Matemática financeira como eletiva do Programa Inova Educação do Governo do Estado de São Paulo [recurso eletrônico]
Diego Mariano Valero
DISSERTAÇÃO
Português
T/UNICAMP V237m
[Financial mathematics as an elective of the Inova Educação Program of the Government of the State of São Paulo ]
Campinas, SP : [s.n.], 2021.
1 recurso online ( 119 p.) : il., digital, arquivo PDF.
Orientador: Laércio Luís Vendite
Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Matemática, Estatística e Computação Científica
Resumo: O Inova Educação foi implementado no ano de 2020 pela Secretaria da Educação do Estado de São Paulo. Um dos propósitos deste programa é oferecer eletivas como componentes curriculares. O objetivo deste trabalho é oferecer aos professores da rede pública de ensino uma metodologia de ensino...
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Resumo: O Inova Educação foi implementado no ano de 2020 pela Secretaria da Educação do Estado de São Paulo. Um dos propósitos deste programa é oferecer eletivas como componentes curriculares. O objetivo deste trabalho é oferecer aos professores da rede pública de ensino uma metodologia de ensino sequencial, completa e detalhada sobre como introduzir conceitos de Matemática Financeira aos estudantes do Ensino Médio. Inicialmente, o texto traz uma abordagem teórica sobre o contexto histórico do surgimento do dinheiro como moeda de troca em substituição à prática primitiva de escambo. Em seguida, conceitos matemáticos e problemas fundamentais, tais como: porcentagem, aumentos e descontos são apresentados ao leitor. Posteriormente, discute-se a origem do crédito financeiro e a construção do conceito de taxa de juros. Utilizando elementos de Matemática Discreta, pretende-se mostrar que o Regime de Juros Simples está associado às Progressões Aritméticas, enquanto o Regime de Juros Compostos é análogo às Progressões Geométricas. Aproveitando tais ideias, aprofunda-se no tema com a discussão sobre Taxas de Juros Equivalentes, Inflação e Taxa de Juros Real de uma economia. Também será apresentado um estudo sobre as modalidades de financiamento e seus principais sistemas de amortização: SAC e Price, ambos com o uso de planilhas eletrônicas do software Microsoft Excel. Por fim, mas não menos importante, um panorama geral sobre a estrutura do mercado financeiro brasileiro será apresentado. Nesta última etapa, o leitor entenderá como o Banco Central do Brasil utiliza instrumentos de políticas monetárias no controle de índices de preços nacionais como o IPCA. Neste contexto, a última proposta deste trabalho é uma análise qualitativa dos principais meios de investimentos, tais como: renda fixa (títulos públicos federais, emissão bancária e crédito privado), renda variável (ações, ETFs e fundos imobiliários) e ativos que funcionam como reservas de valor (moeda estrangeira, metais preciosos e criptomoedas). Ainda dentro do tema e com a finalidade de mostrar a evolução tecnológica do conceito de dinheiro, uma abordagem sobre os sistemas de pagamentos instantâneos será apresentada. Todas estas propostas contemplam as cinco habilidades da BNCC relacionadas ao tema: Matemática Financeira no Ensino Médio. Portanto, a eletiva aqui sugerida deverá contribuir de forma substancial no alcance do projeto de vida dos estudantes, independentemente das características pessoais de cada aluno ou da carreira profissional por cada um deles escolhida.
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Abstract: Inova Educação was implemented in 2020 by the São Paulo State Department of Education. One of the purposes of this program is to offer electives as curricular components. The objective of this work is to offer to public school teachers a complete and detailed sequential teaching...
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Abstract: Inova Educação was implemented in 2020 by the São Paulo State Department of Education. One of the purposes of this program is to offer electives as curricular components. The objective of this work is to offer to public school teachers a complete and detailed sequential teaching methodology about how to introduce concepts of Financial Mathematics to High School students. Initially, the text brings a theorical approach about historical context of the emergence of money as a bargaining chip to replace the primitive barter practice. Then, mathematical concepts and fundamental problems, such as: percentage, increases and discounts are introduced to the reader. Subsequently, the origin of financial credit and the construction of the interest rate concept are discussed. Using elements of Discrete Mathematics, it is intended to show that the Simple Interest Regime is associated with Arithmetic Progressions, while the Compound Interest Regime is analogous to Geometric Progressions. Taking advantage of these ideas, it delves into the topic with the discussion about Equivalent Interest Rates, Inflation and the Real Interest Rate of an economy. This study will also be presented about financing modalities and their main amortization systems: SAC and Price, both using electronic spreadsheets from Microsoft Excel software. At last, and not less important, an overview about the structure of the Brazilian financial market will be showed. In this last step, the reader will understand how the Central Bank of Brazil uses monetary policies instruments to control national prices indices such as the IPCA. In this context, the last proposal of this work is a qualitative analysis of the main means of investments, such as: fixed income (federal public bonds, bank titles and private credit), variable income (stocks, ETFs and real estate funds) and assets that works as value reserves (foreign currency, precious metals and cryptocurrencies). Still within the theme and in order to show the technological evolution of the concept of money, an approach on instant payment systems will be showed. All of these proposals contemplate the five skills of BNCC related to the theme: Financial Mathematics in High School. Therefore, the elective here suggested, should contribute substantially to the achievement of the student's life project, regardless of the student's personal characteristics or the professional career chosen by then.
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Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF
Vendite, Laércio Luís, 1954-
Orientador
Rodrigues, Claudina Izepe, 1953-
Avaliador
Salles Neto, Luiz Leduino de
Avaliador
Matemática financeira como eletiva do Programa Inova Educação do Governo do Estado de São Paulo [recurso eletrônico]
Diego Mariano Valero
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