Ensino de cuidados paliativos no internato médico de duas escolas médicas brasileiras [recurso eletrônico] = Palliative care teaching in the internship of two Brazilian medical schools
Guilherme Gryschek
TESE
Multilíngua
T/UNICAMP G929e
[Palliative care teaching in the internship of two Brazilian medical schools]
Campinas, SP : [s.n.], 2021.
1 recurso online (109 p.) : il., digital, arquivo PDF.
Orientadores: Marco Antonio de Carvalho Filho, Stephen Robert Mason
Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Ciências Médicas
Resumo: Introdução: os cuidados paliativos são cada vez mais necessários globalmente devido ao aumento de pessoas portadoras de doenças crônicas ameaçadoras à vida, processo decorrente do envelhecimento populacional e da transição epidemiológica. Em relação aos pacientes em fim de vida, a prática...
Ver mais
Resumo: Introdução: os cuidados paliativos são cada vez mais necessários globalmente devido ao aumento de pessoas portadoras de doenças crônicas ameaçadoras à vida, processo decorrente do envelhecimento populacional e da transição epidemiológica. Em relação aos pacientes em fim de vida, a prática médica moderna tem mudado seu foco da cura e manutenção da vida à todo custo para contemplar a busca do controle de sintomas, redução do sofrimento, cuidado centrado na pessoa, em sua autonomia e dignidade, e suporte às famílias enlutadas. No Brasil existe um cenário de alta demanda por cuidados paliativos ainda não suprida em seu sistema de saúde. Assim, é necessário ensinar e treinar profissionais médicos para a prática da medicina paliativa. Há dificuldade em inserir o tema nos currículos por falta de tempo e de profissionais e serviços especializados que possam oferecer treinamento adequado. Embora as escolas médicas estejam progressivamente inserindo os cuidados paliativos em seus currículos, seu ensino é heterogêneo, pontual e não obrigatório na maior parte das instituições. A partir do referencial da Teoria Social Cognitiva e da autoeficácia é possível avaliar as experiências de ensino dos cuidados paliativos, conforme já realizado internacionalmente. Assim, nesta tese verificamos se o ensino de cuidados paliativos em duas escolas médicas brasileiras melhora a autoeficácia em cuidados paliativos e/ou diminuem a tanatofobia dos estudantes de medicina Objetivos: 1. Traduzir e validar escalas de autoeficácia em cuidados paliativos e avaliação de tanatofobia para uso no Brasil; 2. Avaliar o ensino de cuidados paliativos em estágios não especializados em duas escolas médicas brasileiras. Metodologia: a pesquisa foi conduzida em 2 fases. A primeira consistiu em traduzir e validar as escalas de autoeficácia em cuidados paliativos (SEPC) e Tanatofobia, utilizadas para avaliação do ensino de cuidados paliativos na graduação médica a partir do referencial da Teoria Social Cognitiva. A segunda fase aplicou as escalas em estudantes de medicina em estágios do internato de duas escolas médicas brasileiras em que os cuidados paliativos foram inseridos. Foi um estudo longitudinal prospectivo com pré e pós-teste para comparação dos escores antes e após os estágios com análise de t-test e effect-size, permitindo observar os efeitos dos estágios na autoeficácia em cuidados paliativos e na tanatofobia dos estudantes. Resultados: a versão brasileira das escalas SEPC (SEPC-Br) e Tanatofobia (TS-Br) mostraram propriedades psicométricas adequadas, incluindo análise fatorial, replicando os fatores originais (.51-.90), e valores aceitáveis de confiabilidade (alpha de Cronbach: .82-.97 e confiabilidade .82-.96). Estudantes de ambas as escolas médicas aumentaram seus escores na SEPC-Br e reduziram na TS-Br. Conclusão: as versões brasileiras das escalas podem ser usadas para avaliar o impacto do treinamento em cuidados paliativos com estudantes de medicina e auxiliar na melhoria das estratégias de ensino. Então, se torna possível a pesquisa em ensino em cuidados paliativos no Brasil e a comparação com dados e experiências internacionais. Demonstrou-se que a inclusão de temáticas paliativas essenciais em estágios de outras especialidades clínicas pode desenvolver a autoeficácia em cuidados paliativos e reduzir a tanatofobia dos estudantes de medicina
Ver menos
Abstract: Introduction: palliative care need is globally raising due to the increase in people with life-threatening chronic diseases, a process resulting from population aging and the epidemiological transition. Medical practice has changed its curative focus and its search of maintaining life at...
Ver mais
Abstract: Introduction: palliative care need is globally raising due to the increase in people with life-threatening chronic diseases, a process resulting from population aging and the epidemiological transition. Medical practice has changed its curative focus and its search of maintaining life at all costs in order to seek symptom control, reduce suffering, offers care centered on the person, respecting their autonomy and dignity, and even supporting bereaved families. In Brazil, there is a scenario of high demand for palliative care that has not yet been met in its health system. Thus, it is necessary to teach and train medical professionals to practice palliative care. There is difficulty in inserting the topic in the curricula due to lack of time and specialized professionals and services that can offer adequate training. Although medical schools are gradually including palliative care in their curricula, their teaching is heterogeneous, punctual, and not mandatory in most institutions. Based on the framework of Social Cognitive Theory and self-efficacy, it is possible to evaluate the experiences of teaching palliative care, as it has already been done internationally. Based on this context, it is important to verify whether the teaching of palliative care in Brazilian medical schools improves the self-efficacy of medical students. Objectives: 1. Translate and validate self-efficacy scales in palliative care for use in Brazil; 2. Evaluate the teaching of palliative care in non-specialized rotations in two Brazilian medical schools. Methodology: the research was conducted in 2 phases. The first consisted of translating and validating the self-efficacy scales in palliative care (SEPC) and Thanatophobia, used to evaluate the teaching of palliative care in medical education from the framework of Social Cognitive Theory. The second phase applied the scales to medical students in clinical rotations in two Brazilian medical schools in which palliative care was inserted. It was a prospective longitudinal study with pre and post-test to compare the scores before and after the stages by means of t-test and effect-size, allowing to observe the effects of the stages on the students' self-efficacy in palliative care. Results: the Brazilian version of the SEPC (SEPC-Br) and Thanatophobia (TS-Br) scales showed adequate psychometric properties, including factor analysis, replicating the original factors (.51-.90), and acceptable reliability values (Cronbach's alpha: .82-.97 and reliability: .82-.96). Students from both medical schools increased their scores at SEPC-Br and decreased at TS-Br. Conclusion: Brazilian versions of the scales can be used to assess the impact of training in palliative care with medical students and to help improve teaching strategies. Then it is possible to research teaching in palliative care in Brazil and to compare it with international data and experiences. It has been shown that the inclusion of essential palliative themes in non-specialized clinical rotations may develop self-efficacy in palliative care and reduce the Thanatophobia of medical students
Ver menos
Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF
Carvalho Filho, Marco Antonio de, 1974-
Orientador
Mason, Stephen Robert
Coorientador
Vidal, Edison Iglesias de Oliveira
Avaliador
Bicudo, Angélica Maria, 1955-
Avaliador
Sacardo, Daniele Pompei, 1974-
Avaliador
Ensino de cuidados paliativos no internato médico de duas escolas médicas brasileiras [recurso eletrônico] = Palliative care teaching in the internship of two Brazilian medical schools
Guilherme Gryschek
Ensino de cuidados paliativos no internato médico de duas escolas médicas brasileiras [recurso eletrônico] = Palliative care teaching in the internship of two Brazilian medical schools
Guilherme Gryschek