Deus e o diabo no palco da ópera [recurso eletrônico] : uma análise do sublime e do horrível em Fausto de J.W. Goethe e Mefistofele de Arrigo Boito
Matheus Alencar da Silva
DISSERTAÇÃO
Português
T/UNICAMP Si38d
[God and the devil on the opera stage]
Campinas, SP : [s.n.], 2021.
1 recurso online (182 p.) : il., digital, arquivo PDF.
Orientador: Mario Luiz Frungillo
Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem
Resumo: Esta pesquisa visa apresentar uma análise acerca do "Sublime" e do "Horrível" em Fausto: uma tragédia – primeira parte (1808), de Johann Wolfgang von Goethe, e Mefistofele (1868), ópera de Arrigo Boito baseada na tragédia alemã. "Sublime" é o termo que o compositor usa para definir a cena...
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Resumo: Esta pesquisa visa apresentar uma análise acerca do "Sublime" e do "Horrível" em Fausto: uma tragédia – primeira parte (1808), de Johann Wolfgang von Goethe, e Mefistofele (1868), ópera de Arrigo Boito baseada na tragédia alemã. "Sublime" é o termo que o compositor usa para definir a cena divina do Prólogo do Céu, tanto na tragédia quanto na ópera; Por outro lado, o "Horrível" é usado para categorizar a Noite do Sabá romântico, cena baseada na Noite de Valpúrgis da tragédia de Goethe, onde figuras demoníacas se reúnem para adorar Satã. Boito usa esses dois termos como extremos opostos de uma rosa-dos-ventos para descrever o Fausto de Goethe e, consequentemente, baseia-se nessas ideias para conceber sua ópera, única composição italiana memorável acerca do tema fáustico. Para desenvolver a análise proposta, o trabalho inicia com uma investigação sobre a lenda do Doutor Fausto, partindo da figura histórica que a inspira, Georgius Sabellicus, e dos dois escritos centrais seiscentistas sobre o tema, o livro de autor anônimo, de 1587, e a tragédia de Christopher Marlowe, de 1592. Posteriormente, é apresentada uma análise acerca do Fausto de Goethe, seguida das principais composições musicais inspiradas na tragédia e em outras versões da lenda, além das ideias do poeta alemão acerca da ópera ideal para seu Fausto. Adiante, discute-se a posição de Arrigo Boito no movimento boêmio italiano, a Scapigliatura, e sua trajetória como compositor, libretista, tradutor e crítico da arte de sua época, para então apresentar seu conceito para a ópera Mefistofele e seus esforços para alcançar uma obra que unisse, em perfeita harmonia, a música, a poesia e a cena. Finalmente, as duas cenas centrais que apresentam os aspectos "sublimes" e "horríveis" da ópera, o Prólogo no Céu e a Noite do Sabá romântico, são analisadas, considerando os aspectos textuais, musicais e cênicos. Essa análise se debruça na investigação dos seguintes materiais: o libreto da première de 1868, comparando-o às revisões de 1875 e 1879; as partituras publicadas entre 1880 e 1920; e cinco montagens da ópera apresentadas entre 1987 e 2015, construídas seguindo ideias tradicionais, que evocam as direções do compositor e a própria obra de Goethe, e modernas, desenvolvidas sobre a liberdade criativa dos diretores, que permitem-se mudar o rumo da narrativa, levando o enredo para além do cenário medieval proposto na primeira concepção da ópera
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Abstract: This research aims to present an analysis about the "Sublime" and the "Horrible" in Faust: a tragedy - first part (1808), by Johann Wolfgang von Goethe, and Mefistofele (1868), opera by Arrigo Boito based on the German tragedy. "Sublime" is the term that the composer uses to define the...
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Abstract: This research aims to present an analysis about the "Sublime" and the "Horrible" in Faust: a tragedy - first part (1808), by Johann Wolfgang von Goethe, and Mefistofele (1868), opera by Arrigo Boito based on the German tragedy. "Sublime" is the term that the composer uses to define the divine scene of the Prologue in Heaven, both in tragedy and opera; On the other hand, the "Horrible" is used to categorize the Night of the Romantic Sabbath, based on the Walpurgis Night from Goethe's tragedy, where devilish creatures gather to worship Satan. Boito uses these terms as two extremely opposed points of a wind rose in order to describe Goethe's Faust and, consequently, to conceive his opera, the only memorable Italian composition about the Faust. In order to develop this analysis, the research starts with an investigation about the legend of Doctor Faustus, considering the historical figure that inspires it, Georgius Sabellicus, and the two main publications about the legend in the sixteenth century, the anonymous author's book, published in 1587, and Christopher Marlowe's tragedy, written in 1592. Then, an analysis about Goethe's Faust is presented, followed by the main musical compositions inspired by the tragedy and other versions of the legend, besides Goethe's ideas for an ideal opera for his Faust. Posteriorly, Arrigo Boito's position in the Italian bohemian movement, Scapigliatura, is discussed, considering his journey as a composer, librettist, translator and art criticist. Then, it is presented his conception for Mefistofele and his efforts to compose a work that would unite, in perfect harmony, music, poetry and scene. Finally, the two scenes that mostly present the "sublime" and "horrible" aspects are analyzed, considering the textual, musical and scenic aspects. This analysis focuses on the investigation of the following material: the libretto from 1868, compared to the revision from 1875 and 1879; the musical scores published between 1880 and 1920; and five video recordings of the opera presented between 1989 and 2015, set following traditional ideas, that evoke the composer's directions and Goethe's work itself, and modern ones, developed on the stage director's ideas, that allow themselves to change the narrative, rethinking the set, leaving the medieval scenario proposed in the first conception of the opera
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Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF
Frungillo, Mario Luiz, 1960-
Orientador
Unes, Wolney Alfredo Arruda
Avaliador
Deus e o diabo no palco da ópera [recurso eletrônico] : uma análise do sublime e do horrível em Fausto de J.W. Goethe e Mefistofele de Arrigo Boito
Matheus Alencar da Silva
Deus e o diabo no palco da ópera [recurso eletrônico] : uma análise do sublime e do horrível em Fausto de J.W. Goethe e Mefistofele de Arrigo Boito
Matheus Alencar da Silva