Jogo para ensino de conceitos básicos de programação e Python [recurso eletrônico]
Vinícius Vilas Boas
TCC
Português
TCC DIGITAL/UNICAMP V71j
Campinas, SP : [s.n.], 2021.
1 recurso online (44 p.) : il., digital, arquivo PDF.
Orientador: Ulisses Martins Dias
Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Tecnologia
Resumo: Esta monografia tem como tema o uso de abordagem lúdica para ensinar noções básicas de programação na linguagem Python. O público-alvo são os programadores iniciantes ou pessoas que pensam em começar na área sem saber exatamente o que significa programar, tendo pouco ou nenhum conhecimento...
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Resumo: Esta monografia tem como tema o uso de abordagem lúdica para ensinar noções básicas de programação na linguagem Python. O público-alvo são os programadores iniciantes ou pessoas que pensam em começar na área sem saber exatamente o que significa programar, tendo pouco ou nenhum conhecimento prático ou técnico. A nossa hipótese é de que, ao usar um jogo para fins educacionais, um aluno realmente irá melhorar a capacidade de entender e reter informações. Para validar a hipótese, foi feito um experimento com indivíduos do público-alvo que, como citado anteriormente, não tinham conhecimento de programação. Eles jogaram o jogo, aplicaram os conceitos de programação para tentar produzir algum código e então eles responderam um questionário. Nesse questionário também foi perguntado o que poderia ser melhor para que o aprendizado do jogo fosse mais eficaz. No final, foi possível perceber que um jogo educativo realmente pode ajudar os usuários, dado que é possível observar que nas perguntas "Você conseguiu absorver uma quantidade significativa de conhecimento das aulas?" e "Você conseguiu aplicar alguma das coisas ensinadas sobre Python na prática", todas respostas foram positivas, indicando que os alunos, ao mesmo tempo, conseguiram absorver conhecimento e botar na prática
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Abstract: This undergraduate thesis has as its theme the use of a playful approach to teach the basics of programming in the Python language. The target audience are the beginner programmers or persons willing to start in the area with no knowledge of what programming means, so having little to no...
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Abstract: This undergraduate thesis has as its theme the use of a playful approach to teach the basics of programming in the Python language. The target audience are the beginner programmers or persons willing to start in the area with no knowledge of what programming means, so having little to no technical knowledge. Our hypothesis is that when using a game for educational purposes, a student will improve the ability to understand and retain information. To validate this hypothesis, an experiment was carried out with subjects from the target audience who, as mentioned before, had no programming knowledge. They played the game, applied the programming concepts to produce a code and then answered a survey. In this survey, it was also asked how to improve the game to enhance the learning. In the end, it was possible to see that an educational game can help users, given that it is possible to observe that in the questions "Did you manage to absorb a significant amount of knowledge from the classes?" and "Did you manage to apply some of the things taught about Python in practice", all answers were positive, indicating that the students, at the same time, managed to absorb knowledge and put it into practice
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Vinícius Vilas Boas
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