Literatura infantil na constituição de sujeitos [recurso eletrônico] : análise temática da autoestima
Paula Ishige Borges de Oliveira
TCC
TCC DIGITAL/UNICAMP OL4L
Campinas, SP : [s.n.], 2021.
1 recurso online (84 p.) : il., digital, arquivo PDF.
Orientador: Cláudia Beatriz de Castro Nascimento Ometto
Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação
Resumo: Este trabalho focaliza como objeto de estudo a leitura literária e sua influência na constituição de sujeitos na perspectiva Histórico-Cultural do desenvolvimento humano tendo como objetivo analisar aspectos sobre autoestima a partir de três livros de literatura infantil. A metodologia...
Ver mais
Resumo: Este trabalho focaliza como objeto de estudo a leitura literária e sua influência na constituição de sujeitos na perspectiva Histórico-Cultural do desenvolvimento humano tendo como objetivo analisar aspectos sobre autoestima a partir de três livros de literatura infantil. A metodologia consistiu nos estudos teóricos do desenvolvimento humano pela perspectiva Histórico-Cultural de Vigotsky, Luria, Leontiev e Wallon. Também foram estudados os elementos teóricos da leitura literária e sua importância no desenvolvimento da linguagem e pensamento da criança e em suas relações cognitivas e emocionais através das obras de Michèle Petit e Ana Maria Machado. Para compreender os aspectos da autoestima, foram feitas análises dos livros infantis "Ana Levada da Breca" (KRIEGER, 2002), "Maria-vai-com-as- outras" (ORTHOF, 2006) e "Eu tropeço e não desisto" (NICOLELIS, 2002), utilizando referenciais teóricos da autoestima, compilados por Figueiras (2015). Nos três livros, pudemos observar as interações sociais das personagens, que passaram por situações complexas que envolvem a autoestima, expondo seus sentimentos, emoções e imaginação, tais como insegurança, tristeza e apatia ao tentar ser outra pessoa (autoaceitação); a influência dos grupos sociais nas decisões individuais (autonomia); reflexão acerca da importância da persistência na busca pela realização de sonhos pessoais (resiliência)
Ver menos
Abstract: This work focuses as an object of study the literary reading and its influence on the constitution of subjects in the Historical-Cultural perspective of human development, aiming to analyze aspects of self-esteem from three children's literature books. The methodology consisted of...
Ver mais
Abstract: This work focuses as an object of study the literary reading and its influence on the constitution of subjects in the Historical-Cultural perspective of human development, aiming to analyze aspects of self-esteem from three children's literature books. The methodology consisted of theoretical studies of human development from the Historical-Cultural perspective of Vigotsky, Luria, Leontiev and Wallon. The theoretical elements of literary reading and their importance in the development of children's language and thought and in their cognitive and emotional relationships were also studied through the works of Michèle Petit and Ana Maria Machado. In order to understand the aspects of self-esteem, analyzes were made of the children's books "Ana Levada da Breca" (KRIEGER, 2002), "Maria-vai-com-others" (ORTHOF, 2006) and "I stumble and I don't give up" ( NICOLELIS, 2002), using theoretical frameworks of self-esteem, compiled by Figueiras (2015). In the three books, we could observe the characters' social interactions, who went through complex situations involving self-esteem, exposing their feelings, emotions and imagination, such as insecurity, sadness and apathy when trying to be someone else (self-acceptance); the influence of social groups on individual decisions (autonomy); reflection on the importance of persistence in the pursuit of personal dreams (resilience)
Ver menos
Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF
Literatura infantil na constituição de sujeitos [recurso eletrônico] : análise temática da autoestima
Paula Ishige Borges de Oliveira
Literatura infantil na constituição de sujeitos [recurso eletrônico] : análise temática da autoestima
Paula Ishige Borges de Oliveira