Trajetórias sociais e profissionais de egressos do curso de medicina da Universidade Federal de São João Del-Rei [recurso eletrônico]
Valéria de Oliveira Santos
TESE
Português
T/UNICAMP Sa59t
[Social and professional trajectories of medical school graduates from the Federal University of São João Del-Rei]
Campinas, SP : [s.n.], 2021.
1 recurso online (206 p.) : il., digital, arquivo PDF.
Orientador: Ana Maria Fonseca de Almeida
Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação
Resumo: Os últimos vinte anos assistiram a uma significativa expansão do ensino superior público, com a criação de novas instituições e o aumento de vagas em instituições já existentes no contexto do Programa de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni). Esse projeto indaga sobre...
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Resumo: Os últimos vinte anos assistiram a uma significativa expansão do ensino superior público, com a criação de novas instituições e o aumento de vagas em instituições já existentes no contexto do Programa de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni). Esse projeto indaga sobre os efeitos dessa expansão sobre a diversificação social do alunado e suas consequências para a construção de carreiras profissionais. Para isso, foi examinado o caso dos egressos do curso de Medicina criado em 2007 pela Universidade Federal de São João del-Rei, em um novo campus implantado na mesma ocasião. Por meio de análise documental e levantamentos institucionais, a pesquisa recuperou a história da criação desse campus e examinou a composição social das primeiras turmas de ingressantes. Por meio de entrevistas, examinou também as trajetórias escolares e profissionais de um grupo de médicos das duas primeiras turmas, assim como a experiência formativa que vivenciaram e os efeitos sobre seus percursos profissionais. A pesquisa permitiu documentar as dificuldades enfrentadas pela instituição para prover a infraestrutura necessária para o curso de Medicina e também as resistências dos estudantes em aceitar um currículo capaz de prover as necessidades do SUS. Esse novo curso permitiu o acesso ao curso de Medicina de estudantes que já haviam passado por algumas tentativas de ingresso, sem resultados positivos em outras universidades públicas do estado e da região sudeste. Não parece ter havido, assim, grande diversificação social do alunado em relação a outras instituições. Esses estudantes vivenciaram com conflitos a experiência de formação nesse novo curso, em especial nos primeiros anos. A forte adesão ao curso, revelada pelo número de horas que dedicavam aos estudos e pela participação em atividades extracurriculares relacionadas à formação médica não foi, no entanto, suficiente para impedir a conformação de trajetórias profissionais bastante tradicionais. A maioria dos médicos que se formou nas duas primeiras turmas do curso de Medicina do campus D. Lindu da UFSJ entrevistados para essa pesquisa encontra-se hoje trabalhando como especialistas, depois de cursar residências estabelecidas no próprio estado de Minas Gerais. Palavras-chave: expansão, ensino superior, trajetórias, Medicina, residência
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Abstract: The past twenty years have seen a significant expansion of the public university education, with the creation of new institutions and the increase of vacancies in existing institutions in the context of the Program of Restructuring and Expansion of Federal Universities (REUNI). The present...
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Abstract: The past twenty years have seen a significant expansion of the public university education, with the creation of new institutions and the increase of vacancies in existing institutions in the context of the Program of Restructuring and Expansion of Federal Universities (REUNI). The present project asks about the effects of this expansion in the social diversification of the student and its consequences to the construction of professional careers. For this, it was examined the cases of egresses from the Medical Course, created in 2007 by Universidade de São João del-Rei, in a new campus settled at the occasion. Through documental analysis and institutional surveys, the research recovered the history of the creation of that campus and examined the social composition of the first groups of newcomers. Through surveys, it was also examined the school and professional trajectories of a group of doctors from the two first classes, as well the formative experience that they lived and the effects on their professional paths. The research allowed the registers of the difficulties faced by the institution to provide the required infrastructure to Medical Course and to the endurance of the students to take a curriculum which was able to provide the necessities of the SUS. Such new course allowed the access to the Medical Course of students who have passed by some attempts to enter without positive results in other public universities of the state and of the southeast region. There doesn’t seem to have been, thus, a huge social diversification of the students related to other institutions. Those students lived among conflicts the experience of formation in that new course, especially during the first years. The great adhesion to the course, revealed by the number of hours they dedicated to the studies and the participation in extra-school activities related to the medical formation weren’t, however, enough to prevent the conformation of the professional trajectories fairly traditional. The majority of the doctors who graduated at the first two classes of this Medical Course at Campus D. Lindu of the UFSJ, interviewed to this research, are now working as specialists, after taking residency programs settled in the state of Minas Gerais. Keywords: expansion, university education, trajectories, Medical School, residency
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Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF
Almeida, Ana Maria Fonseca de, 1963-
Orientador
Ernica, Mauricio, 1972-
Avaliador
Sampaio, Helena Maria Sant'Ana, 1961-
Avaliador
Moreno, Rosangela Carrilo, 1979-
Avaliador
Piotto, Debora Cristina
Avaliador
Trajetórias sociais e profissionais de egressos do curso de medicina da Universidade Federal de São João Del-Rei [recurso eletrônico]
Valéria de Oliveira Santos
Trajetórias sociais e profissionais de egressos do curso de medicina da Universidade Federal de São João Del-Rei [recurso eletrônico]
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