O dicionário nas políticas públicas de avaliação de livros didáticos no Brasil [recurso eletrônico]
Maria Claudia Teixeira
TESE
Português
T/UNICAMP T235d
[The dictionary in public textbook evaluation policies in Brazil]
Campinas, SP : [s.n.], 2021.
1 recurso online (229 p.) : il., digital, arquivo PDF.
Orientador: Sheila Elias de Oliveira
Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem
Resumo: Esta tese, inscrita na área da História das Ideias Linguísticas no Brasil (HIL), desenvolve um estudo sobre os sentidos construídos para dicionário nas políticas públicas de avaliação de livros didáticos no Brasil. Este estudo se faz através de um percurso histórico pelas políticas públicas...
Ver mais
Resumo: Esta tese, inscrita na área da História das Ideias Linguísticas no Brasil (HIL), desenvolve um estudo sobre os sentidos construídos para dicionário nas políticas públicas de avaliação de livros didáticos no Brasil. Este estudo se faz através de um percurso histórico pelas políticas públicas de avaliação de livros e materiais didáticos, que incluem o dicionário no processo avaliatório. Esse percurso tem como ponto inicial a Comissão Nacional do Livro Didático (CNLD), instituída em 1938, que inaugura, oficialmente, os processos de avaliação e vai até 2012, quando o Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD) realiza a última avaliação de dicionários para distribuição às escolas públicas de ensino fundamental e médio no Brasil. Nesse percurso, situamos o dicionário nos processos de avaliação e refletimos sobre os modos como o Estado, ao estabelecer critérios avaliativos, cria diferentes categorias para o dicionário e intervém nos modos de produção lexicográfico ao determinar como esse instrumento deve se constituir para fazer parte do espaço escolar. Focalizando os processos de avaliação estabelecidos no interior de diferentes programas do Ministério da Educação e Cultura (MEC), construímos um arquivo de leitura (PÊCHEUX, 1982) que inclui documentos oficiais do Estado, dos quais selecionamos como corpus de análise, leis, decretos, resoluções, guia e manuais referentes ao dicionário no espaço escolar. A análise toma como objeto de estudo a palavra dicionário para compreender o que ela designa nas textualidades que constituem o corpus e que imaginário de professor, aluno e língua é produzido a partir dessa designação. Para isso, buscamos sustentação teórica na Semântica do Acontecimento (GUIMARÃES, 1995; 2002; 2004; 2005; 2011) e na Análise de Discurso de linha pecheuxtiana (PÊCHEUX, 1969; 1975; 1982) (ORLANDI, 1990; 2007; 2009; 2010; 2012) articuladas à História das Ideias Linguísticas, um lugar de reflexões que contribui para pensar sobre os sentidos instaurados para esse instrumento do saber linguístico e sua entrada na escola regulada por políticas públicas de avaliação. No movimento de sentidos analisados nas diferentes textualidades, dicionário, inscrito no discurso pedagógico institucional, é significado pela sua relação com o ensino de leitura e escrita. Essa inscrição, e sua entrada na escola por políticas públicas, produzem alterações sobre o dicionário, fazendo com que esse instrumento ganhe especificidades no espaço escolar. Neste sentido, as políticas públicas de avaliação "dividem" a língua e, de certa forma, determinam a língua ou a porção dela que entra na escola. O percurso apresentado mostra a relevância de considerar historicamente os sentidos de dicionário nas políticas de avaliação de livros e materiais didáticos, pois eles passam de objeto didático complementar de consulta a instrumento de ensino, com características e especificidades que conduzem a reflexões sobre o estudo das palavras
Ver menos
Abstract: This thesis, inscribed in the area of the History of Linguistic Ideas in Brazil (HIL), develops a study on the meanings built for a dictionary in public policies for the evaluation of textbooks in Brazil. This study is carried out through a historical path through public policies for the...
Ver mais
Abstract: This thesis, inscribed in the area of the History of Linguistic Ideas in Brazil (HIL), develops a study on the meanings built for a dictionary in public policies for the evaluation of textbooks in Brazil. This study is carried out through a historical path through public policies for the evaluation of books and teaching materials, which include the dictionary in the evaluation process. This path has as its starting point the National Didactic Book Commission (CNLD), instituted in 1938, which officially inaugurates the evaluation processes and runs until 2012, when the National Program for the Book and Didactic Material (PNLD) carries out the last evaluation of dictionaries for distribution to public elementary and high schools in Brazil. Along this path, we situate the dictionary in the evaluation processes and reflect on the ways in which the State, when establishing evaluative criteria, creates different categories for the dictionary and intervenes in the lexicographic production modes when determining how this instrument should be constituted to be part of the space. school. Focusing on the evaluation processes established within different programs of the Ministry of Education and Culture (MEC), we built a reading file (PÊCHEUX, 1982) that includes official State documents, from which we selected as corpus of analysis, laws, decrees, resolutions, guide and manuals referring to the dictionary in the school space. The analysis takes the word dictionary as an object of study to understand what it designates in the textualities that make up the corpus and that the imaginary of teacher, student and language is produced from this designation. For this, we seek theoretical support in the Semantics of the Event (GUIMARÃES, 1995; 2002; 2004; 2005; 2011) and in the Discourse Analysis of the Pecheuxtian line (PÊCHEUX, 1969; 1975; 1982) (ORLANDI, 1990; 2007; 2009; 2010; 2012) articulated to the History of Linguistic Ideas, a place of reflection that contributes to thinking about the meanings established for this instrument of linguistic knowledge and its entry into the school regulated by public evaluation policies. In the movement of meanings analyzed in different textualities, dictionary, inscribed in the institutional pedagogical discourse, is signified by its relationship with the teaching of reading and writing. This registration, and its entry into the school by public policies, produce changes about the dictionary, making this instrument gain specificities in the school space. In this sense, public assessment policies "divide" the language and, in a way, determine the language or the portion of it that enters the school. The course presented shows the relevance of historically considering the meanings of the dictionary in the evaluation policies of books and teaching materials, as they pass from a complementary didactic object of consultation to a teaching instrument, with characteristics and specificities that lead to reflections on the study of words
Ver menos
Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF
Oliveira, Sheila Elias de, 1972-
Orientador
Venturini, Maria Cleci
Avaliador
Silveira, Verli Fátima Petri da, 1972-
Avaliador
Machado, Carolina de Paula, 1980-
Avaliador
Silva, Adilson Ventura da, 1974-
Avaliador
O dicionário nas políticas públicas de avaliação de livros didáticos no Brasil [recurso eletrônico]
Maria Claudia Teixeira
O dicionário nas políticas públicas de avaliação de livros didáticos no Brasil [recurso eletrônico]
Maria Claudia Teixeira