Qualidades declamatórias nas sonatas para piano de Ludwig van Beethoven [recurso eletrônico] = Declamatory qualities in Ludwig van Beethoven's piano sonatas
Fábio Silva Ventura
TESE
Português
T/UNICAMP V567q
[Declamatory qualities in Ludwig van Beethoven's piano sonatas]
Campinas, SP : [s.n.], 2021.
1 recurso online (179 p.) : il., digital, arquivo PDF.
Orientador: Helena Jank
Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes
Resumo: Este trabalho tem como tema principal a observação e discussão de aspectos declamatórios na interpretação da obra para piano de Beethoven. Essa investigação foi concretizada pela análise das ligaduras e outros sinais de notação nas sonatas para piano do compositor, com base em partituras que...
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Resumo: Este trabalho tem como tema principal a observação e discussão de aspectos declamatórios na interpretação da obra para piano de Beethoven. Essa investigação foi concretizada pela análise das ligaduras e outros sinais de notação nas sonatas para piano do compositor, com base em partituras que apresentam diferentes graus de intervenção editorial. Estes elementos foram discutidos considerando-se processos históricos como a canonização da figura do compositor, de suas obras e consequentemente das formas de interpretá-las. A partir da literatura foram identificadas duas principais posturas interpretativas: uma modernista e outra retórica. Remontamos as primeiras manifestações desta prática modernista de interpretação a partir de publicações sobre a obra para piano do compositor escritas por seu ex-aluno, Carl Czerny, ainda no século XIX. Através das contribuições de tratadistas do classicismo musical germânico foi possível verificar o quanto Beethoven foi influenciado pela tradição musical do século XVIII, mantendo em sua escrita aspectos declamatórios relacionados ao pensamento musical retórico, em dissonância com as orientações de Czerny. Este conflito se faz presente na dificuldade de se compreender o emprego das ligaduras realizado pelo compositor em toda a produção de suas sonatas para piano, que tende a ser reconhecido como problemático por pesquisadores sobre o tema até os dias atuais. Estes aspectos de notação tendem a confirmar a preocupação do compositor com a acentuação adequada das estruturas musicais, reconhecidos principalmente através do emprego das ligaduras. A compreensão destes elementos de notação foi exemplificada através de partituras das sonatas do compositor buscando esclarecer a lógica de sua aplicação a partir de informações reunidas em tratados do final do século XVIII e de publicações de autores do século XX
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Abstract: This work has as the main theme the observation and discussion of declamatory aspects in the interpretation of Beethoven's piano work. This investigation was accomplished through the analysis of the slurs and other notational signs existing in the composer's piano sonatas, based on scores...
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Abstract: This work has as the main theme the observation and discussion of declamatory aspects in the interpretation of Beethoven's piano work. This investigation was accomplished through the analysis of the slurs and other notational signs existing in the composer's piano sonatas, based on scores that show different degrees of editorial intervention. These elements were discussed considering historical processes such as the canonization of the figure of the composer, of his works, and, consequently, of the performing practices related to this repertoire. Two main interpretive approaches were identified: a modernist and a rhetorical one. The first manifestations of this modernist practice of interpretation can be traced back to publications on the composer's piano work in the writings by his former pupil Carl Czerny, as early as the 19th century. Through the contributions of writers of Germanic musical classicism, it was possible to verify how much Beethoven was influenced by the musical tradition of the 18th century, maintaining in his writing declamatory aspects related to rhetorical musical thought, in dissonance with Czerny's orientations. This conflict is present in the struggle of understanding the use of the slurs written by the composer in the entire production of his piano sonatas, which tends to be recognized as problematic by researchers of the theme until today. These aspects of notation tend to confirm the composer's concern with the proper accentuation of the musical structures, recognized mainly through the use of slurs. The understanding of these elements of notation was exemplified through scores of the composer's sonatas aiming to clarify the logic of their application based on information gathered in treatises of the late 18th century and publications by authors of the 20th century
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Jank, Helena, 1939-
Orientador
Arruda, Carlo Vinícius Rosa, 1982-
Avaliador
Almeida, Alexandre Zamith, 1972-
Avaliador
Martin, Mauricy Matos, 1955-
Avaliador
Qualidades declamatórias nas sonatas para piano de Ludwig van Beethoven [recurso eletrônico] = Declamatory qualities in Ludwig van Beethoven's piano sonatas
Fábio Silva Ventura
Qualidades declamatórias nas sonatas para piano de Ludwig van Beethoven [recurso eletrônico] = Declamatory qualities in Ludwig van Beethoven's piano sonatas
Fábio Silva Ventura