Triagem do processamento auditivo central em escolares "on-line" [recurso eletrônico] : desempenho de escolares nos anos iniciais do ensino fundamental
Nádia Giulian de Carvalho
TESE
Português
T/UNICAMP C253t
[Central auditory processing screening in online schoolchildren]
Campinas, SP : [s.n.], 2021.
1 recurso online (149 p.) : il., digital, arquivo PDF.
Orientador: Maria Francisca Colella dos Santos
Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Ciências Médicas
Resumo: Introdução: A triagem do Processamento auditivo central (PAC) refere-se ao método que irá determinar a necessidade (ou não) de encaminhamento para o diagnóstico. Não existe um método de triagem universalmente aceito e há escassez de ferramentas validadas. Objetivo: Analisar os resultados de...
Ver mais
Resumo: Introdução: A triagem do Processamento auditivo central (PAC) refere-se ao método que irá determinar a necessidade (ou não) de encaminhamento para o diagnóstico. Não existe um método de triagem universalmente aceito e há escassez de ferramentas validadas. Objetivo: Analisar os resultados de um programa on-line de triagem das habilidades auditivas (AudBility), versão direcionada aos escolares entre 6 e 8 anos, considerando a influência de determinantes biológicos, além de validar a ferramenta, por meio da análise de sensibilidade, especificidade e correlação. Método: A primeira etapa consistiu na triagem de 154 escolares por meio de um programa de triagem do PAC denominado AudBility, composto por questionário de autopercepção e tarefas de localização sonora (LS), resolução temporal (RT), ordenação temporal de frequência (OT-F) e duração (OT-D), fechamento auditivo (FA), dicótico de dígitos- integração binaural (DD) e figura-fundo (FF). Na segunda etapa, 112 crianças realizaram avaliação audiológica básica e do PAC. Paralelamente ao início da triagem, os professores preencheram um questionário sobre cada criança para auxiliar na classificação da criança no grupo I (bom desempenho escolar) ou no grupo II (dificuldade escolar). Resultados: Os grupos foram homogêneos quanto ao sexo, idade e histórico de otite. Na análise intragrupo foi identificado no grupo I influência do sexo na tarefa DD à orelha direita, influência da idade em cinco tarefas e da orelha direita nas tarefas DD e OT-F. No grupo II houve influência do sexo na tarefa DD à orelha esquerda, RT e OT-F, influência da idade em quatro tarefas e da orelha direita nas tarefas DD, OT-F e OT-D. Na análise de correlação, considerando crianças do GI com normalidade no diagnóstico do PAC, foi encontrado na idade entre 6 e 7 anos correlação nas tarefas de FA, RT, DD, FF e OT-F. Aos 8 anos houve correlação nas tarefas DD e OT-F. O cálculo da sensibilidade e especificidade de cada tarefa, identificou que na faixa etária entre 6 e 7 os valores de acurácia foram: FA (76,9%); FF (61,6%); DD (78,8% à orelha direita e 84,4% à orelha esquerda no sexo feminino e de 63,2% à orelha esquerda no sexo masculino); RT (77,1%) e OT-F (74,4% à orelha direita e 82,4% à orelha esquerda). Aos 8 anos os valores foram: FF (76,5%); DD (71,7% à orelha esquerda no sexo feminino e de 77% à orelha direita no sexo masculino); RT (56,5%) e OT-F (54,1% à orelha direita e 70% à orelha esquerda). Na análise do questionário de autopercepção na faixa etária de 6 e 7 anos os valores de acurácia foram de 64,8% e aos 8 anos 72,8%. Crianças com perda auditiva neurosensorial tiveram desempenho nulo ou no máximo 20% de acertos na tarefa de figura-fundo. Conclusão: As variáveis idade, sexo e lado da orelha influenciaram os resultados da triagem. Crianças com baixo desempenho escolar tiveram pior desempenho na triagem em comparação com crianças com bom desempenho escolar. A tarefa de figura-fundo foi a mais difícil para crianças com perda auditiva neurosensorial. Houve variações nos valores de sensibilidade e especificidade entre as tarefas auditivas e faixa etárias. Houve correlação entre triagem e diagnóstico em um maior número de tarefas na faixa etária de 6 a 7 anos. Sugere-se como protocolo mínimo as tarefas DD e RT e que aos 8 anos seja incluído o uso do questionário de autopercepção
Ver menos
Abstract: Introduction: Central Auditory Processing (CAP) screening refers to the method that will determine the need (or not) for referral for diagnosis. There is no universally accepted method and there is a shortage of validated tools. Objective: Analyze the results of an online hearing skills...
