A guitarra agente [recurso eletrônico] : características da guitarra elétrica na construção de redes heterogêneas
Alexandre Martinello Sanches
TESE
Português
T/UNICAMP Sa55g
[The agent guitar]
Campinas, SP : [s.n.], 2021.
1 recurso online (267 p.) : il., digital, arquivo PDF.
Orientadores: Jose Eduardo Fornari Novo Junior, Suzel Ana Reily
Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes
Resumo: O objetivo desta tese é propor uma discussão sobre processos criativos para a guitarra elétrica a partir de conceitos dinâmicos que ampliam as possibilidades de análise para além da obra em si, ao considerar aspectos, processos e relações sociais, culturais, comerciais e políticos como sendo...
Ver mais
Resumo: O objetivo desta tese é propor uma discussão sobre processos criativos para a guitarra elétrica a partir de conceitos dinâmicos que ampliam as possibilidades de análise para além da obra em si, ao considerar aspectos, processos e relações sociais, culturais, comerciais e políticos como sendo tão determinantes e importantes no processo de criação quanto à própria obra. Para realizar essa discussão, a guitarra deve ser considerada como um objeto agente na construção de redes heterogêneas, compartilhando com o compositor o protagonismo das ações e escolhas no processo criativo. A compreensão do objeto como um agente protagonista é retirado da Actor-Network Theory (ANT) de Bruno Latour, e juntamente com os conceitos de affordance de James J. Gibson, a antropologia da obra de arte de Alfred Gell e as considerações a respeito do mundo sem objeto de Tim Ingold, fornecem as ferramentas conceituais utilizadas na perseguição das redes conectadas pela agência da guitarra. Foram selecionadas cinco características da guitarra que se mostram exemplares no rastreamento destas redes heterogêneas: o material e a iconografia, a eletricidade, a intensidade, a saturação e o tone, e que serão analisadas a partir de quatro fatores complementares entre si: fatores técnicos, fatores econômicos e comerciais, fatores criativos e fatores relevantes em contextos musicais. A metodologia utilizada será baseada na ANT de Latour, implementada através da análise de material bibliográfico sobre o instrumento e entrevistas com guitarristas-compositores de música experimental localizados em diversas partes do Brasil. Na conclusão, será destacada a importância de estudos que rompam a dicotomia entre sujeito e objeto e como a guitarra pode auxiliar na compreensão da agência do instrumento na diluição do protagonismo presente nas práticas musicais e sociais
Ver menos
Abstract: The thesis objective is to propose a discussion about electric guitar's creative processes based on dynamic concepts that expand the possibilities of analysis beyond the work, considering social, cultural, commercial and political aspects, processes, and relations being so important and...
Ver mais
Abstract: The thesis objective is to propose a discussion about electric guitar's creative processes based on dynamic concepts that expand the possibilities of analysis beyond the work, considering social, cultural, commercial and political aspects, processes, and relations being so important and determinant in the creative process as the work itself. To implement this discussion, the electric guitar must be considered an agent object in the construction of heterogeneous networks, sharing the protagonism of the actions and choices in the creative process with the composer. The understanding of the object as a protagonist agent is taken from Bruno Latour's Actor-Network Theory (ANT), along with James J. Gibson's concepts of affordance, Alfred Gell's anthropology of art and the considerations of Tim Ingold's objectless world, provide the conceptual tools used in the pursuit of networks connected by the electric guitar's agency. Five characteristics of the electric guitar were selected for tracking these heterogeneous networks: the material and the iconography, the electricity, the intensity, the saturation and the tone, and which will be analyzed from four complementary factors: technical factors, economic and commercial factors, creative factors and relevant factors in musical contexts. The methodology used will be based on Latour's ANT, implemented through the analysis of bibliographic material on the instrument and interviews with guitarists-composers of experimental music located in different parts of Brazil. In conclusion, the importance of studies that break the dichotomy between subject and object and how the electric guitar can help in understanding the agency of the instrument in the dilution of the protagonism present in musical and social practices will be highlighted
Ver menos
Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF
Novo Junior, José Eduardo Fornari, 1966-
Orientador
Reily, Suzel Ana, 1955-
Coorientador
Mannis, José Augusto, 1958-
Avaliador
Muniagurria, Lorena Avellar de, 1979-
Avaliador
Siqueira, André Ricardo
Avaliador
Ficagna, Alexandre Remuzzi, 1983-
Avaliador
A guitarra agente [recurso eletrônico] : características da guitarra elétrica na construção de redes heterogêneas
Alexandre Martinello Sanches
A guitarra agente [recurso eletrônico] : características da guitarra elétrica na construção de redes heterogêneas
Alexandre Martinello Sanches