A avaliação da aprendizagem na educação infantil [recurso eletrônico] : implicações no trabalho docente
Fernanda Pinhelli Franzoi
DISSERTAÇÃO
Português
T/UNICAMP F859a
[The assesment of learning in early childhood education]
Campinas, SP : [s.n.], 2021.
1 recurso online (158 p.) : il., digital, arquivo PDF.
Orientador: Mara Regina Lemes de Sordi
Dissertação (mestrado) Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação
Resumo: A pesquisa teve como objetivo analisar se, na percepção dos professores, a política de avaliação da aprendizagem, na Educação Infantil, implementada no município de Monte Mor – nos anos de 2017 a 2019 – afetou o trabalho docente dos(as) que atuaram junto às turmas de crianças com 5 anos de...
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Resumo: A pesquisa teve como objetivo analisar se, na percepção dos professores, a política de avaliação da aprendizagem, na Educação Infantil, implementada no município de Monte Mor – nos anos de 2017 a 2019 – afetou o trabalho docente dos(as) que atuaram junto às turmas de crianças com 5 anos de idade. Para isso, foi realizada pesquisa de abordagem qualitativa, a qual utilizou, para coleta de dados, entrevistas semiestruturadas junto aos docentes, análise documental e revisão bibliográfica. A análise dos dados ocorreu por triangulação. Como conclusões do estudo, constatou-se que, no que se refere à avaliação da aprendizagem, os aparatos legislativos nacionais e municipais nem sempre apresentam concordância – alguns trechos dos documentos municipais demonstraram discordância com as bases nacionais. Certificou-se que, as matrizes de referência que regem a avaliação da aprendizagem no município estão calcadas na esfera da leitura, escrita e raciocínio lógico. Averiguou-se que, assim como a avaliação da aprendizagem, as formações oferecidas junto aos docentes também ressaltaram as mesmas áreas do conhecimento. Por fim, foi possível identificar que, na percepção dos(as) docentes entrevistados(as), a avaliação da aprendizagem na Educação Infantil produziu diversas implicações junto ao trabalho docente, dentre elas, a reorganização do trabalho e os ajustes no planejamento diário a fim de buscar estratégias para alcançar o que era solicitado nas avaliações, principalmente quando se tratava das matrizes de Língua Portuguesa e Matemática. O conceito de qualidade de educação também foi discutido e revelou-se que, erroneamente, a alfabetização precoce na Educação Infantil tem sido considerada como sinônimo de qualidade de educação. Tal perspectiva tem contribuído para o aniquilamento de uma pedagogia da infância, bem como a exaltação de um trabalho docente prescritivo. Outrossim, urge investigar possibilidades que subvertem esse cenário, a fim de realmente alcançar uma verdadeira Educação Infantil pública e com qualidade socialmente referenciada
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Abstract: The research aimed to analyze whether, in the teachers' perception, the learning assessment policy in Early Childhood Education, implemented in the municipality of Monte Mor - in the years 2017 to 2019 - affected the teaching work of those who worked with the groups of 5-year-olds. For...
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Abstract: The research aimed to analyze whether, in the teachers' perception, the learning assessment policy in Early Childhood Education, implemented in the municipality of Monte Mor - in the years 2017 to 2019 - affected the teaching work of those who worked with the groups of 5-year-olds. For this, a qualitative approach research was carried out, which used, for data collection, semi-structured interviews with teachers, document analysis and literature review. Data analysis was performed by triangulation. As conclusions of the study, it was found that, with regard to the assessment of learning, the national and municipal legislative apparatus do not always show agreement – ??some excerpts from municipal documents showed disagreement with the national bases. It was verified that the reference matrices that govern the assessment of learning in the municipality are based on the sphere of reading, writing and logical reasoning. It was found that, as well as the assessment of learning, the training offered to teachers also highlighted the same areas of knowledge. Finally, it was possible to identify that, in the perception of the interviewed teachers, the assessment of learning in Early Childhood Education produced several implications for the teaching work, among them, the reorganization of work and adjustments in daily planning in order to seek strategies to achieve what was requested in the assessments, especially when it came to the matrices of Portuguese Language and Mathematics. The concept of quality of education was also discussed and it was revealed that, erroneously, early literacy in Early Childhood Education has been considered synonymous with quality of education. This perspective has contributed to the annihilation of a childhood pedagogy, as well as the exaltation of prescriptive teaching work. Furthermore, it is urgent to investigate possibilities that subvert this scenario, in order to really achieve a true public Early Childhood Education with socially referenced quality
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A avaliação da aprendizagem na educação infantil [recurso eletrônico] : implicações no trabalho docente
Fernanda Pinhelli Franzoi
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