Ver mais
Abstract: Introduction: Central Auditory Processing (CAP) screening refers to the method that will determine the need (or not) for referral for diagnosis. There is no universally accepted method and there is a shortage of validated tools. Objective: Analyze the results of an online hearing skills screening program (AudBility), a version aimed at schoolchildren between 6 and 8 years old, considering the influence of biological determinants, in addition to validating a tool through the analysis of sensitivity, specificity and correlation. Method: The first stage consisted of screening 154 students through a PAC screening program called AudBility, consisting of a self-perception questionnaire and tasks of sound localization (SL), temporal resolution (TR), pitch pattern sequence (PPS) and duration pattern sequence (DPS), auditory closure (AC), dichotic digits- binaural integration (DD) and figure-ground (FG). In the second stage, 112 children attended the institution's Audiology Laboratory, where basic audiological evaluation and PAC evaluation were performed. Parallel to the beginning of the screening, the teachers filled out a questionnaire about each child to help classify the child in group I (good school performance) or group II (school difficulty). Results: The groups were homogeneous in terms of sex, age and history of otitis. In the intragroup analysis, it was identified in group I that there was an influence of sex in the task DD to the right ear, influence of age in five tasks and the right ear in the tasks DD and PPS. In group II, there was an influence of gender on the task DD to the left ear, RT and PPS, influence of age on four tasks and the right ear on the tasks DD, PPS and DPS. In the correlation analysis, considering the group I with normal diagnosis of CAP, a correlation was found between 6 and 7 years of age in the tasks of AC, TR, DD, FG and PPS. At 8 years of age, there was a correlation in the DD and PPS tasks. The calculation of the sensitivity and specificity of each task identified that in the age group between 6 and 7 the accuracy values were: AC (76.9%); FG (61.6%); DD (78.8% to the right ear and 84.4% to the left ear in females and 63.2% to the left ear in males); TR (77.1%) and PPS (74.4% to the right ear and 82.4% to the left ear). At the age of 8, the values were: FG (76.5%); DD (71.7% to the female left ear and 77% to the male right ear); TR (56.5%) and PPS (54.1% to the right ear and 70% to the left ear). In the analysis of the self-perception questionnaire in the age group of 6 and 7 years old, the accuracy values were 64.8% and at 8 years old 72.8%. Children with sensorineural hearing loss had zero performance or at most 20% of correct answers in the figure-ground task. Conclusion: The variables age, sex and ear side influenced the results of the screening. Children with poor school performance had worse performance in screening compared to children with good school performance. The figure-ground task was the most difficult for children with sensorineural hearing loss. There were variations in the values of sensitivity and specificity between auditory tasks and age group. There was a correlation between screening and diagnosis in a greater number of tasks in the age group of 6 to 7 years. It is suggested as a minimum protocol the DD and RT tasks and that at the age of 8, the use of the self-perception questionnaire should be included
Ver menos
Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF
Colella-Santos, Maria Francisca, 1963-
Orientador
Coan, Ana Carolina, 1980-
Avaliador
Pereira, Liliane Desgualdo
Avaliador
Balen, Sheila Andreoli
Avaliador
Couto, Christiane Marques do, 1968-
Avaliador
Triagem do processamento auditivo central em escolares "on-line" [recurso eletrônico] : desempenho de escolares nos anos iniciais do ensino fundamental
Nádia Giulian de Carvalho
Triagem do processamento auditivo central em escolares "on-line" [recurso eletrônico] : desempenho de escolares nos anos iniciais do ensino fundamental
Nádia Giulian de Carvalho