSPB), which confer a new configuration to the teaching of humanities in the context of an authoritarian Pedagogy whose emphasis was on the triad of "forming", "cultivating", "disciplining". Producing from a literature review, the author analyzes the reform curriculum as the attempt of the military state to produce instruments aiming at the pitch of consciousness to the established power
Ver menos
Aberto
Reflexos reformistas : o ensino das humanidades na ditadura militar brasileira e as formas duvidosas de esquecer
Maria do Carmo Martins
Reflexos reformistas : o ensino das humanidades na ditadura militar brasileira e as formas duvidosas de esquecer
Maria do Carmo Martins
Fontes
Educar em revista no. 51 (jan./mar., 2014), p. 37-50 |