Avaliação em educação tecnológica [recurso eletrônico] : uma abordagem baseada em estratégias diagnóstica, formativa e somativa
Daniela dos Santos Santana
TESE
Português
T/UNICAMP Sa59a
[Assessment in technological education]
Campinas, SP : [s.n.], 2021.
1 recurso online (90 p.) : il., digital, arquivo PDF.
Orientador: Renato da Rocha Lopes
Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação
Resumo: A avaliação fornece informações que indicam até que ponto os objetivos propostos foram alcançados, ajudando o professor a decidir manter ou ajustar as ações planejadas. O objetivo deste estudo é investigar as formas de avaliação diagnóstica, formativa e somativa, utilizando o PBL com dois...
Ver mais
Resumo: A avaliação fornece informações que indicam até que ponto os objetivos propostos foram alcançados, ajudando o professor a decidir manter ou ajustar as ações planejadas. O objetivo deste estudo é investigar as formas de avaliação diagnóstica, formativa e somativa, utilizando o PBL com dois grupos de alunos. Um grupo formado por três turmas do curso técnico em informática foram comparadas utilizando diferentes formas de avaliação e o desenvolvimento de projetos com diferentes ferramentas. E um grupo de alunos da pós-graduação em informática aplicada à educação. As avaliações diagnóstica, formativa e somativa foram utilizadas com o grupo da pós graduação e com a terceira turma do curso técnico. A avaliação diagnóstica foi utilizada para verificar quais conhecimentos os alunos tinham, por meio de questionários com questões dissertativas e questões de múltipla escolha. A avaliação formativa foi realizada ao longo do semestre por meio de relatórios elaborados a partir das reuniões realizadas no final de cada aula, com todos os alunos, e nesse contexto o professor teve o papel de mediador, os feedbacks constanes que o professor fornecia aos alunos durante as reuniões os mantinha sempre muito motivados e aumentou a participação dos alunos. Por fim, a avaliação somativa foi realizada no último dia de aula, por meio de um artigo, um questionário com perguntas de múltipla escolha e dissertação e a apresentação dos projetos que foram desenvolvidos durante o semestre. Na comparação das três turmas do curso técnico, a turma que utilizou as avaliações diagnóstica, formativa e somativa obtiveram os melhores resultados, com um número maior de alunos aprovados, sem alunos reprovados e com uma baixa taxa de alunos que desistiram da disciplina. Os alunos da pós graduação foram divididos em 8 grupos com o objetivo de desenvolver projetos em robótica educacional utilizando a plataforma arduino. Os feedbacks constantes fizeram com que aumentasse o interesse dos alunos e os mantivesse sempre motivados. No final do processo de ensino e aprendizagem foi criado um framework de avaliações, contendo as avaliações diagnóstica, formativa e somativa. O uso das avaliações diagnóstica, formativa e somativa foi importante para o acompanhamento dos projetos com o objetivo de tirar dúvidas, fazer levantamento de ideias, como também para que os alunos se tornarem mais colaborativos. Com a experiência dos questionários respondidos no final do processo é possível com uma nova pesquisa, pensar em elaborar questionários mais objetivos, com a intenção de aperfeiçoar o ensino para futuros alunos
Ver menos
Abstract: Assessment provides information that indicates the extent to which the proposed objectives have been achieved, helping the teacher to decide to maintain or adjust the planned actions. The objective of this study is to investigate diagnostic, formative and summative assessment, under a...
Ver mais
Abstract: Assessment provides information that indicates the extent to which the proposed objectives have been achieved, helping the teacher to decide to maintain or adjust the planned actions. The objective of this study is to investigate diagnostic, formative and summative assessment, under a project-based learning strategy with two groups of students. A group of three classes of the technical course in computer science were compared using different forms of assessment and the development of projects with different tools. And another group of graduate students in computer science applied to education. Diagnostic, formative and summative evaluations were used with the postgraduate group and with the third class of the technical course. The diagnostic evaluation was used to verify what knowledge the students had, through questionnaires with essay questions and multiple-choice questions. The formative assessment was carried out throughout the semester through reports prepared from the meetings held at the end of each class, with all students. In this context the teacher had the role of mediator, providing constant feedback to the students. The meetings kept the students motivated and their participation increased. Finally, the summative assessment was carried out on the last day of class, through an article, a questionnaire with multiple-choice and open-ended questions, and the presentation of the projects that were developed during the semester. When comparing the three classes of the technical course, the group that used the diagnostic, formative and summative evaluations obtained the best results, with a larger number of approved students, no failing students and with a low rate of students who dropped out of the discipline. Graduate students were divided into 8 groups to develop projects in educational robotics using the Arduino platform. The constant feedback also made the students' interest increase and kept them motivated. At the end of the teaching and learning process, an evaluation framework was created, containing the diagnostic, formative and summative evaluations. The use of diagnostic, formative and summative assessments was important for monitoring the projects in order to clarity doubts, gather ideas, as well as for students to become more collaborative. With the experience of the questionnaires answered at the end of the process, it is possible, with a new survey, to think about preparing more objective questionnaires, with the intention of improving teaching for future students
Ver menos
Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF
Lopes, Renato da Rocha, 1972-
Orientador
Barreto, Gilmar, 1958-
Avaliador
Candido, Jorge, 1962-
Avaliador
Camargo, Jose Tarcisio Franco de
Avaliador
Manêra, Leandro Tiago, 1977-
Avaliador
Avaliação em educação tecnológica [recurso eletrônico] : uma abordagem baseada em estratégias diagnóstica, formativa e somativa
Daniela dos Santos Santana
Avaliação em educação tecnológica [recurso eletrônico] : uma abordagem baseada em estratégias diagnóstica, formativa e somativa
Daniela dos Santos Santana