O Bode vai falar [recurso eletrônico] : sujeito Negro nas escrevivências de Oswaldo de Camargo, Márcio Barbosa e Cuti
Carlos André Ferreira
TESE
Português
T/UNICAMP F413b
[The goat will speak]
Campinas, SP : [s.n.], 2021.
1 recurso online (258 p.) : il., digital, arquivo PDF.
Orientador: Márcio Orlando Seligmann-Silva
Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem
Resumo: Esta tese tem o objetivo de analisar as conformações do sujeito Negro nas obras de Oswaldo de Camargo, Márcio Barbosa e Luiz Silva (Cuti), buscando compreender em que medida essa escrita propõe uma ruptura com padrões que se colocam como hegemônicos e que concebem a literatura como discurso...
Ver mais
Resumo: Esta tese tem o objetivo de analisar as conformações do sujeito Negro nas obras de Oswaldo de Camargo, Márcio Barbosa e Luiz Silva (Cuti), buscando compreender em que medida essa escrita propõe uma ruptura com padrões que se colocam como hegemônicos e que concebem a literatura como discurso constituinte. A noção de discurso constituinte é compreendida, aqui, como sendo atravessada por instâncias que se relacionam a uma ideia de discurso literário baseado em modelos brancocêntricos que se querem normativos. Como resposta a esse movimento, a literatura Negra se configura como lugar privilegiado de resistência aos mecanismos de apagamento e de silenciamento de subjetividades Negras. Considerando a ausência de uma efetiva política de reparação no Brasil, percebe-se que, desde a abolição da escravatura, mulheres Negras e homens Negros foram completamente abandonados pelo poder público e tiveram suas vozes caladas por um empreendimento colonial que propôs o branqueamento como tentativa de uma chamada limpeza dos rastros Negros da formação étnica do povo brasileiro. Branqueamento este que, por sua vez, também é perceptível quando se considera o ideal de consolidação de um projeto de literatura nacional, que deixou a comunidade Negra de fora, embora mulheres Negras e homens Negros estivessem por toda parte. Essa nefasta lógica de apagamento de subjetividades empreendeu um movimento de outrização de Negras e de Negros no Brasil, como se essas pessoas sempre fossem aquelas(es) com quem ninguém devesse se importar, haja vista serem vistas tão somente como fazendo parte dos cruéis mecanismos de funcionamento da engrenagem colonial, segundo a qual, vidas consideradas subalternas são dispensáveis. No entanto, fazendo um trabalho de escovar a história a contrapelo, percebe-se o quanto a história dita oficial de nosso país legou essas pessoas a uma posição de inferioridade em detrimento de uma suposta superioridade do colonizador branco europeu. Em meio a toda essa violência, é mais do que urgente que eclodam narrativas que se coloquem contra esse padrão que ser quer único e que se arvora como detentor de uma pretensa ideia de verdade. Histórias como essas se encaixam num conceito conhecido como contraliteratura, que são aqueles textos escritos por sujeitos historicamente excluídos e que colocam o dedo na ferida das chamadas verdades oficiais, propondo-se à tarefa de se entender como são constituídos sujeitos donos de suas próprias vozes, e que se colocam no campo diametralmente oposto ao do discurso colonial responsável pela outrização. Ao assumir para si a urgência de falarem a partir de suas próprias experiências, escritoras Negras e escritores Negros se assumem como sujeitos de suas historias, constituindo-se, dessa maneira, como eus e não deixando que a lógica disseminadora da outrização continue a se perpetuar. É do testemunho daqueles que foram, historicamente, considerados subalternos que se ocupa este trabalho
Ver menos
Abstract: This thesis aims to analyze the conformations of the Negro subject in the works of Oswaldo de Camargo, Márcio Barbosa and Luiz Silva (Cuti), seeking to understand to what extent this writing proposes a break with standards that are considered hegemonic and that conceive literature as a...
Ver mais
Abstract: This thesis aims to analyze the conformations of the Negro subject in the works of Oswaldo de Camargo, Márcio Barbosa and Luiz Silva (Cuti), seeking to understand to what extent this writing proposes a break with standards that are considered hegemonic and that conceive literature as a constituent discourse. The notion of constituent discourse is understood, here, as being crossed by instances that are related to an idea of literary discourse based on whitecentric models that want to be normative. In response to this movement, Black literature is a privileged place of resistance to the mechanisms of erasing and silencing Black subjectivities. Considering the absence of an effective reparation policy in Brazil, it is clear that, since the abolition of slavery, Black women and Black men have been completely abandoned by the government and their voices have been quieted by a colonial enterprise that proposed whitening as an attempt to a so-called cleaning of the Black traces of the ethnic formation of the Brazilian people. This whitening, which, in turn, is also noticeable when considering the ideal of consolidating a national literature project, which left the Black community out, although Black women and Black men were everywhere. This nefarious logic of erasing subjectivities undertook a movement of outreach of Black people in Brazil, as if these people were always those (s) with whom no one should care, since they are seen only as part of the cruel mechanisms of functioning of the colonial gear, according to which lives considered subordinate are expendable. However, doing a job of brushing history against the grain, it is clear how much the so-called official history of our country bequeathed these people to a position of inferiority at the expense of a supposed superiority of the European white colonizer. In the midst of all this violence, it is more than urgent for narratives to break out that set themselves against this pattern, which is to be unique and which arises as the holder of an alleged idea of truth. Stories like these fit into a concept known as counter-literature, which are those texts written by historically excluded subjects and who put their finger on the wound of so-called official truths, proposing the task of understanding how subjects who own their own voices are constituted, and that place themselves in the field diametrically opposed to the colonial discourse responsible for outreach. By assuming for themselves the urgency to speak from their own experiences, female Black writers and male Black writers, to assume themselves as subjects of their stories, thus constituting themselves as selves and not letting the dissemination logic of outrization continues to perpetuate itself. It is the testimony of those who have historically been considered subordinates that this work is concerned
Ver menos
Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF
Seligmann-Silva, Márcio, 1964-
Orientador
Frungillo, Mario Luiz, 1960-
Avaliador
Cornelsen, Elcio Loureiro, 1962-
Avaliador
Santos, Mirian Cristina dos
Avaliador
Bines, Rosana Kohl
Avaliador
O Bode vai falar [recurso eletrônico] : sujeito Negro nas escrevivências de Oswaldo de Camargo, Márcio Barbosa e Cuti
Carlos André Ferreira
O Bode vai falar [recurso eletrônico] : sujeito Negro nas escrevivências de Oswaldo de Camargo, Márcio Barbosa e Cuti
Carlos André Ferreira