Afetos que movem o coletivo [recurso eletrônico] : o trabalho da diretora de escola na construção da qualidade social
Adriano Caetano Rolindo
TESE
Português
T/UNICAMP R646a
[Affections that move the collective]
Campinas, SP : [s.n.], 2021.
1 recurso online (483 p.) : il., digital, arquivo PDF.
Orientador: Sérgio Antônio da Silva Leite
Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação
Resumo: O objetivo desta pesquisa de doutorado é descrever e analisar o trabalho desenvolvido pela diretora de uma escola pública da rede estadual de São Paulo, que afeta e gera desdobramentos na comunidade escolar, promovendo o movimento de aproximação do coletivo com o processo de construção de...
Ver mais
Resumo: O objetivo desta pesquisa de doutorado é descrever e analisar o trabalho desenvolvido pela diretora de uma escola pública da rede estadual de São Paulo, que afeta e gera desdobramentos na comunidade escolar, promovendo o movimento de aproximação do coletivo com o processo de construção de uma escola pública de qualidade. Neste trabalho, discutem-se as relações marcadamente afetivas entre a diretora e a comunidade escolar, representada pelo coletivo composto por alunos, professores, grupo gestor, funcionários, familiares e entorno da escola. Esta investigação tem como pressuposto teórico metodológico a pesquisa qualitativa em educação; trata-se de um estudo de caso com inspiração etnográfica e tem, como fonte de dados primários, registros de observações de campo que narram as práticas da direção escolar e as relações interpessoais envolvendo diretora e comunidade. O arcabouço teórico está apoiado no materialismo histórico dialético (Marx, Engels, Gramsci); portanto, assume-se que as condições materiais concretas da escola e o contexto histórico daquela comunidade, além das contradições vivenciadas pelo coletivo, são determinantes da situação de precarização do trabalho escolar. Parte-se do pressuposto de que o trabalho da diretora e dos educadores está submetido às políticas neoliberais que marcam o modo de produção capitalista na contemporaneidade. Para discutir a tentativa de manipulação das subjetividades dos trabalhadores na Nova Gestão Pública, recorre-se ao debate sobre a organização do trabalho (Linhart, Heloani, Piolli e Venco). A pesquisa também está apoiada na psicologia do desenvolvimento humano, sob a ótica da abordagem histórico-cultural (Vigotski, Smolka, Toassa e Sawaia), entendendo que as relações são interacionistas, portanto sociais e coletivas; o constructo vigotskiano da relação sujeito-mediador-objeto, combinado com a teoria dos afetos espinosana (Espinosa, Damásio, Deleuze, Chauí) oferece suporte para o pressuposto fundante desta pesquisa: o tipo de relação que os sujeitos da comunidade vão desenvolver com a conquista da qualidade da escola é também de natureza afetiva e depende da história de mediação desse coletivo com a escola. (Leite, Tassoni). A tese investiga a diretora como uma das possíveis mediadoras dessa relação sujeito/comunidade escolar e objeto/qualidade social. O conceito de qualidade social (Sordi, Freitas, Varani e Vaz Mendes) é utilizado como referência para discutir a potência dos afetos na conquista de uma qualidade contra-regulatória. Por fim, utiliza-se o conceito de identidade (Ciampa, Dubar e Stanislaviski) que visa explicar como a diretora constitui-se como tal. Através da análise dos dados, foram organizados núcleos e subnúcleos de significação que representam as formas como a diretora afeta a comunidade e os desdobramentos desses afetos, que promovem o movimento de aproximação e engajamento do coletivo, na tentativa de construção da escola de qualidade social
Ver menos
Abstract: The objective of this doctoral research is to describe and analyze the work developed by the director of a public school in the state of São Paulo, which affects and generates developments in the school community, promoting the movement of the collective closer to the process of building a...
Ver mais
Abstract: The objective of this doctoral research is to describe and analyze the work developed by the director of a public school in the state of São Paulo, which affects and generates developments in the school community, promoting the movement of the collective closer to the process of building a quality public school. In this work, we discuss the markedly affective relationships between the principal and the school community, represented by the collective composed of students, teachers, management group, employees, family members and the school surroundings. This investigation has as its theoretical methodological assumption the qualitative research in education; it is a case study with ethnographic inspiration and has, as a source of primary data, records of field observations that narrate the practices of school management and interpersonal relationships involving principal and community. The theoretical framework is based on dialectical historical materialism (Marx, Engels, Gramsci); therefore, it is assumed that the concrete material conditions of the school and the historical context of that community, in addition to the contradictions experienced by the collective, are determinants of the precarious situation of school work. It is based on the assumption that the work of the principal and educators is subject to neoliberal policies that mark the capitalist mode of production in contemporary times. To discuss the attempt to manipulate the subjectivities of workers in the New Public Management, we resort to the debate on the organization of work (Linhart, Heloani, Piolli and Venco). The research is also supported by the human development psychology, from the perspective of the historical-cultural approach (Vigotski, Smolka, Toassa and Sawaia), understanding that the relations are interactionist and, therefore, social and collective; the Vygotskian construct of the subject-mediator-object relationship, combined with the Spinoza affection theory (Espinosa, Damásio, Deleuze, Chauí) supports the founding assumption of this research: the type of relationship that the subjects of the community will develop with the conquest the quality of the school is also of an affective nature and depends on the history of mediation of this collective with the school. (Leite, Tassoni). The thesis investigates the principal as one of the possible mediators of this relation between subject / school community and object / social quality. The concept of social quality (Sordi, Freitas, Varani and Vaz Mendes) is used as a reference to discuss the power of affects in achieving counter-regulatory quality. Finally, the concept of identity (Ciampa, Dubar and Stanislaviski) is used, which aims to explain how the director is constituted as such. Through the analysis of the data, nuclei and sub-nuclei of meaning were organized representing the ways in which the principal affects the community and the consequences of these affects, which promote the movement of approximation and engagement of the collective in an attempt to build a social quality school
Ver menos
Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF
Leite, Sergio Antonio da Silva, 1946-
Orientador
Piolli, Evaldo, 1963-
Avaliador
Sordi, Mara Regina Lemes de, 1955-
Avaliador
Chiaccio, Andrea Maria Martins
Avaliador
Cunha, Myrtes Dias da
Avaliador
Afetos que movem o coletivo [recurso eletrônico] : o trabalho da diretora de escola na construção da qualidade social
Adriano Caetano Rolindo
Afetos que movem o coletivo [recurso eletrônico] : o trabalho da diretora de escola na construção da qualidade social
Adriano Caetano Rolindo