O uso do smartphone como recurso pedagógico no ensino de biologia [recurso eletrônico] : uma sequência didática proposta
Rhaisa Martins Franco
DISSERTAÇÃO
Português
T/UNICAMP F848u
[The use of smartphone as a pedagogical resource in biology teaching]
Campinas, SP : [s.n.], 2021.
1 recurso online (34 p.) : il., digital, arquivo PDF.
Orientador: Ana de Medeiros Arnt
Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Biologia
Resumo: A sociedade que conhecemos foi construída junto às tecnologias, de maneira indissociável, o que trouxe reflexos na comunicação e no comportamento humano. Podemos exemplificá-los com o uso de ferramentas para a comunicação, artefatos para a escrita, o outrora tão comum uso de cartas e,...
Ver mais
Resumo: A sociedade que conhecemos foi construída junto às tecnologias, de maneira indissociável, o que trouxe reflexos na comunicação e no comportamento humano. Podemos exemplificá-los com o uso de ferramentas para a comunicação, artefatos para a escrita, o outrora tão comum uso de cartas e, posteriormente, a telefonia, que evoluiu à telefonia móvel através dos celulares. Estes últimos, com a difusão e o acesso à internet, ganharam inúmeros recursos e estão cada vez mais presentes no cotidiano da população. Com os alunos não é diferente, já que o fenômeno adentra os muros da escola: é frequente o uso do aparato entre os alunos durante as aulas ? geralmente, para assuntos alheios a ela, o que pode gerar críticas vindas dos professores e da gestão escolar, bem como embates entre estes e os estudantes. Como uma alternativa a esta problemática situação, tem-se a reavaliação do papel do smartphone na vida do estudante, buscando integrá-lo no processo de ensino-aprendizagem. O presente trabalho traz uma proposta de utilização do telefone celular no ensino de Botânica. Como produto final do presente Trabalho de Conclusão de Mestrado, foi desenvolvida uma sequência didática na forma de aplicativo para smartphones com o sistema operacional Android, com a finalidade de desenvolver a temática das plantas e suas particularidades
Ver menos
Abstract: The society as we know was built around technologies, in an inseparable way, which brought reflections in communication and human behavior. We can exemplify this with the use of tools for communication, artifacts for writing, the once so common use of letters, and later, telephony, which...
Ver mais
Abstract: The society as we know was built around technologies, in an inseparable way, which brought reflections in communication and human behavior. We can exemplify this with the use of tools for communication, artifacts for writing, the once so common use of letters, and later, telephony, which evolved to mobile telephony through the cell phones. The latter, with the diffusion and access to the internet, have gained countless resources and are increasingly present in the population's daily lives. With the students it is not any different, since the phenomenon enters the school walls: it is frequent the use of the device among students during classes ? usually, for subjects unrelated to it, which can generate criticism from teachers and school management, as well as clashes between them and the students. As an alternative to this problematic situation, there is the re-evaluation of the role of the smartphone in the student's life, seeking to integrate it into the teaching-learning process. The present work brings a proposal for the use of cell phones in teaching Botany. As a final product of this Master's Final Project, a didactic sequence was developed in the form of an application for smartphones with the Android operating system, with the purpose of developing the theme of plants and their particularities
Ver menos
Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF
O uso do smartphone como recurso pedagógico no ensino de biologia [recurso eletrônico] : uma sequência didática proposta
Rhaisa Martins Franco
O uso do smartphone como recurso pedagógico no ensino de biologia [recurso eletrônico] : uma sequência didática proposta
Rhaisa Martins Franco