Violência escolar, políticas públicas e docência em educação física [recurso eletrônico] : suas relações pelo olhar docente
Paulo Vitor Bognoli Mattosinho
DISSERTAÇÃO
Português
T/UNICAMP M436v
[School violence, public policies and teaching in physical education]
Campinas, SP : [s.n.], 2021.
1 recurso online (90 p.) : il., digital, arquivo PDF.
Orientador: Elaine Prodócimo
Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação Física
Resumo: A violência escolar é um fenômeno que ocorre nas escolas e de forma ímpar nas aulas de Educação Física, devido às particularidades dessa disciplina. Para lidar com essa questão, nos últimos anos, surgiram diversas propostas governamentais relacionadas a essa forma de violência. A exemplo...
Ver mais
Resumo: A violência escolar é um fenômeno que ocorre nas escolas e de forma ímpar nas aulas de Educação Física, devido às particularidades dessa disciplina. Para lidar com essa questão, nos últimos anos, surgiram diversas propostas governamentais relacionadas a essa forma de violência. A exemplo dessas ações, temos a Lei federal nº 13.185/2015, sobre Intimidação Sistemática ou Bullying; o projeto do governo estadual paulista sobre os(as) professores(as) mediadores(as) escolares e comunitários; o projeto Escola da Família, além de outras ações pontuais, como ações da gestão escolar para tratar do tema. Sobre esse tema, nos questionamos sobre: a) as concepções de violência de professores(as) de Educação Física da rede estadual paulista; b) os seus conhecimentos sobre as políticas públicas e a legislação vigente relacionadas à violência escolar e; c) como esses professores(as) se apropriam ou não desses conceitos, leis, projetos e políticas públicas em sua atuação profissional. Para responder a essas questões, este trabalho tem como objetivo trazer à luz a relação de apropriação das políticas públicas e legislações relacionadas à violência escolar por parte de docentes de Educação Física da rede estadual paulista, especificamente em escolas estaduais das diretorias Leste e Oeste de Campinas, a partir da visão do(a) próprio(a) docente. Inicialmente, desenvolvemos uma revisão da literatura sobre violência escolar e como ela se insere especificamente nas aulas de Educação Física e discutimos as políticas públicas relacionadas ao tema. Também realizamos uma pesquisa qualitativa, através da aplicação de um questionário online por meio do Google Forms a docentes da disciplina de Educação Física, com questões que visavam analisar o conhecimento desses(as) professores(as) sobre a violência em sua realidade escolar e como lidam com as políticas públicas sobre o tema em sua profissão, tivemos 29 docentes participantes de um total de 300 . O grupo compreende a Violência através de suas ocorrências em suas realidades. Nossos resultados apontam que o grupo docente participante da pesquisa não conhece com profundidade os programas e políticas públicas voltados à violência escolar, pois a implementação dessas ações dificilmente ocorre em conjunto com a docência . Elas são geralmente impostas hierarquicamente, sem considerar as demandas dos(as) professores(as), profissionais que se encontram na linha de frente escolar e que, portanto, seriam os mais indicados para contribuir com sugestões que minimizariam os conflitos e a violência na escola. A reflexão gerada por esta pesquisa contribui para evidenciar, a partir da perspectiva dos(as) próprios(as) docentes, como essas políticas chegam a eles e se realmente funcionam como uma ferramenta pedagógica para reduzir as situações de violência escolar nas aulas de Educação Física. Objetivamos compreender o que entendem por violência e seus contornos no ambiente escolar, como trabalham com as políticas públicas que lidam com o tema da violência na escola, se há a apropriação destas políticas em sua realidade docente. Nossos resultados também podem gerar subsídios importantes para que novas ações sejam implementadas, de modo a atender a demanda dos(as) professores(as)
Ver menos
Abstract: School violence is a phenomenon that occurs in schools and in a unique way in Physical Education classes, due to the particularities of this discipline. To deal with this issue, in recent years, several governmental proposals related to this form of violence have emerged. An example of...
Ver mais
Abstract: School violence is a phenomenon that occurs in schools and in a unique way in Physical Education classes, due to the particularities of this discipline. To deal with this issue, in recent years, several governmental proposals related to this form of violence have emerged. An example of these actions is the federal law 13.185/2015, about Systematic Intimidation or Bullying; the project of the state government of São Paulo about school and community mediator teachers; the Family School project, besides other specific actions, such as school management actions to deal with the theme. About this theme, we questioned ourselves about: a) the conceptions of violence of Physical Education teachers of the São Paulo state network; b) their knowledge about public policies and current legislation related to school violence and; c) how these teachers appropriate or not these concepts, laws, projects and public policies in their professional practice. To answer these questions, this paper aims to bring to light the relationship of appropriation of public policies and legislation related to school violence by Physical Education teachers of the state network of São Paulo, specifically in state schools of the East and West directorates of Campinas, from the view of the teacher. Initially, we developed a literature review on school violence and how it is inserted specifically in Physical Education classes and discussed the public policies related to the theme. We also carried out a qualitative research, through the application of an online questionnaire via Google Forms to teachers of Physical Education, with questions aimed at analyzing their knowledge about violence in their school reality and how they deal with public policies on the subject in their profession. The group understands Violence through its occurrences in their realities. Our results indicate that the group of teachers participating in the research does not know in depth the programs and public policies aimed at school violence, because the implementation of these actions hardly occurs together with the teaching staff. They are usually imposed hierarchically, without considering the demands of the teachers, professionals who are on the front line at school and who, therefore, would be the most suitable to contribute with suggestions that would minimize conflicts and violence at school. The reflection generated by this research contributes to evidence, from the perspective of the teachers themselves, how these policies reach them and if they really work as a pedagogical tool to reduce the situations of school violence in Physical Education classes. We aimed to understand what they understand by violence and its contours in the school environment, how they work with public policies that deal with the issue of violence at school, if there is the appropriation of these policies in their teaching reality. Our results may also generate important subsidies for new actions to be implemented, in order to meet the teachers' demands
Ver menos
Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF
Violência escolar, políticas públicas e docência em educação física [recurso eletrônico] : suas relações pelo olhar docente
Paulo Vitor Bognoli Mattosinho
Violência escolar, políticas públicas e docência em educação física [recurso eletrônico] : suas relações pelo olhar docente
Paulo Vitor Bognoli Mattosinho