Ingresso e permanência do público-alvo da educação especial na perspectiva da educação inclusiva nos cursos de graduação da Unicamp [recurso eletrônico]
Beatriz Rodrigues de Almeida
TCC
Português
TCC DIGITAL/UNICAMP AL64i
Campinas, SP : [s.n.], 2021.
1 recurso online (134 p.) : il., digital, arquivo PDF.
Orientador: Régis Henrique dos Reis Silva
Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação
Resumo: Nos últimos anos, dados do Censo da Educação Superior revelam o crescimento do número de estudantes público-alvo da educação especial na perspectiva da educação inclusiva (PAEE-EI) – pessoas com deficiência, transtornos do espectro autista e altas habilidades/superdotação – no ensino...
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Resumo: Nos últimos anos, dados do Censo da Educação Superior revelam o crescimento do número de estudantes público-alvo da educação especial na perspectiva da educação inclusiva (PAEE-EI) – pessoas com deficiência, transtornos do espectro autista e altas habilidades/superdotação – no ensino superior brasileiro, além do aumento da produção científica que se dedica ao estudo da inclusão do PAEE no ensino superior. Tendo isto em vista, o presente trabalho objetiva compreender quais as condições de ingresso e permanência dos estudantes PAEE nos cursos de graduação da Unicamp. Para tanto, a pesquisa foi desenvolvida a partir do levantamento bibliográfico-documental dos trabalhos científicos e da legislação brasileira da área, seguida da pesquisa de campo por meio de questionários semiestruturados aplicados no setor de ingresso, setor de matrículas e Pró Reitoria de Graduação. Contamos, ademais, com a participação de coordenadores de curso e estudantes da referida universidade. Os resultados indicaram que, embora a Unicamp tenha um longo histórico de ações e práticas em busca da inclusão de seus estudantes, estes enfrentam barreiras em suas trajetórias acadêmicas, que dificultam a efetiva inclusão ao acesso e à permanência na instituição
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Abstract: In recent years, data from the Higher Education Census reveal the growth in the number of students targeted by special education from the perspective of inclusive education (PAEE-EI) - people with disabilities, autistic spectrum disorders and high abilities / giftedness - in teaching...
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Abstract: In recent years, data from the Higher Education Census reveal the growth in the number of students targeted by special education from the perspective of inclusive education (PAEE-EI) - people with disabilities, autistic spectrum disorders and high abilities / giftedness - in teaching Brazilian higher education, in addition to the increase in scientific production dedicated to the study of the inclusion of the PAEE in higher education. With this in mind, this work aims to understand the conditions for entry and permanence of PAEE students in undergraduate courses at Unicamp. Therefore, the research was developed from the bibliographic-documentary survey of scientific works and the Brazilian legislation in the area, followed by field research through semi-structured questionnaires applied in the admission sector, enrollment sector and Undergraduate Dean. We also count on the participation of course coordinators and students from that university. The results indicated that, although Unicamp has a long history of actions and practices in search of the inclusion of its students, they face barriers in their academic trajectories, which make it difficult for them to effectively access and remain in the institution
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Ingresso e permanência do público-alvo da educação especial na perspectiva da educação inclusiva nos cursos de graduação da Unicamp [recurso eletrônico]
Beatriz Rodrigues de Almeida
Ingresso e permanência do público-alvo da educação especial na perspectiva da educação inclusiva nos cursos de graduação da Unicamp [recurso eletrônico]
Beatriz Rodrigues de Almeida