Obras que ferem [recurso eletrônico] : a arte macabra de Ed Gein = Artworks that injure the flesh: the macabre art of Ed Gein
Stephanie Ares Maldonado
DISSERTAÇÃO
Português
T/UNICAMP M293o
[Artworks that injure the flesh]
Limeira, SP : [s.n.], 2020.
1 recurso online (104 p.) : il., digital, arquivo PDF.
Orientadores: Eduardo José Marandola Junior, Gustavo Silvano Batista
Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Ciências Aplicadas
Resumo: Quando investigamos uma arte macabra como a de Ed Gein, logo descobrimos que ela não foi a primeira de sua espécie e nem a última. Isso não significa que ela não reserve nada de incomum para si, mas que sua importância é sensível e se dá pelo que marca em nossa carnalidade, com modos e...
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Resumo: Quando investigamos uma arte macabra como a de Ed Gein, logo descobrimos que ela não foi a primeira de sua espécie e nem a última. Isso não significa que ela não reserve nada de incomum para si, mas que sua importância é sensível e se dá pelo que marca em nossa carnalidade, com modos e intensidades diferentes, inspirando tantas outras expressões. A ontologia sensível de Maurice Merleau-Ponty nos ajuda a pensar essas complexas relações e abre espaço para caminhos ainda não pavimentados sobre essa manifestação humana persistente e pouco compreendida que é a arte macabra, nos fazendo interrogar seu papel no mundo das artes e até as nossa próprias concepções de arte. Com descrições como estratégia de aproximação ao fenômeno e um esforço dialético que permitiu a emergência de vários sentidos, a pesquisa compreendeu questões que tangenciam não apenas Ed Gein, em sentido estrito, mas também vida e morte, individualidade e coletividade e mediação e violência
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Abstract: When we investigate a macabre art like that of Ed Gein, we soon discover that it was neither the first of its kind nor the last. This does not mean that all it has is usual, but that its importance is sensitive and given by what it marks in our carnality, with different modes and...
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Abstract: When we investigate a macabre art like that of Ed Gein, we soon discover that it was neither the first of its kind nor the last. This does not mean that all it has is usual, but that its importance is sensitive and given by what it marks in our carnality, with different modes and intensities, inspiring so many other expressions. Maurice Merleau-Ponty's sensitive ontology helps us to think about these complex relationships and opens space for paths not yet paved on this persistent and misunderstood human manifestation that is macabre art, making us question its role in the world of the arts and even ours own conceptions of art. With descriptions as a strategy to approach the phenomenon and a dialectical effort that allowed the emergence of several meanings, the research understood issues that touch not only Ed Gein, in a strict sense, but also life and death, individuality and collectivity, and mediation and violence
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Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF
Marandola Junior, Eduardo, 1980-
Orientador
D'Antona, Álvaro de Oliveira, 1967-
Avaliador
Silva, Claudinei Aparecido de Freitas da
Avaliador
De Paula, Fernanda Cristina, 1984-
Avaliador
Batista, Gustavo Silvano
Avaliador
Obras que ferem [recurso eletrônico] : a arte macabra de Ed Gein = Artworks that injure the flesh: the macabre art of Ed Gein
Stephanie Ares Maldonado
Obras que ferem [recurso eletrônico] : a arte macabra de Ed Gein = Artworks that injure the flesh: the macabre art of Ed Gein
Stephanie Ares Maldonado