Entre anéis e radiais [recurso eletrônico] : a recente ampliação do sistema logístico na reestruturação do uso do solo na Região Metropolitana de São Paulo (1998 - 2019)
Aldo Garcia Júnior
DISSERTAÇÃO
Português
T/UNICAMP G165e
[Between rings and radials]
Campinas, SP : [s.n.], 2021.
1 recurso online (278 p.) : il., digital, arquivo PDF.
Orientador: Sidney Piochi Bernardini
Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo
Resumo: O objetivo principal desta pesquisa é apresentar e discutir as transformações ocorridas na fisionomia do uso do solo provenientes da implantação de infraestruturas voltadas à logística no entorno do Rodoanel Mário Covas. A construção desta via foi abordada como uma estratégia dirigida pelo...
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Resumo: O objetivo principal desta pesquisa é apresentar e discutir as transformações ocorridas na fisionomia do uso do solo provenientes da implantação de infraestruturas voltadas à logística no entorno do Rodoanel Mário Covas. A construção desta via foi abordada como uma estratégia dirigida pelo Estado em resposta à crescente demanda por fluidez, impulsionada pelo contexto amplo de reestruturações ocorridas na indústria e no consumo com o acirramento do modelo neoliberal em todo o mundo. Por sua vez, os condomínios de galpões logísticos foram abordados como elementos de suporte implantados pelas empresas, visando potencializar suas estratégias de comércio em meio às condições apresentadas neste mesmo cenário. A pesquisa demonstra como a demanda de setores do capital por espaços logísticos foi amplamente respondida por incorporadores imobiliários, que encontraram o suporte e os mecanismos necessários nos amplos investimentos do mercado financeiro, com destaque para a participação crescente dos Fundos de Investimento neste processo. A pesquisa demonstra como a logística, tanto por meio da infraestrutura implantada como através de políticas desenvolvidas, foi determinante para a expansão de áreas urbanizadas voltadas à distribuição de mercadorias na Região Metropolitana de São Paulo (RMSP). De modo amplo, avalia que o uso logístico do território - em conjunto aos demais usos e em paralelo ao sistema de objetos existente - contribuiu para uma configuração territorial sintonizada com as transformações do país no âmbito da divisão internacional do trabalho. Ao ampliar o debate relacionado às configurações espaciais decorrentes, esta dissertação delineia hipóteses a respeito do significado das transformações espaciais, tomadas como a materialização das condições sociais e econômicas locais, consubstanciadas a elementos conjunturais interescalares do momento atual do capitalismo, onde a RMSP se insere de forma contundente
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Abstract: The main objective of this research is to present and discuss the changes that have occurred in the physiognomy of land use arising from the implementation of infrastructure aimed at logistics around the Rodoanel Mário Covas. The construction of this path was approached as a strategy...
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Abstract: The main objective of this research is to present and discuss the changes that have occurred in the physiognomy of land use arising from the implementation of infrastructure aimed at logistics around the Rodoanel Mário Covas. The construction of this path was approached as a strategy directed by the State in response to the growing demand for fluidity, driven by the broad context of restructuring that took place in industry and consumption with the intensification of the neoliberal model throughout the world. In turn, the logistics warehouse condominiums were approached as support elements implemented by the companies, aiming to enhance their trade strategies amidst the conditions presented in this same scenario. The research demonstrates how the demand from capital sectors for logistical spaces was largely answered by real estate developers, who found the necessary support and mechanisms in the broad investments of the financial market, highlighting the growing participation of Investment Funds in this process. The research demonstrates how logistics, both through the implemented infrastructure and through developed policies, was decisive for the expansion of urbanized areas aimed at the distribution of goods in the Metropolitan Region of São Paulo (RMSP). Broadly, it assesses that the logistical use of the territory - together with other uses and in parallel with the existing system of objects - contributed to a territorial configuration in tune with the country's transformations within the scope of the international division of labor. By expanding the debate related to the resulting spatial configurations, this dissertation outlines hypotheses regarding the meaning of spatial transformations, taken as the materialization of local social and economic conditions, embodied in interscalar conjunctural elements of the current moment of capitalism, where the RMSP is inserted in blunt way
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Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF
Bernardini, Sidney Piochi, 1971-
Orientador
Nascimento, Humberto Miranda do, 1969-
Avaliador
Zioni, Silvana Maria
Avaliador
Entre anéis e radiais [recurso eletrônico] : a recente ampliação do sistema logístico na reestruturação do uso do solo na Região Metropolitana de São Paulo (1998 - 2019)
Aldo Garcia Júnior
Entre anéis e radiais [recurso eletrônico] : a recente ampliação do sistema logístico na reestruturação do uso do solo na Região Metropolitana de São Paulo (1998 - 2019)
Aldo Garcia Júnior