Discussão das Diretrizes Curriculares Nacionais para a oferta de educação plurilíngue em contextos de elite [recurso eletrônico]
Maria Paula Sarr
TCC
Português
TCC DIGITAL/UNICAMP Sa75d
Campinas, SP : [s.n.], 2021.
1 recurso online (73 p.) : digital, arquivo PDF.
Orientador: Guilherme Jotto Kawachi
Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Estadual de Campinas,
Resumo: As Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação Plurilíngue (CNE/CEB Nº 02/2020) foram homologadas a fim de garantir uma educação bi ou plurilíngue em escolas brasileiras que a oferecem, em especial nas escolas particulares. Esse documento é inédito na legislação brasileira e impacta o...
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Resumo: As Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação Plurilíngue (CNE/CEB Nº 02/2020) foram homologadas a fim de garantir uma educação bi ou plurilíngue em escolas brasileiras que a oferecem, em especial nas escolas particulares. Esse documento é inédito na legislação brasileira e impacta o imaginário popular do que é ser bilíngue. Se educação bilingue se
caracteriza como a instrução escolar que desenvolve duas ou mais línguas e culturas de forma
multidimensional e crítica, um bilíngue, assim, é um híbrido linguístico cultural que adapta suas
habilidades a diferentes contextos e utiliza práticas translíngues de comunicação. Desta forma,
para elucidar seus entendimentos de cultura, bilinguismo e educação bilíngue, as Diretrizes —
incluindo o Parecer e a Proposta de Resolução — foram analisadas qualitativamente com base
em discussões teóricas e experiências pessoais em escolas particulares. Foi encontrada uma
visão superficial de cultura na educação, preferindo somente o reconhecimento de diferenças
culturais sem a problematização frente a elas, e uma postura linguística monoglóssica frente ao
bilinguismo, pois as Diretrizes não admitem a interatividade, a dinamicidade e a complexidade
cultural da linguagem humana Ver menos
caracteriza como a instrução escolar que desenvolve duas ou mais línguas e culturas de forma
multidimensional e crítica, um bilíngue, assim, é um híbrido linguístico cultural que adapta suas
habilidades a diferentes contextos e utiliza práticas translíngues de comunicação. Desta forma,
para elucidar seus entendimentos de cultura, bilinguismo e educação bilíngue, as Diretrizes —
incluindo o Parecer e a Proposta de Resolução — foram analisadas qualitativamente com base
em discussões teóricas e experiências pessoais em escolas particulares. Foi encontrada uma
visão superficial de cultura na educação, preferindo somente o reconhecimento de diferenças
culturais sem a problematização frente a elas, e uma postura linguística monoglóssica frente ao
bilinguismo, pois as Diretrizes não admitem a interatividade, a dinamicidade e a complexidade
cultural da linguagem humana Ver menos
Abstract: The National Curriculum Guidelines for Multilingual Education (Diretrizes Curriculares Nacionais
para Educação Plurilíngue in Portuguese, CNE/CEB Nº 02/2020) were approved in order to
guarantee bi- or plurilingual education in Brazilian schools that offer it, especially in... Ver mais Abstract: The National Curriculum Guidelines for Multilingual Education (Diretrizes Curriculares Nacionais
para Educação Plurilíngue in Portuguese, CNE/CEB Nº 02/2020) were approved in order to
guarantee bi- or plurilingual education in Brazilian schools that offer it, especially in private
schools. This document is unprecedented in Brazilian legislation and impacts what it means to
be bilingual. If bilingual education is characterized as school instruction that develops two or
more languages and cultures in a multidimensional and critical way, then a bilingual person is a
cultural-linguistic hybrid who adapts their skills to different contexts and uses translingual
practices. Thus, to elucidate understandings of culture, bilingualism and bilingual education
present in the Guidelines, the document was analyzed qualitatively based on theoretical
discussions and personal experiences in private schools. A superficial view of culture in
education was found, as the document favors the recognition of cultural differences without
questioning them, and a monoglossic linguistic stance towards bilingualism, as the Guidelines
do not admit the interactivity, dynamicity and cultural complexity of human language Ver menos
para Educação Plurilíngue in Portuguese, CNE/CEB Nº 02/2020) were approved in order to
guarantee bi- or plurilingual education in Brazilian schools that offer it, especially in... Ver mais Abstract: The National Curriculum Guidelines for Multilingual Education (Diretrizes Curriculares Nacionais
para Educação Plurilíngue in Portuguese, CNE/CEB Nº 02/2020) were approved in order to
guarantee bi- or plurilingual education in Brazilian schools that offer it, especially in private
schools. This document is unprecedented in Brazilian legislation and impacts what it means to
be bilingual. If bilingual education is characterized as school instruction that develops two or
more languages and cultures in a multidimensional and critical way, then a bilingual person is a
cultural-linguistic hybrid who adapts their skills to different contexts and uses translingual
practices. Thus, to elucidate understandings of culture, bilingualism and bilingual education
present in the Guidelines, the document was analyzed qualitatively based on theoretical
discussions and personal experiences in private schools. A superficial view of culture in
education was found, as the document favors the recognition of cultural differences without
questioning them, and a monoglossic linguistic stance towards bilingualism, as the Guidelines
do not admit the interactivity, dynamicity and cultural complexity of human language Ver menos
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Discussão das Diretrizes Curriculares Nacionais para a oferta de educação plurilíngue em contextos de elite [recurso eletrônico]
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