Nova Solyma (1648), de Samuel Gott [recurso eletrônico] : a formação do homem de estado para uma sociedade de cristãos reformados
Milene Cristina da Silva Baldo
TESE
Português
T/UNICAMP B193n
[Nova Solyma (1648), by Samuel Gott ]
Campinas, SP : [s.n.], 2019.
1 recurso online ( 668 p.) : il., digital, arquivo PDF.
Orientador: Carlos Eduardo Ornelas Berriel
Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem
Resumo: Esta tese propõe-se a realizar uma tradução comentada, à Língua Portuguesa, e um estudo crítico sobre Nova Solyma, publicada anonimamente em Londres, em 1648. A obra apresenta uma cidade com o mesmo nome do título, na qual chegam dois viajantes ingleses, vindos de Cambridge, que estão...
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Resumo: Esta tese propõe-se a realizar uma tradução comentada, à Língua Portuguesa, e um estudo crítico sobre Nova Solyma, publicada anonimamente em Londres, em 1648. A obra apresenta uma cidade com o mesmo nome do título, na qual chegam dois viajantes ingleses, vindos de Cambridge, que estão acompanhando o retorno de um dos mais ilustres cidadãos solymanos, José. A sociedade ali constituída é formada por judeus, convertidos ao cristianismo, e apresenta uma organização primorosa do Estado, da religião, do comércio, das instituições familiar e acadêmicas, dentre outras, que permitiria uma vida associada em perfeita harmonia, assim como um desenvolvimento admirável da fé e da formação dos cidadãos mais nobres. O trabalho está dividido em duas partes. Na primeira, apresentamos um estudo crítico da obra, dividido em três capítulos. O primeiro apresenta a recepção crítica no século XVII e no século XX, a qual ocorreu principalmente em função de sua atribuição ter sido feita, pela hipótese de Walter Begley, a John Milton (1608-1674) e apenas mais tarde ao parlamentar puritano Samuel Gott (1614-1671). Apresentamos as características do quadro histórico, político, religioso e filosófico circundante, o que nos levou a investigar as proposições feitas pelos grupos relacionados ao seu autor, principalmente o Círculo de Hartlib. São questões absolutamente essenciais para a composição daquele momento e da própria tradição utópica como: o viés escatológico-milenarista; a influência dos puritanos no Parlamento e os anseios de alguns deles por reformas educacionais; e o controle do Estado sobre os cidadãos, que deveriam ser cristãos reformados. O segundo capítulo propõe uma interpretação de alguns aspectos que julgamos os mais relevantes para uma introdução à sociedade solymana como a sua organização familiar, social, econômica, religiosa e, principalmente, as suas instituições educacionais. O terceiro capítulo faz um levantamento da tradição literária da primeira modernidade no uso da personagem bíblica José com intuitos pedagógicos. A partir disso, apresentamos a hipótese que procura inserir Nova Solyma nessa tradição, demonstrando o uso desse personagem como arquétipo para a formação de estadistas da sociedade inglesa. Na segunda parte encontra-se a tradução para o português, organizada numa edição bilíngue acompanhada de notas.
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Abstract: This thesis offers an annotated translation into Portuguese and a critical study of Nova Solyma, published for the first time in London, anonymously, in 1648. Nova Solyma introduces a city called Nova Solyma in which two English travellers arrive from Cambridge along with one of the most...
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Abstract: This thesis offers an annotated translation into Portuguese and a critical study of Nova Solyma, published for the first time in London, anonymously, in 1648. Nova Solyma introduces a city called Nova Solyma in which two English travellers arrive from Cambridge along with one of the most important Solyman citizens, Joseph, returning home. The society, that lives there, is composed of Jews converted to Christianity, and has an exquisite organization of state, religion, commerce, family and academic institutions, among others, features that allow a harmonious life in the community, as well as a laudable maintenance of faith and of the noble citizens’ education. The thesis is divided into two parts. In the first part, we present a critical study of the text in three main chapters. Chapter One deals with criticism of Nova Solyma in the seventeenth century and twentieth century, chiefly arising from Walter Begley’s hypothesis of authorship: he attributed the text to John Milton (1608–1674), but it was later discovered to have been composed by Samuel Gott (1614–1671), a puritan parliamentarian. We also study the characteristics of the historical, political, philosophical and religious context, which leads us to examine the propositions made in circles related to the author, especially the Hartlib Circle. Issues essential to the comprehension of that time and the utopian tradition include the apocalyptic millenarian bias; the influence of the Puritans in Parliament and the intentions of some of them in respect of educational reforms; and the state control of citizens, who were reformed Christians. Chapter Two examines the subjects relevant to understanding the Solyman society in terms of its familial, social, economic and religious organization, and especially its educational institutions. Chapter Three explains the use of the biblical character Joseph, with its pedagogical aims, in the Early Modern literary tradition. From this, we present the hypothesis that Nova Solyma belongs to this tradition, arguing the use of this character as an archetype of the statesman’s education in the English society. The second part of the thesis is devoted to the Portuguese translation, organized in a bilingual edition and accompanied by notes.
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Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF
Berriel, Carlos Eduardo Ornelas, 1951-
Orientador
Moraes, Helvio
Avaliador
Rodrigues, Rui Luis, 1966-
Avaliador
Rago Filho, Antonio
Avaliador
Lima, Luís Filipe Silvério, 1976-
Avaliador
Nova Solyma (1648), de Samuel Gott [recurso eletrônico] : a formação do homem de estado para uma sociedade de cristãos reformados
Milene Cristina da Silva Baldo
Nova Solyma (1648), de Samuel Gott [recurso eletrônico] : a formação do homem de estado para uma sociedade de cristãos reformados
Milene Cristina da Silva Baldo