Estudo das performances de piano solo gravadas por Egberto Gismonti entre 1973-1979 a partir da perspectiva audiotátil [recurso eletrônico]
Diones Ferreira Correntino
TESE
Português
T/UNICAMP C817e
[Study of solo piano performances recorded by Egberto Gismonti from 1973-1979 by audiotactile perspective]
Campinas, SP : [s.n.], 2021.
1 recurso online (235 p.) : il., digital, arquivo PDF.
Orientadores: Paulo José de Siqueira Tiné, Antonio Rafael Carvalho dos Santos
Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes
Resumo: Esta tese é uma investigação sobre as performances de piano solo que estão registradas na fonografia do músico Egberto Gismonti a partir do recorte temporal 1973-1979. A pesquisa aborda os fonogramas com faixas de piano solo que foram lançados antes do disco Alma (1986), álbum que,...
Ver mais
Resumo: Esta tese é uma investigação sobre as performances de piano solo que estão registradas na fonografia do músico Egberto Gismonti a partir do recorte temporal 1973-1979. A pesquisa aborda os fonogramas com faixas de piano solo que foram lançados antes do disco Alma (1986), álbum que, acredita-se, consagra Gismonti como pianista/compositor no gênero Música Popular Instrumental Brasileira (MPIB). Em um primeiro momento procura-se identificar a lógica criativa da mistura de tradições musicais de Gismonti a partir de um panorama de escolas que compartilham do paradigma da trasculturalidade, não sendo, portanto, uma prática criativa exclusivamente brasileira. Com o suporte teórico de ferramentas da Teoria das Músicas Audiotáteis desenvolvidas pelo musicólogo Vincenzo Caporaletti, e sua exegese através das contribuições do musicólogo Fabiano Araújo Costa, esta pesquisa pretende avaliar os processos criativos de Gismonti a partir da perspectiva da "invenção" audiotátil, a qual, está ligada a um modo de abordar e criar "valores artísticos" relacionados à fenomenologia autográfica da cultura audiotátil. Considerando que a Teoria das Músicas Audiotáteis centra especial atenção aos diferentes modos de formar das culturas, esta pesquisa entende que Egberto atua através de um modo performativo de empréstimos de modelos cognitivos e lógicas formativas das dimensões culturais as quais se interessa artisticamente. Desta forma, procura-se entender que a problemática da inseparabilidade entre sujeito e objeto presente no agir artístico de Egberto se traduz no problema estético pareysoniano obra e pessoa, uma vez que, a sua formatividade ao inventar e estabelecer as próprias leis criativas, revelam seu estilo pessoal de se projetar enquanto forma formada. A pesquisa contém ainda duas transcrições completas e inéditas na produção acadêmica brasileira, a saber: (1) Tango, disco Árvore (1973), lançado pela gravadora EMI- Odeon; (2) Frevo, disco Egberto Gismonti Solo (1979), lançado pela gravadora ECM
Ver menos
Abstract: This thesis is an investigation about the solo piano performances that are registered in the phonography of the musician Egberto Gismonti from 1973-1979. The research addresses the phonograms with solo piano tracks that were released before the album Alma (1986), an album that, it is...
Ver mais
Abstract: This thesis is an investigation about the solo piano performances that are registered in the phonography of the musician Egberto Gismonti from 1973-1979. The research addresses the phonograms with solo piano tracks that were released before the album Alma (1986), an album that, it is believed, establishes Gismonti as a pianist/composer in the Música Popular Instrumental Brasileira (MPIB) genre. At first, it seeks to identify the creative logic of Gismonti's mixture of musical traditions from a panorama of schools that share the paradigm of transculturality, not being, therefore, an exclusively Brazilian creative practice. With the theoretical support of Audiotactile Music Theory tools developed by musicologist Vincenzo Caporaletti, and its exegesis through the contributions of the musicologist Fabiano Araújo Costa, this research aims to evaluate Gismonti's creative processes from the perspective of the audiotactile "invention", which is related to a way of approaching and creating "artistic values" related to the autographic phenomenology of the audiotactile culture. Considering that the Theory of Audiotatile Music focuses special attention on the different ways of forming of the cultures, this research understands that Egberto acts through a performative mode of borrowing cognitive models and formative logics from cultural dimensions which he interests artistically. In this way, we seek to understand that the problem of the inseparability between subject and object present in Egberto's artistic action translates into the Pareysonian aesthetic problem of work and person, since, his formativeness in inventing and establishing his own creative laws reveals his personal style of projecting himself as formed form. The research also contains two complete and unpublished transcriptions in Brazilian academic production, namely: (1) Tango, album Árvore (1973), released by the EMI-Odeon record label; (2) Frevo, album Egberto Gismonti Solo (1979), released by the ECM label
Ver menos
Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF
Tiné, Paulo José de Siqueira, 1970-
Orientador
Santos, Antonio Rafael Carvalho dos, 1953-
Coorientador
Costa, Fabiano Araujo
Avaliador
Salles, Paulo de Tarso Camargo Cambraia
Avaliador
Nicodemo, Thaís Lima, 1981-
Avaliador
Estudo das performances de piano solo gravadas por Egberto Gismonti entre 1973-1979 a partir da perspectiva audiotátil [recurso eletrônico]
Diones Ferreira Correntino
Estudo das performances de piano solo gravadas por Egberto Gismonti entre 1973-1979 a partir da perspectiva audiotátil [recurso eletrônico]
Diones Ferreira Correntino