O mundo às avessas do aventuroso Simplicissimus [recurso eletrônico] : uma viagem ao Inferno em defesa da Igreja Católica
Julia Ciasca Brandão
TESE
Português
T/UNICAMP B733m
[Des Simplicii Verkehrte Welt]
Campinas, SP : [s.n.], 2021.
1 recurso online (390 p.) : il., digital, arquivo PDF.
Orientador: Carlos Eduardo Ornelas Berriel
Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem
Resumo: Em O mundo às avessas do aventuroso Simplicius, Simplicius Simplicissimus, personagem recorrente nas obras de Grimmelshausen, relata sua viagem ao inferno e seu retorno para casa. No submundo, o viajante observa os castigos dos pecadores e depois lhes conta a situação atual do mundo dos...
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Resumo: Em O mundo às avessas do aventuroso Simplicius, Simplicius Simplicissimus, personagem recorrente nas obras de Grimmelshausen, relata sua viagem ao inferno e seu retorno para casa. No submundo, o viajante observa os castigos dos pecadores e depois lhes conta a situação atual do mundo dos vivos, que parece ser um lugar de plena harmonia, livre de vícios, sofrimentos e conflitos religiosos, políticos e bélicos, isto é: muitos dos problemas que existiam quando os condenados povoavam a superfície terrena parecem estar solucionados; e o verdadeiro mundo tal como conhecemos, habitado pela personagem, descrito n’O aventuroso Simplicissimus, sob o pano de fundo da Guerra dos Trinta Anos (1618 – 1648), encontra-se às avessas. Elaboradas em diversas regiões da Europa ocidental, as imagens de inversão receberam inúmeras abordagens, identificando-se na Cocanha, no grotesco rabelaisiano, nas fantasias carrolianas, etc. Na Idade Média e durante as reformas luterana e católica, muito comuns eram as representações admoestadoras de um mundo de ponta cabeça, um mundos perversus, caótico e grotesco, contraposto à civitas dei agostiniana, ideal e virtuosa. Mundo às avessas de Grimmelshausen não é, ao contrário, uma inversão da civitas dei: é a superfície terrena que se encontra de ponta cabeça. Acolhendo a tradição platônica, o autor cria um mundo ideal que assume características utópicas e, ao mesmo tempo, discute tópicos fundamentais da Alemanha seiscentista. Este trabalho tem por objetivo a composição de um estudo introdutório ao Mundo às avessas, em que analisa o ambiente religioso e histórico que levou o autor à criação desta obra literária, que intencionalmente condena, em um inferno fictício, figuras alegóricas que colocavam às avessas a ordem do mundo, segundo a concepção católica de seu autor, isto é: no seu inferno estão condenadas figuras que representavam ideias confessionais contrárias à Igreja Católica — instituição que cada vez mais perdia poder político e econômico nos territórios que compunham o Sacro Império Romano Germânico — e afastavam-se de Deus ao agir em desacordo com a filosofia neoestoica, desenvolvida principalmente por Justus Lipsius, doutrina que acolhia elementos da filosofia estoica, subordinando-a à filosofia cristã. Este estudo se soma à tradução direta e inédita do Mundo às avessas, do alemão para o português
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Abstract: In Des Simplicii Verkehrte Welt, Simplicius Simplicissimus, recurring character in the works of Grimmelshausen, describes his journey to hell and his return home. In the underworld, the traveler observes the punishments of sinners and tells them the current situation in the world of the...
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Abstract: In Des Simplicii Verkehrte Welt, Simplicius Simplicissimus, recurring character in the works of Grimmelshausen, describes his journey to hell and his return home. In the underworld, the traveler observes the punishments of sinners and tells them the current situation in the world of the living, which seems to be a place of full harmony, free from immoralities, suffering and religious, political and war conflicts, that is: many of the problems that existed when the condemned inhabited the earth's surface seem to be solved; and the real world as we know it, inhabited by the character, described in Simplicissimus Teutsch, under the backdrop of the Thirty Years' War (1618 - 1648), is upside down. Elaborated in different regions of western Europe, images of inversion received numerous approaches, identified in the Cockaigne, in the grotesque of Rabelais, in the fantasies of Carroll, etc. In the Middle Ages and during the Lutheran and Catholic reforms, very common were the admonishing representations of an upside-down world, a perverse, chaotic and grotesque world, as opposed to the ideal, virtuous and Augustinian civitas dei. Des Simplicii Verkehrte Welt is not, on the contrary, an inversion of the civitas dei: it is the earth's surface that is upside down. Welcoming the Platonic tradition, the author creates an ideal world that takes on utopian characteristics and, at the same time, discusses fundamentals of 17th century Germany. This work aims to compose an introductory study to Des Simplicii Verkehrte Welt, in which it analyzes the religious and historical environment that led the author to the creation of this book, which intentionally condemns, in a fictitious hell, allegorical figures that put upside down the order of the world, according to its author's Catholic conception, that is: the figures condemned in his hell represent confessional ideas contrary to the Catholic Church — an institution that increasingly lost political and economic power in the territories that comprised the Holy German Roman Empire — and acted in disagreement with neo-stoic philosophy, developed mainly by Justus Lipsius, a doctrine that welcomed elements of stoic philosophy, subordinating it to Christian philosophy. This study includes the direct and unprecedented translation of Des Simplicii Verkehrte Welt, from German to Portuguese
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Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF
Berriel, Carlos Eduardo Ornelas, 1951-
Orientador
Frungillo, Mario Luiz, 1960-
Avaliador
Rodrigues, Rui Luis, 1966-
Avaliador
Baldo, Milene Cristina da Silva, 1985-
Avaliador
Rodrigues, Antonio Edmilson Martins
Avaliador
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Julia Ciasca Brandão
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