Centro Internacional de Estudos, Memórias e Pesquisas da Infância [recurso eletrônico] : uma proposta de política pública para continuidade das ações educacionais da Rede Municipal de Jundiaí
Vastí Ferrari Marques
DISSERTAÇÃO
Português
T/UNICAMP M348c
[International Center of Studies, Memories, and Researches of Childhood]
Campinas, SP : [s.n.], 2021.
1 recurso online (172 p.) : il., digital, arquivo PDF.
Orientador: Roberta Rocha Borges
Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo registrar o processo de constituição do Centro Internacional de Estudos, Memórias e Pesquisas da Infância (CIEMPI), no município de Jundiaí-SP, como um projeto intersetorial para dialogar sobre e pensar a complexidade da infância. O CIEMPI surge da...
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Resumo: O presente trabalho tem como objetivo registrar o processo de constituição do Centro Internacional de Estudos, Memórias e Pesquisas da Infância (CIEMPI), no município de Jundiaí-SP, como um projeto intersetorial para dialogar sobre e pensar a complexidade da infância. O CIEMPI surge da compreensão de que a administração pública deve assumir seu compromisso com a infância. O centro, portanto, foi pensado para ser um espaço público de estudo, de pesquisa e de acolhimento, capaz de interconectar ações e pensamentos em favor da infância e da educação das crianças. Concebido em 2018, como resposta às demandas éticas das garantias dos direitos da infância, e na perspectiva da responsabilidade coletiva, o CIEMPI vem implementando ateliês — aqui entendidos como espaços educacionais em contextos investigativos. Este registro, além de ser uma reflexão sobre uma determinada prática pedagógica, também visa à transformação dessa mesma prática. Por meio da análise documental e da pesquisa de campo junto aos agentes diretamente envolvidos na gestão do CIEMPI, esta pesquisa tem como foco as relações e as aproximações com a rede municipal de ensino em sua tarefa de formação e capacitação. Como resultado, constatou-se que as vivências dentro dos ateliês, na perspectiva da pedagogia da escuta, de Loris Malaguzzi, favorecem o processo de humanização das condições de aprendizagem. Tal pedagogia é fundamentalmente uma prática democrática pois pressupõe a escuta de todos os atores do processo educacional: crianças, educadores e familiares. A documentação pedagógica, nesse contexto de design participativo, se constitui em ferramenta estratégica privilegiada por registrar os insights, as atividades e os processos que se dão a partir da escuta atenta, ativa e interessada das questões levantadas durante as atividades vivenciadas nos ateliês
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Abstract: This work aims to record the process of constitution of the Centro Internacional de Estudos, Memórias e Pesquisas da Infância (CIEMPI), in the city of Jundiaí-SP, as an intersectoral project to discuss and think about the complexity of childhood. CIEMPI arises from the understanding that...
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Abstract: This work aims to record the process of constitution of the Centro Internacional de Estudos, Memórias e Pesquisas da Infância (CIEMPI), in the city of Jundiaí-SP, as an intersectoral project to discuss and think about the complexity of childhood. CIEMPI arises from the understanding that public administration must assume its commitment to childhood. The center, therefore, was designed to be a public space for study, research and reception, capable of interconnecting actions and thoughts in favor of childhood and children's education. Conceived in 2018, as a response to the ethical demands of the guarantees of children's rights, and from the perspective of collective responsibility, CIEMPI has been implementing workshops — understood here as educational spaces in investigative contexts. This record, in addition to being a reflection on a particular pedagogical practice, also aims at transforming that same practice. Through document analysis and field research with agents directly involved in the management of CIEMPI, this research focuses on the relationships and approaches with the municipal education network in its training and shaping task. As a result, it can be seen that the experiences within the workshops, from the perspective of Loris Malaguzzi's listening pedagogy, favor the process of humanization of learning conditions. Such pedagogy is fundamentally a democratic practice because it presupposes listening to all the actors in the educational process: children, educators and family members. Pedagogical documentation, in this context of participatory design, constitutes a privileged strategic tool for recording the insights, activities and processes that take place from attentive, active and interested listening to the issues raised during the activities experienced in the workshops
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Centro Internacional de Estudos, Memórias e Pesquisas da Infância [recurso eletrônico] : uma proposta de política pública para continuidade das ações educacionais da Rede Municipal de Jundiaí
Vastí Ferrari Marques
Centro Internacional de Estudos, Memórias e Pesquisas da Infância [recurso eletrônico] : uma proposta de política pública para continuidade das ações educacionais da Rede Municipal de Jundiaí
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