Sérgio Ricardo, Cinema Novo e educação para a emancipação [recurso eletrônico]
Edvania Monte Prado
DISSERTAÇÃO
Português
T/UNICAMP P882s
[Sérgio Ricardo, Cinema Novo and education for emancipation]
Campinas, SP : [s.n.], 2021.
1 recurso online (96 p.) : il., digital, arquivo PDF.
Orientador: Anderson Ricardo Trevisan
Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação
Resumo: Sérgio Ricardo, multiartista brasileiro ficou conhecido principalmente, por sua obra musical, tendo participado do movimento bossanovista. Foi atuante também em um segundo momento dessa bossa nova, chamada por alguns como bossa nova engajada ou canções de protesto. Mas Ricardo ainda...
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Resumo: Sérgio Ricardo, multiartista brasileiro ficou conhecido principalmente, por sua obra musical, tendo participado do movimento bossanovista. Foi atuante também em um segundo momento dessa bossa nova, chamada por alguns como bossa nova engajada ou canções de protesto. Mas Ricardo ainda enveredou pelo caminho cinematográfico, compondo trilhas sonoras, em especial para o cineasta Glauber Rocha e também com seus filmes próprios. Seu cinema na década de 1960 e início dos anos de 1970 esteve vinculado ao projeto do Cinema Novo brasileiro. Esta dissertação tem por objetivo estudar a relação desses filmes com a sociedade a qual pertencem, buscando identificar se possuem um potencial educativo e de que forma este cinema poderia estar alicerçado em um projeto maior de uma educação para a emancipação. Traremos essa discussão focada nas obras cinematográficas de Sérgio Ricardo, destacadas em dois filmes analisados, Esse mundo é meu (1963) e A noite do Espantalho (1974) amparados, em especial, por um referencial teórico metodológica de uma sociologia da arte. Palavras-chaves: Sérgio Ricardo, Cinema Novo, educação, emancipação, sociologia da arte
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Abstract: Sérgio Ricardo, a Brazilian multi-artist, was known mainly for his musical work, having participated in the bossanovista movement. It was also active in a second moment of this bossa nova, called by some as engaged bossa nova or protest songs. But Ricardo still took the cinematographic...
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Abstract: Sérgio Ricardo, a Brazilian multi-artist, was known mainly for his musical work, having participated in the bossanovista movement. It was also active in a second moment of this bossa nova, called by some as engaged bossa nova or protest songs. But Ricardo still took the cinematographic path, composing soundtracks, especially for the filmmaker Glauber Rocha and also with his own films. His cinema in the 1960s and early 1970s was linked to the Brazilian Cinema Novo project. This dissertation aims to study the relationship of these films with the society to which they belong, seeking to identify whether they have an educational potential and how this cinema could be based on a larger project of an education for emancipation. We will bring this discussion focused on the cinematographic works of Sérgio Ricardo, highlighted in two analyzed films, Esse mundo é meu (1963) and A noite do Espantalho (1974) supported, in particular, by a theoretical and methodological framework of a sociology of art. Keywords: Sérgio Ricardo, Cinema Novo, education, emancipation, sociology of art
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Sérgio Ricardo, Cinema Novo e educação para a emancipação [recurso eletrônico]
Edvania Monte Prado
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