ESPIRAL [recurso eletrônico] : educação somática e primeira infância na licenciatura em dança
Kátia Salib Deffaci
TESE
Português
T/UNICAMP D361e
[SPIRAL]
Campinas, SP : [s.n.], 2021.
1 recurso online (119 p.) : il., digital, arquivo PDF.
Orientador: Márcia Maria Strazzacappa Hernández
Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação
Resumo: Esta tese investiga a formação de professoras e professores nos entrelugares da Licenciatura em Dança e da Educação Infantil. Entende como ponto de partida o descentramento do adulto e o acesso da criança à arte e à educação como direitos de cidadania. Na perspectiva de um professor artista...
Ver mais
Resumo: Esta tese investiga a formação de professoras e professores nos entrelugares da Licenciatura em Dança e da Educação Infantil. Entende como ponto de partida o descentramento do adulto e o acesso da criança à arte e à educação como direitos de cidadania. Na perspectiva de um professor artista em uma abordagem somática da dança, questiona quais sínteses podem ampliar a formação de licenciadas e licenciados em Dança na prática de um Projeto de Extensão em uma escola pública de Educação Infantil, com turmas de quatro a cinco/seis anos de idade. A metodologia ampara-se na Prática como Pesquisa / Practice as Research (PaR) aliada à narrativa como pesquisa. Nos entrelugares, a tese defende um encontro através da espiral. De movimento concêntrica e excêntrica, a espiral propõe a criança em seu centro. Partindo da criança e voltando à criança, em movimento contínuo dançam as contribuições da educação somática na dança; as especificidades da Educação Infantil; e a prática e a experiência em dança com as crianças na formação de professores. A espiral valoriza a escuta e a observação, a inteireza com as crianças na dança e a roda como encontro de troca tanto entre professores artistas em formação quanto como na prática com as crianças. Conclui que a efetivação da arte e da dança como direito das crianças na Educação Infantil demanda uma Licenciatura em Dança transversalmente preocupada com a criança em todo seu currículo, e que o movimento da espiral promove que Licenciatura em Dança cada vez mais percorra a trilha, saindo sua sala de aula, até encontrar a escola de Educação Infantil para compartilhar experiências em dança na vida de crianças, professores artistas e comunidade escolar
Ver menos
Abstract: This thesis researches the training of teachers in between the Degree in Dance and Early Childhood Education. It takes as its starting point the decentralization from the adult so that the child is at the centre, and the child's access to art and education are citizenship rights. From the...
Ver mais
Abstract: This thesis researches the training of teachers in between the Degree in Dance and Early Childhood Education. It takes as its starting point the decentralization from the adult so that the child is at the centre, and the child's access to art and education are citizenship rights. From the perspective of an artist-teacher practising a somatic approach to dance, it asks what syntheses can expand the training and performance of graduates in Dance in the practice of an Extension Project in an early childhood public school, with groups of four to five / six years old. The methodology is supported by Practice as Research (PaR) combined with narrative inquiry. In between places, the thesis defends an encounter through the spiral. Concentrically and eccentrically, the spiral proposes the child at its centre. The child is the departing and returning point. Early Childhood Education specificities dance in continuous movement with the contributions of somatic education in dance; dance practices and experience with children in teacher training. The spiral values listening and observation, wholeness with the children in the dance. Also, spiral encourages to be in circle as the exchange meeting both between artist-teachers in training and practice with the children. Finally, this thesis concludes that art and dance as rights of children in Early Childhood Education requires transversally concerned with the child throughout Dance Undergraduate curriculum. The spiral movement promotes that Degree in Dance increasingly travels the trail, leaving its own classroom, until it finds the Early Childhood Education school to share experiences in dance in the lives of children, teachers and the school community
Ver menos
Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF
ESPIRAL [recurso eletrônico] : educação somática e primeira infância na licenciatura em dança
Kátia Salib Deffaci
ESPIRAL [recurso eletrônico] : educação somática e primeira infância na licenciatura em dança
Kátia Salib Deffaci