Escola do campo em território da Reforma Agrária [recurso eletrônico] : a construção coletiva de um projeto político-pedagógico
Cláudia Praxedes
DISSERTAÇÃO
Português
T/UNICAMP P891e
[Rural scholl in Agrarian Reform territory]
Campinas, SP : [s.n.], 2021.
1 recurso online (166 p.) : il., digital, arquivo PDF.
Orientador: Luciano Pereira
Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação
Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo analisar como se desenvolve na vida escolar cotidiana a relação entre escola e comunidade assentada, a partir dos princípios pedagógicos propostos pela Educação do Campo. A metodologia utilizada foi a pesquisa participante, dessa maneira, acompanhou-se o...
Ver mais
Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo analisar como se desenvolve na vida escolar cotidiana a relação entre escola e comunidade assentada, a partir dos princípios pedagógicos propostos pela Educação do Campo. A metodologia utilizada foi a pesquisa participante, dessa maneira, acompanhou-se o cotidiano escolar, em especial, o processo de construção coletiva do Projeto Político-Pedagógico, da Escola Terezinha de Moura e Franco Montoro, localizada no assentamento Pirituba II, área 1. Vale ressaltar que tanto o assentamento como a escola foram conquistados, há 35 anos, a partir da luta pela terra através do Movimento dos Trabalhadores e das Trabalhadoras Rurais Sem Terra (MST). A relação entre a escola Terezinha de Moura e a comunidade - caracterizada pela participação da comunidade - foi forjada junto com a luta pela terra e o envolvimento com o MST propiciou aprendizados políticos e organizativos (CALDART, 2004), que influiu para uma cultura política na qual ressignifica as concepções de educação e de participação. Esse movimento dialógico contínuo entre a escola e a comunidade faz com que esta escola tenha diferenças se comparada a outras escolas de assentamentos, em que objetivam uma educação emancipadora com valorização dos conhecimentos da comunidade assentada na qual a escola está inserida
Ver menos
Abstract: The objective of this research is to analyze how it develops in everyday school life the relationship between school and the settled community, based on the pedagogical principles proposed by Rural Education. The methodology used was the participant research, in this way, in the school...
Ver mais
Abstract: The objective of this research is to analyze how it develops in everyday school life the relationship between school and the settled community, based on the pedagogical principles proposed by Rural Education. The methodology used was the participant research, in this way, in the school routine, the process of collective construction of the Pedagogical Political Project of the Terezinha de Moura and Franco Montoro School, located in the Pirituba II settlement, area 1, was followed. It is worth mentioning that both the settlement and the school were conquered 35 years ago from the struggle for land through the Landless Rural Workers Movement (MST). The relationship between the Terezinha de Moura school and the community - characterized by the participation of the community - was forged along with the struggle for land and the involvement with the MST provided political and organizational learning (CALDART, 2004), which influenced a political culture which gives new meaning to the concepts of education and participation. This continuous dialogical movement between the school and the community makes this school different from other settlement schools, in which they aim at an emancipatory education with valorization of the knowledge of the settled community in which the school is inserted
Ver menos
Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF
Escola do campo em território da Reforma Agrária [recurso eletrônico] : a construção coletiva de um projeto político-pedagógico
Cláudia Praxedes
Escola do campo em território da Reforma Agrária [recurso eletrônico] : a construção coletiva de um projeto político-pedagógico
Cláudia Praxedes