Política linguística e o funcionamento discursivo do livro didático Cercanía Joven [recurso eletrônico]
Karina Magno Brazorotto de Sá
DISSERTAÇÃO
Português
T/UNICAMP Sa11p
[Language policy and the dicursive operation of the Cercanía Joven textbook]
Campinas, SP : [s.n.], 2021.
1 recurso online (121 p.) : il., digital, arquivo PDF.
Orientador: Ana Cláudia Fernandes Ferreira
Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem
Resumo: Neste estudo nos propomos a análise dos pareceres CNE/CEB de 08/2007 e 15/2015 e da Lei 11.161/2005, que versam sobre o oferecimento de Espanhol como língua estrangeira, bem como da coleção de livros didáticos de língua espanhola Cercanía Joven (2013), pensada para o ensino médio brasileiro....
Ver mais
Resumo: Neste estudo nos propomos a análise dos pareceres CNE/CEB de 08/2007 e 15/2015 e da Lei 11.161/2005, que versam sobre o oferecimento de Espanhol como língua estrangeira, bem como da coleção de livros didáticos de língua espanhola Cercanía Joven (2013), pensada para o ensino médio brasileiro. Inscrita nos fundamentos teóricos da História das Ideias Linguísticas, que nos dão base para a compreensão da língua como saber e objeto de saber e para o seu processo de gramatização, o foco desta investigação é refletir em que medida esses instrumentos linguísticos estão articulados e pensados para a formação do cidadão brasileiro com escolarização média. Nesse sentido, neste trabalho objetivamos compreender: a) como esses documentos linguísticos são entendidos e aprendidos pelos autores do livro didático, constituindo seu imaginário em relação à necessidade de se aprender Espanhol na Escola; b) em que medida esses documentos modelam a produção de livros didáticos para o ensino de Espanhol; c) como a coleção de livros didáticos Cercanía Joven (2013) apresenta a Língua Espanhola e expressa em seu conteúdo as determinações expressas nas políticas linguísticas e educacionais vigentes; d) como esse livro didático constitui um saber sobre a língua espanhola e a cultura dos povos que tem o espanhol como língua oficial, domesticando as diferenças linguísticas existentes, afetando como o brasileiro projeta a imagem desses falantes de espanhol no mundo e, simultaneamente, constrói um imaginário sobre essa língua para o aprendiz
Ver menos
Abstract: In this study we propose to analyze the CNE/CEB opinions of 08/2007 and 15/2015 and the Law 11.161/2005 that deal with the offering of Spanish as a foreign language as well as the Spanish language textbook collection Cercanía Joven (2013), designed for Brazilian high schools. Based on the...
Ver mais
Abstract: In this study we propose to analyze the CNE/CEB opinions of 08/2007 and 15/2015 and the Law 11.161/2005 that deal with the offering of Spanish as a foreign language as well as the Spanish language textbook collection Cercanía Joven (2013), designed for Brazilian high schools. Based on the theoretical foundations of the History of Linguistic Ideas, which provide the basis for the understanding of language as knowledge and object of knowledge and for its grammatization process, the focus of this research is to reflect to what extent these linguistic instruments are articulated and designed for the formation of Brazilian citizens with middle school education. In this sense, we aim at understanding (a) how these linguistic documents are understood and learned by the textbook authors, constituting their imaginary in relation to the need to learn Spanish in School; (b) to what extent these documents shape the production of textbooks for the teaching of Spanish; (c) how the textbook collection Cercanía Joven (2013) presents the Spanish Language and expresses in its content the determinations expressed in the linguistic and educational policies in force; d) how this textbook constitutes knowledge about the Spanish language and the culture of the peoples whose official language is Spanish, domesticating the existing linguistic differences, affecting how Brazilians project the image of these Spanish speakers in the world and, simultaneously, build an imaginary about this language for the learner
Ver menos
Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF
Política linguística e o funcionamento discursivo do livro didático Cercanía Joven [recurso eletrônico]
Karina Magno Brazorotto de Sá
Política linguística e o funcionamento discursivo do livro didático Cercanía Joven [recurso eletrônico]
Karina Magno Brazorotto de Sá